A religião tradicional yorubá envolve adoração e respeito a Olorun ou Olòdùmarè, o criador, dos Orixás e dos antepassados, e cultuam 401 deidades; a maior parte desses Orixás são figuras antropomorfas, que também são associadas com características naturais. As pessoas rezam e fazem sacrifícios, de acordo com suas necessidades e situação. Cada divindade tem as suas regras, ritos e sacrifícios próprios. Os yorubás rezam para os Orixás para intervenção divina em suas vidas.
Olorun (o dono do céu), ou Olòdùmarè é o Deus supremo dos yorubás, ele é o criador, é invocado em bênçãos e em certas obrigações, mas nenhum santuário existe para ele, nenhum sacerdócio organizado.
Os yorubás, também, crêem que os antepassados interferem diariamente nos eventos da terra. Em algumas cidades são feitos festivais anuais, onde cada Egungun dança, e é festejado. Como já vimos os yorubás, são um povo com uma cultura muito rica. Eles superaram muitos obstáculos para alcançar o ponto em que estão hoje. A sua cultura e história podem ser vistas ao longo do mundo, especialmente as convicções religiosas, em outras palavras, os yorubás são dos mais influentes povos do mundo.
Outra explicação que se faz a respeito do aparecimento das divindades seria que Oxalá ou Obatalá, deus da criação instalou o seu reino em Ifé, lugar sagrado dos yorubás. Fala-se que Obatalá tinha um irmão mais jovem chamado Oduduwa, que ambicionava executar as tarefas que Olòdùmarè confiou a Obatalá e, para tanto, fez um ebó, contando com a colaboração de Esu (Exu), que armou uma cilada, provocando muita sede em Obatalá, que se encontrava bastante cansado da viagem. Ao se aproximar de uma palmeira, usando seu cajado, furou a dita palmeira e bebeu o emu ( vinho de palma) que jorrava. Exausto embriagou-se rapidamente e ali mesmo deitou e adormeceu. Oduduwa que vinha de espreita na retaguarda, passou à sua frente, e tornou-se fundador dos povos yorubás.
Olodumare
Poucos sacerdotes falam de Olòdùmarè, pois não existe nenhum altar, nenhum assentamento dedicado a ele e nenhum filho ou filha lhe é consagrado. A religião é parte essencial da cultura dos povos africanos, e acreditam que Olòdùmarè seja o ser supremo, é o Obá Orum, rei do céu. É ele acima de tudo; omnipresente, ele é Olorun Alagbara, o Deus Poderoso.
Diz a mitologia yorubá que Olòdùmarè, junto com a criação do céu e da terra, trouxe para a existência as outras divindades Orixás, para o ajudar a administrar a sua criação, e a importância de cada divindade depende da posição dentro do panteão yorubá. Olòdùmarè é o Deus Supremo dos yorubás, merecedor de grande reverência, o seu status de supremacia é absoluto.
Ele é Omnipotente – tão omnipotente que para Olòdùmarè nada é impossível, ele é o rei cujos trabalhos são feitos para perfeição.
Ele é imortal – Olòdùmarè nunca morre, os yorubás crêem que seja inimaginável para Elemi (o dono da vida) morrer.
Ele é Omnisciente – Olòdùmarè sabe tudo, não existe nada que se possa esconder dele; ele é sábio, tudo está ao seu alcance. Alguns estudiosos afirmam que a religião yorubá, é a religião monoteísta mais antiga da humanidade.
q isso? o.O
gosto muito de tudo esse trabalho
OoO veeih mostra a origeem dos candomblés como celebraam a fé bota toou muitoo curiosoo!!
=) D:
eu tambem sou dessas então é bom ver pessoas assim!
ne esta osso encotra pessoa a sim
Prezada Manuela,
Seu texto é bom e você poderia desenvolve-lo um pouco mais, pois tenho certeza que seria um excelente trabalho.
Quanto ao conceito de Omnisciencia de Olódùmarè (Olôdumare), parece-me uma influência do Cristianismo, pois os Ìtàn-Ifá mostram que assim não o é, uma vez que, quem comunica à Olódùmarè os acontecimentos do Ayé (mundo) é Èsù, o mensageiro e princípio da comunicação.
Os atributos que o africano nato enxerga em Deus não são os mesmos que os europeus, e os livros escritos por iorubás aculturados com as religiões européias são tendenciosas nesse sentido.
Convido-a para visitar esta página:
http://culturayoruba.wordpress.com
Ilera !
ERRATA: … leia-se “tendenciosos”.
Olá Luiz Marins!
Obrigada pelo seu comentário e pela dica sobre a sua página, da qual gostei (nas leituras que fiz… muito mais para ler ainda!)e recomendo.
Sem duvida que este tema merece ser bastante mais desenvolvido, e é um dos temas nos quais eu continuo a trabalhar e a pesquisar continuamente.
Uma das questões que quero e vou ainda desenvolver neste blog será a tendência que persiste em comparar Olódùmarè ao Deus Cristão ou ao Islâmico, pois se no ocidente a nossa religião foi de alguma forma “submetida” ao Cristianismo, em África ela passou pelo mesmo processo em relação ao Islamismo. A nossa religião não é igual a nenhuma destas, desde logo até porque assumimos o politeísmo. Também o conceito de Mal ou de Maldade, bem como o conceito de um Deus perfeito são praticamente ausentes para os Yorubas.
Quanto à omnisciência de Olódùmarè, teremos que a analisar apenas sobre o ponto de vista Yoruba, e ela existe, pois se quem deu a Èsù a tarefa de ser o mensageiro e o comunicador foi Olódúmarè, então essa capacidade também volta para ele pois Olódúmarè terá com certeza a capacidade de utilizar os recursos por ele criados. Concorda?
Axé!
Bom Dia a todos…
Gostaria de saber se a frase “Tèmi Ààbò “…significa “minha metade”…
Quero fazer uma homenagem à minha noiva…como não quero usar nomes na tatoo ia tatuar algo ligado a ela..por isso escolhi uma frase em Yourubá…
Agradeço a ajuda!!
Leandro,
tèmi = minha
ààbò = proteção, refúgio, cobertura, segurança, escudo.
Axé.
esta pg e bem interessante
Boa tarde!
Estou no ABC e gostaria de conhecer mais sobre o Yorubá, quero saber se alguém pode me indicar? Estudioso que tenha esse conhecimento para me passar.
José o conhecimento vem de dentro para fora.
Tem que se iniciar para ter acesso, ou você vai ficar apenas obtendo respostas efêmeras.
Ire
Axé. Se refere-se ao idioma, pode começar por aqui: http://edeyoruba.com/
Excelente texto.
A idéia que os Orixás são forças da natureza e nada mais não entra na minha cabeça. A força da natureza é o axé, o Orixá é um ser inteligente. Quando se reza para um Orixá não se reza para o vento, se reza para um ser inteligente.
Os indígenas e outros povos acreditavam que os espíritos habitam na natureza. Desde o antigo oriente até o espiritismo, crê-se que os espíritos são uma inteligência vagando pelo universo, fazendo parte dele e assumindo ocupações na natureza e nos acontecimentos da vida.
Além disso, quando se fala nos atributos da natureza relacionado ao Orixá, se fala também em um princípio que está naquele atributo e deve ser interpretado. Por exemplo: o vento é o ar em movimento, logo Iansã é um Orixá do movimento. Outro exemplo: as cheias são atribuídas a Obá, o princípio das cheias é a intensidade, logo Obá é ligada a intensidade.
Bom, essa é a minha observação. Sempre acreditei assim e fiquei feliz com o texto.
Ruan,
Os Orixás são energias que regem a natureza.
Axé.
Pode indicar algum livro?
Evandro,
Temos um post de leituras recomendadas.
Axé.
Esse site me ajudou bastante e o site que Luis Marins publicou não entre mas mesmo assim obrigado por ter compartilhado esse site conosco
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