Comidas rituais são as comidas específicas de cada Orixá, que para serem preparadas são submetidas a um verdadeiro ritual. Esses alimentos depois de prontos são oferecidos aos Orixás acompanhados de rezas e cantigas, durante a festa ou no final, em grande parte são distribuídas para todos os presentes, são chamadas comida de axé pois acredita-se que o Orixá aceitou a oferenda e impregnou de axé as mesmas.
Eis então algumas das principais comidas:
Abará O abará tem a mesma massa que o acarajé: a única diferença é que o abará é cozido no vapor envolto na foçha de bananeira, enquanto o acarajé é frito.
Aberém é feito de milho moído, macerado em água, salgado e cozido em folhas de bananeira secas, oferecidas a Omulu e Oxumaré.
O Acaçá é feito com milho branco que fica de molho em água por um bom tempo, e depois passar no moedor para formar a massa que será cozida em uma panela com água, sem parar de mexer, até ficar no ponto. Ainda quente, pequenas porções da massa devem ser embrulhadas em folha de bananeira já limpa, passada no fogo e cortada em pedaços de igual tamanho e de forma piramidal.Todos os orixás recebem o acaçá como oferenda, é indispensávem e acompanha várias comidas dos Orixás. Tem também o acaçá vermelho feito com fubá de farinha que acompanha a mesa de Ogun, Ossãe e Oxóssi.
Acarajé
Comida principal do ritual do orixá Iansã. Na África, é chamado de àkàrà que significa bola de fogo, enquanto je possui o significado de comer. No Brasil foram reunidas as duas palavras numa só, acara-je, ou seja, “comer bola de fogo”..O acarajé é feito com feijão-fradinho, que deve ser quebrado em um moinho em pedaços grandes e colocado de molho na água para soltar a casca. Após retirar toda a casca, passar novamente no moinho, desta vez deverá ficar uma massa bem fina. A essa massa acrescenta-se cebola ralada e um pouco de sal. Para fritar, use um tacho com bastante azeite-de-dendê. O azeite deve estar bem quente antes de colocar o primeiro acarajé para fritar.Os primeiros 7 acarajés são oferecidos imediatamente a Exú na rua no portão de Casa. Além de Oyá, Xangô, Obá e Exú aceitam e apreciam o Acarajé.
Ado – é uma Comida ritual feita de milho vermelho torrado e moído em moinho e temperado com azeite de dendê e mel, é oferecido principalmente à Orixá Oxum.
Ajebo ou ajébo é comida ritual do Orixá Xangô Aira, é feito com seis quiabos cortado em “lasca”, batido com quatro clara de ovos e pode ser regado com gotas de mel de abelha e azeite doce. Há também o Abeoajebó para Oxalá que é batido sem nenhum ingrediente,
Amalá é comida ritual votiva do Orixá Xangô, Iansã, Ibeji e Obá, é feito com quiabo bem picado, cebola ralada, camarão seco ralado, sal, azeite de dendê. Pode ser feito de várias maneiras para cada Orixá, inclusive no ritual de Ibeji é chamado de Carurú.
Axoxô é como é conhecida a comida ritual do Orixá Oxóssi no candomblé que consiste em milho vermelho cozido e enfeitado com fatias de coco sem casca.
Deburú – é a comida ritual do Orixá Obaluaiyê/Omolu, é o milho de pipoca estourado em uma panela forrda com areia da praia lavada e seca. Ao final, a pipoca é enfeitado com pedacinhos de coco. Pode-se forrar o alguidá com uma folha de mamona.
Ebô, palavra oriunda do iorubá, consiste num alimento religioso e votivo para os orixás funfun (branco) Oxalá, dentro das religiões afro-brasileiras. É o milho branco bem lavado, cozido sem tempero e sem sal.
Ebôya, pode-se utilizar o milho branco ou fava de iemanjá é uma comida ritual feito com fava cozido refogado com cebola, camarão, azeite de dendê ou azeite doce. Tem também o Dibô,feita com arroz branco cozido temperado com camarão seco, e cebola. Essas comidas são oferecidas para Yemanjá e também para o Orí substituindo o azeite de dendê pelo azeite doce.
Erã peterê preparado com cubos de carne de boi de preferência 21 tipos de carne,refogada no dendê e cebola, prato que Ogun aprecia muito.
Ekuru é uma comida ritual. A massa é preparada da mesma forma que a massa do acarajé, feijão fradinho sem casca triturado, envolto em folhas de bananeira como o acaçá e cozido no vapor e sem sal, apreciado por Oxalá.
Farofa Farofa-de-dendê, farofa amarela, farofa vermelha, farofa de azeite ou farofa, farofa de cachaça, de água, farofa de ocvos, etc, vários orixás apreciam a farofa, menos Oxalá.
Furá, são bolas de farinha crua, farinha de milho, farinha de acarajé,etc. Tem também as bolas de Ixú (inhame do norte) muita apreciada por Oxaguiã .
Ipeté
Ipeté, é uma comida especial de Oxun determinando o fim do ciclo de uma obrigação ou das águas, oferecida especialmente ao Orixa Oxun. Inhame, azeite de dendê, cebola ralada, gengibre, camarão sêco e sal.
Lelê – milho vermelho, coco ralado, açúcar e leite de coco, muito apreciado por Odé, Oyá.
Omolocum – comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, camarão seco, sal, azeite de dendê ou azeite doce.Enfeitado com camarões inteiros e 5 ovos cozidos inteiros sem casca.
Efó – é uma comida ritual e da culinária baiana , pode ser feita com a folha chamada língua de vaca ou com folha de mostarda.
jasus… que coisa deliciosa, esta a das comidas rituais 😛
E a fome com que fiquei??? Só coisas boas!… Cada vez gosto mais dos orixás. Desconfio sempre de quem não é bom garfo…
Olá, qual comida pega para ogunté, faz separado para ogum e depois faz para iemanjá ou tem uma comida especifica?
Magda bom dia a palavra Ogum significa guerra ou combate, por isso ela faz parte do nome desta Yemonjá, que é guerreira. Isso não quer dizer que Ela tenha alguma coisa de Ogum é somente uma forma de dizer que esta Yá é guerreira. Por isso não há em sua comida esta necessidade de adicionar nada de Ogum, ou fazer alguma coisa antes para Ogum. Ela é independente ok? O deve ser observado na realidade é que esta Yá come dende enquanto muitas outras não recebem o dende. A comida é a mesma para Yá. Tomege do Ogum
Bom dia! Primeiramente gostaria de parabenizar a excelente idéia de explicar e esclarecer com honestidade todas as dúvidas aqui mencionadas. Vê se vc pode me ajudar: em virtude de alguns problemas de ordem pessoal, fui apresentada a uma mãe de santo, que através do jogo de búzios viu meus orixás de cabeça, fez algumas oferendas, viu qual era minha pombagira, etc. Só que derepente, os produtos para fazer as obrigaçoes ficaram muito caros, entende? Achei que havia um pouco de extorsão (Deus que me perdoe se eu estiver errada). Conclusão: apesar de a mãe de santo ser muito boa, não fico segura em recorrer a ela pois acho que existe uma importância demasiada ao dinheiro, entende? O que eu gostaria de saber é o seguinte: sendo meus orixás Ogum e Oxum, quero saber se eu mesma posso fazer as comidas para ofertar a esses orixás. Como fazer, que sequencia devo seguir? Tenho que dar a exu antes de dar a eles, ou vice e versa? Tenho que botar alguma roupa especial? Caso eu não possa fazer sozinha, gostaria que vc me indicasse uma pessoa de confiança, que dê a maior importância ao rito em si e não ao dinheiro. Não tenho a quem recorrer, eu poderia até visitar algumas casas porém, além de não conhecer nenhuma casa de candomblé, não tenho muito conhecimento a respeito do assunto, tenho muito medo de ser enganada. Quero cuidar dos meus porém, da forma correta. Estou sentindo essa necessidade dentro do meu coração. Um grande abraço!!!
Angelina boa tarde obrigado pelas palavras carinhosas. Sua pergunta e seu pedido sã os mesmos de muitas outras pessoas, mas eu raramente indico alguém por que é muito complicado isso de indicação por que pareçe comércio, e eu não me sinto bem. Vc fez bem em perguntar por que isso de fato e infelismente aconteçe no meio religioso sim, assim como em muitos outros casos e religiões há essa confusão entre a necessidade do fiel e a do líder espiritual.
O mais correto é vc fazer as oferendas com a supervisão de uma pessoa que conheça o ofício, e em um local destinado a este fim (Casa de Orixá) por tanto só te resta procurar informação a respeito de uma Casa de tradição e seguir em frente. Não desanime na primeira porta, vá em frente.
Leia no blog os posts na barra lateral em Autores Manuela e Nelson, lá tem muita informação e texto que podem te ajudar a escolher melhor um local para frequentar. Axé e caminhos abertos para vc. Tomege do Ogum
SOU DE IANSÃ COMO FASSO PARA AGRADA-LA
Fatima procure uma Casa de Axé, de preferencia a sua Casa e faça lá a oferenda para Oyá. Se vc não tem uma Casa, procure saber atravez do jogo de búzios o que Oyá deseja. Tomege do Ogum
Curiiosiidade sobre a reliigiião
ola queria saber uma coisa é q minha amiga trabalha num centro de umbanda e eles toca um pouco para o candomblé e quando toca para angoro ele entra em transe e quando toca para osun tbm quando ela jogou os buzios diseram q ela era filha de oxossi com angoro só q o angoro era junto com osun então era angoro e osun junto ai ela quer fazer o orisá dela nesa casa so q ta confusa pq a mãe de santo falou para ela q ela ia dançar com oxossi e com angoro mas o angoro irá entra vestido de osun com espelho e ofange e quando canta para angoro vai dar a ferramenta na mão dela para ela dançar queria saber urgente se tem alguma qualidade de angoro com osun ou se pelo fato de ele pertencer aos lagos tem alguma coisa com osún obrigado lhe agrandeço dez de já pela resposta pq é muito importante para ela asé
Gabriel como sempre falamos, aqui procuraos tratar do tradicional e sempre deixo claro que as misturas não dão bom resultado.
Vamos ao caso, ningu´me pode ser filho de Angorô e Oxum, porque Angorô é Angola e Oxum é Ketu, ou se é de Ketu ou de Angola, não há como juntar essas duas culturas. Umbanda que toca candomblé, não é o suficiente apra jogar búzios, a tradição diz que umbadna não tem jogo de búzios. Esta mistura de Angorô entrar como Oxum e depois dançar de Angorô é a coisa mais complicada que ja lí aqui, isso simplesmente não existe, isso é quase pedir para que Angorô seja um cover de Oxum, dá pra imaginar a situação? Angorô um Inkise masculino vestido de Oxum e dançando como Oxum? depois disso Angorô dançaria como Angorô? Gabriel procure uma cas de fundamento, isso está totalmente errado, misturado e sem respeito ao Orixá ou Inkise. desculpe a dureza, geralmente sou mais cordial, mas isso é absurdo demais. Angorô é o arco iris, para vc ter uma relação melhor posso te dizer que seria equivalente a Oxumarê, tb masculino. Gabriel tudo está confuso e vc merece um local mais organizado e de fundamento. Mais uma ifnormação, numa saída de Orixá não saem dois Orixás, só sai o principal, não existe isso de sair de Oxossi e depois de Angorõ que dança como Oxum e depois como Angorô. Sai disso enquanto é tempo. Tomege
meus amigos ja foram possuidos varias vezes por varios espiritos de homen…principalmente os do 2°v02 de sao domingos do norte….
vivo sonhando com espirutos que nunca querem meu bem, o que pode estar acontecendo.
abraços
preciso de ajuda, preciso saber como posso fazer para agradar a iansã, que tipo de agrado posso lhe fazer para que a minha situação melhor. por favor me ajudem…
Neusa o agrado mais comun é o acarajé, mas lembre-se sempre que Oyá é uma energia e vc precisará de sua própria energia apra mudar e/ou encarar de frente o que te incomoda, para vencer o seu desafio, então neste sentido, peça que Oyá te dê força pra lutar e vençer, mas vá a luta, fé em Oyá em vc, isso é fundamental. Tomege
GOSTARIA DE SABER SOBRE O ORIXA OYA BAMILA
Tomege
Gostaria de saber quantas moedas são colocadas no assentamento do orixá odé Inle e quantos búzios.
obrigado.
Emmanuel, a quanto tempo eu não tinha mais o prazer de dizer isso (que adoro dizer). Nem sob tortura rsrsrsrsr Meu irmão isso faz parte dos fundamentos de uma iniciação e não podemos divulgar de forma alguma. Tomege
Boa Tarde!!!
Sou de Macapá do Ilé asé de babá Odé Olufonni ( Pai Marcos) hj eu estou com 9 anos de iniciado me preparando para o Ideká, sou de Ogum Onirê, uma qualidade rarissima na cabeça de um rodante (segundo o meu Sarcedote).
Recentemente tive um desequilibrio espiritual o qual afetou toda a minha vida espiritual e pessoal.
Meu pai diz que e devido minha obrigações estarem atrazadas, estou fazendo uns ebós e vou dar uma obrigação ao Senhor Ogum no trilho para que ele abra meu caminho, antes ja foi feito um equilibriio de odú.
Preoculpado com isso estou procurando outras opniões sobre mesmo.
Sera que isso ja e suficiente para organizar minha vida pessoal e espiritual ou preciso urgentemento atualizar minha obrigações, segundo o meu Sarcedote meu Orisá pede que saia do chão.
O QUE DEVO FAZER?
COMO EU DEVO PROCEDER COM ESSA HISTÓRIA?
Quase numa sitiação desesperadora peço ajuda e orientação no que devo fazer?
Tolo Kirim fazer a obrigação de sete anos não é o mesmo que receber o Deká, sete anos é o rito de passagem para a maioridade no candomblé, mas é só isso. Deka é a cerimonia que dá direito a abrir uma casa de axé, o que nem todos estão aptos a fazer. Sobre o atrazo, Ogum mais que ninguém sabe os seus motivos, e não é por isso que sua vida está desequilibrada, pode ter certeza, não se desespere só por isso meu irmão, vc dará o que for possível e quando for possível e tenha absoluta certeza que Ogum saberá esperar. Converse vc mesmo com Ogum, sem intermediários e pergunte o que Ele quer. Ogum só não esperará se o motivo não for justo. Sobre Onirê, ao menos aqui no RJ não é raro, é até bem comun filhos deste Ogum. Tomeje
Boa tarde, não sou feita no santo, mas gosto muito do Ogun XOROQUE, gostaria de saber como cuidar dele, o que posso dar de ofereanda,o que geralmente lhe atrai,e qual o axé que ele tem nos dá?
Conceição gostar do Orixá Ogum já é um bom começo rsrsrsrsrsrs (brincadeira, é que sou de Ogum de estou puxando a brasa para o meu lado rsrsrsrs).
Conceição o primeiro passo é vc saber qual é o seu Orixá, porque emprimeiro lugar deve vir o seu Orixá e depois a sua devoção, porque vc pode ser de Oxum e cuidar de Ogum mesmo que Ogum não faça parte de seus Orixás, isso é que chamamos de “devoção”.
Há uma boa discução sobre Xoroque nos post “Ogum” e “qualidades de Ogum” gostaria que vc desse uma lida lá para que vc entenda melhor este assunto, porque há casas que não o cultuam, há casas que o consideram Ogum e há casas que o consideram Exú, então a leitura pode te ajudar, e é claro, saber como Ele é cultuado na casa que frequenta.
Mas independente do assunto acima, Xoroque nunca recebe cachorro, quem recebe cachorro é Ogumjá, mas é o cachorro selavagem africano não tem nada a ver com cachorro doméstico. Sobre as quizilas, isso vai depender de vc ser ou não ser de Ogum e principalmente de vc ser iniciada, se vc ainda não é iniciada não há motivo para deixar de comer nada ainda, isso só vai valer depois de iniciada. Tomeje
Pronto, agora a Conceição tem duas respostas. rsrsrs
Acidente de percurso não vi seu comentário. Desculpe, adotivo, massss (só pra limpar minha barra rsrsrsrs) a adotada aqui respondeu quase tudo igualzinho a ti, tá vendo? É a telepatinha rsrsrsrssr
FELIZ 2010 PRA TODOS… Gostaria de saber se posso comprar uma imagem de ogum xoroque e cuidar em casa, tipo vela, bife cru, iame. tenho esta vontade, lembrando não sou do santo, quando quero algo recorro a ogun xoroque e sempre sou atendida,adoro e respeito muito este orisá
conceição,
No ketu/Nagô não adoramos imagens, nossa liturgia é bem diferente, porém, existem casas de Umbanda que adotam as imagens como representação, assim como os santos católicos, mas, não fazem esse tipo de oferenda que mencionas, aí teria que recorrer a nação Jeje onde Xoroque é reconhecido e cultuado e assentado, lá também não há imagens.
axé,
e onde eu acho esta nação jeje, moro em guarulhos. qual o primeiro passo a ser tomado, quando fico sabemdo que tal terreiro é da nação jeje, confesso não ser muito fã de toques,barulhos,este tipo de coisa me emcomoda muito…
e se eu comprar só a ferramenta?o que você acha?
Olá conceição
Assentamentos são feitos por zeladores e devem ficar dentro da casa de axé e ser zelado por eles.O que percebo é que vc quer ter algo material representando o Ogum Xoroque para vc se sentr mais ligada a ele,mas se vc pede e é atendida não é necessário esse tipo de representação física.Sou adepta de que se vc tem que fazer algo para uma divindade essa coisa deve ser bem feita ou não se faz,fazer pela metade não serve e para vc fazer essa representação vc precisaria ser uma zeladora,se inciar passar por todas as obrigações da religião e ainda assim,mesmo após sete anos não se tem o conhecimento necessário de muita coisa dentro do candomblé.
Pra saber qual a nação de uma casa, vc deve perguntar ao pai ou mãe de santo da casa,ou a alguém iniciado na casa.
Axé
Conceição vc pode procurar no google por “pagina pessoal de reginaldo prandi” lá tem uma lista muito boa de casas em SP. Nos sites “jornal do axé” e tb “guerreiros do axé” costuma ter informação sobre casas. Tomeje
Adorei esse site.!!
tenho duvidas sobre o jogo de busios na apura cao de qualidade de santo….o q eu posso fazer pra melhora???
Glaucio infelizmente este assunto não pode ser respondido via net, é um caso em que vc tem procurar seu zelador e pedir orientação a ele/a diretamente pois envolve uma série de aprendizados específicos. Tomeje
ta muito…..muito abrigado….e adorei o site tbm…parabems pra vcs ai….abrasss
Carol neste like a aqauele livro q vc está a procura o Acaçá – Pai Cido de Osum Eyim http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=103889
bjs.
eer eu qeria deixar uma pergunta, tipo minha família eer evangélica e tals entao nao tem como eu começar a participar das reuniões de candomblé, entao eu qeria saber se tem como eu fazer isso em casa msm, e algumas vezes qando der eu iir nas reuniões.
Agradeço desde jáa bjus axé !
Mayara estudar sobre a religião vc pode sim e inclusive acho que todos nós deveríamos fazer isso em casa, com livro e perguntas apra levar aos zeladores. No seu caso há um impedimento neste momento, que eu acho que é mais prudente vc acatar e não entrar em choque com sua família por causa de religião. Mas com diálogo e idade certa vc poderá mudar estra situação,a final todos temos o direito de professar a religião que quizermos,mas como eu te disse antes, este momento é de não criar problemas para vc, por tanto talvez seja mais prudente só estudar. Tomeje
ée acho q vc tem razão !
Por enqanto vou veer oq vou fazer aqi,
Realmente o mais prudente eer esperar msm!
Mt obrigado, foi de grande ajuda Nelson!
TODOS FALARAM DASCOMIDAS DOS ORIXÁS E ESQUECERAM DE OGUM!, MANDEM AI A RECEITA,AXÉ……….!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Alguém pode me dizer o que significa uma bola feita com farinha e envolta com búzios, colocada em cima do açucar
carla,
“Pode se” um agrado a um Odú chamado Okaran, um caminho por onde responde Exú.
Axé.
Carla existe um ebó feito por Babalawo com estas caracteristicas, difere um pouco, leva apenas um buzio por bola de farinha, são nove bols ao todo e em cada bola é rezado um Odu, e outras coisas mais.
Fora isto, desconheço este tipo de ebó. Não estou dizendo que não existe, apenas não tive a oportunidade de ver.
Ire o.
Tenho uma imagem de ogum xoroque e gostaria de saber se posso tratá-la em casa! Gostaria de saber também qual agrado posso ofertar a ele,e o local: linha de ferro ou encruzilhada? felicidades,axé!
Wayne, clik na foto de nosso moderador Charles e vc terá toda informação sobre este assunto.
Este Vodoo não tem imagem, Candomblé seja ele, Angola, Ketu ou Efon, não tem imgem de gesso, o Keto tem seus Eres, estátuas de madeiras, uma madeira sagrada, que passam por um preceito completo na iniciação do Yawo.
Se restar alguma duvida sobre a leitura retorne.
Ire o.
passei minhas ferias em salvador adorei mas não curtir o acaraje mais minha irmã se acabou no acaraje na pimenta ela so tem 9 anos
qual o fundamento do abacaxi para os orixas
Celia,
Não há fundamento algum, uma fruta com outra qualquer,filhos de Omolú é que não devem come-lo.
Axé.
Boa noite!!!
Gostaria de saber se a comida de Xangô, tb pode ser feita com Peito Bovino ,ou só com Rabada????
Jussara, pode sim.
O peito, inclusive do galo era muito utilizado pelos antigos na hora de ofertar os àses aos òrìsás.
Sàngo come peito bovino sim.
Ire o.
bom dia, antes de mais nada quero agradecer pela ajuda na minha continua busca do meu verdadeiro orixa, bom o que acontece é seguinte, meu ex zelador de santo de oiajebé jogou buzios e me disse que sou de ossãe com iansã, blz, mas quando tive a oportunidade de ser raspado,pintado, adochado e catulado, o babamim faleceu e eu tive que vir para bh minas gerais e aqui frequentando uma casa de umbanda o zelador disse que na realiadade sou de oxossi com iansã mas quem rege minha cabeça é ossãe, mas descobri que ele ele é um tremendo de um trambiqueiro, safado sem vergonha, por isso estou descrente do espiritismo.o que devo fazer preciso encontrar uma casa de verdadeiro axé.
Glaydson nós não temos contato em Minas Gerais, infelizmente.
Não desista da religião por conta destas pessoas. Investigue, analize e tome desisões com ponderação, se acalme e reze por um bom sacerdote na sua vida.
Ire p.
bom dia!!!!
eu preciso fazer o acaça pra iansã e gostaria de saber a quantidade de acaça que faz pra oya…obrigada
axe
gislaine,
O que fazemos para Oyá é acarajé. Massa de feijão fradinho limpo e bem batida com tenmperos de sal, camarão seco,cebola, fritos no dendê quente.
Axé.
Boa Noite!
Qual a comida de Logum edé? é Omolocum? Quais os verdadeiros ingredientes? Vi alguns que levam dendê, outros azeite doce, quias os ingredientes de fato? Onde arriar? É verdade que não pode colocar em locais poluídos, tem que ascender vela enquanto estiver fazendo a comida do Orixá e quando entregar também? Quantas velas? Qual a cor? branca? de sete dia ou de força? tem que nas cores do Orixá? Qual o melhor horário para arraiar? Posso fazer pra comer e doar em casa para amigos também? Muitas perguntas… Ashé de Logunedé e Oxum a todos!
obrigada Fernando D’Osogiyan
Éder,
Procure uma boa casa de candomblé Ketu/nagô, faça uma consulta para saber se realmente Logun Edé está presente em seus caminhos, também para ser orientado sobre as oferendas a Logun.
Axé.
Ola sou de Odeomi (oxossi mutalambo)sou angola, gostaria de saber mais sobre esse orixa. Desde ja agradeço
claudio,
Odé é um orixá da nação Ketu e Mutalambo é um inkísse da nação Angola, semelhanças à parte, são cultos diferentes. Entre no post “Oxóssi” e leia sobre este orixá do Ketu/Nagô.
Axé.
So que oxossi é angola e foi feito no ketu
claudio,
Ainda bem que o Oxóssi foi feito no ketu, pois ele é um orixá do Ketu e não de Angola.
Axé.
Qual a comida de mais axé para mikaiá?
Olá kaiá!
Não creio que seja correcto dizer que esta ou aquela é a comida com mais axé para os Nkisis. Em cada ocasião, e segundo indicação dos mesmos haverá uma comida apropriada e que deverá ser oferendada. Em todo o caso, deixo uma pequena relação das comidas rituais mais comuns para Mikaia: Epo de milho branco, manjar branco com leite de coco e açúcar, acaçá, peixe de água salgada, bolo de arroz e mamão.
Axé!
Ola, gostaria de saber o signficado de quando um pai de santo coloca sal grosso ou dendê na quartinha de um filho de santo? obrigada
Luana o sal representa, vida longa e prosperidade, o dendê o elemento da paz e calmaria.
Se ele fez achando que estava fazendo mal a alguém posso dizer que ele usou os elementos errados.
As palavras proferidas neste ato podem causar um estrago, mas os elementos são para nos trazer ire (sorte).
Creio que falta conhecimento a este senhor.
Ire o.
Boa noite!
Quero saber além do Axoxô de Oxóssi, qual outra maneira de preparar.
E pra Iemanjá qual comida posso preparar?
Axé motumba.
Ramon,
Oxóssi gosta de acaçá vermelho, olelê e Yemanjá gosta de eboyá.
Axé.
Obrigado pela informação.
Axé
Boa noite, gostaria de saber qual a diferença das oferendas do caruru de cosme e crispina?
Desde já agradeço.
Zaila,
Cosme e Crispin são entidades da umbanda, acabaram sincretizando com o Carurú de Ibeji.
Axé.
quais comidas posso oferer p iansa?
Natasha,
O famoso Acarajé.
Axé.
Boa tarde, li aqui no blog em um post, porém não o encontro agora, sobre um doce feito para Obà e Ewa, o Lelê feito com quirela de milho vermelho, coco ralado, açúcar e leite de coco. Gostaria de saber se ele é feito do mesmo modo para as duas Ìyá?
Obrigado!
Boa Noite! Adorei o site de vocês e tenho um carinho e respeito imenso pelo candomblé!
Eu vi um comentário sobre esse assunto e resolvi perguntar, recentimente eu fiz alguns trabalhos, o pai de santo fez uma lista dos produtos necessarios para os trabalhos, eu mesmo fui e fiz as compras (que por sinal é bem caro). Porém o Pai me cobrou a mão dele (para fazer os trabalhos) e o chão (pois fiquei recolhida). Os trabalhos foram lindos, fiz com muito amor, carinho e fé. Sei que dá muito trabalho fazer tudo, e como nunca fui em nenhum outro lugar, gostaria de saber se essa pratica realmente é comum, se realmente existem esses custos.
Angélica,
A prática é comum, porém, não é “extorsiva”, cobra-se uma salva justa, sem exploração. Muitos zeladores vivem exclusivamente para suas casas de santo e tem seus custos de manutenção e sobrevivência.
Axé.
No amalá de Xangô é dado banana? Como é preparado o amalá?
Obrigado!
Marcos,
Banana é um alimento de Oxumare, que é fatiada e frita no dendê. Amalá é quiabo picado, temperado de várias formas, inclusive com dendê, camarão seco e cebola.
Axé.
Boa tarde, li aqui no blog em um post, porém não o encontro agora, sobre um doce feito para Obà e Ewa, o Lelê feito com quirela de milho vermelho, coco ralado, açúcar e leite de coco. Gostaria de saber se ele é feito do mesmo modo para as duas Ìyá?
Obrigado!
tenho 16 anos de santo sou de obaluaiê com inhasã venho pedi ajuda pois abri minha casa com muito luta e amor ao orixá sai da casa do meu zelador muito magoada por isso tomei 7 anos com outra pessoa depois da minha obrigação tive mais uma decepção abri minha casa com muita garra fiz um xangô que é rombona do meu axe ai começou meus problemas meu antigo zelador me achou no facebook falando que me amava eu como era louca pelo meu pai pequeno conversei com ele para planta meu axe e eles quase destruiram minha casa fez muita fofoca com meus filhos de santo tudo por que tenho minha filha carnal que é de ewá ela falou para mim que não queria volta para casa deles e que iria levar o santo dela para casa dela mais obaluaiê não deixou eles queimarão minha casa hoje só tenho na minha casa a eked minha filha de xangõ e meu filho de oxalá meu velho se eu não tomasse uma atitude nem esses estariam comigo por favor o que devo fazer pois estou muito triste mutumba
Dilma vc está em guerra.
Não duelamos com nossos sacerdotes.
Nós nos curvamos (um pouco) e nos afastamos de a paz não pode ser restaurada.
Procure alguém para cuidar de você e lhe ajudar a se proteger.
Lembre-se a vida é um espelho.
Ire
uma pergunta sobre a comida de santo acaraje é q eu vi num livro de candomble pedindo um massa de acaraje sem camarao mais aliz o acaraje de todos os orixas que recebem o acaraje eles recebem a massa com camarao?
Antonio,
Nos acarajés para “Orixá” não levam camarão.
Axé.
Por favor, alguém me ajude a encontrar um Centro de Candomblé de ketu em Valinhos ou Campinas???
Preciso muito, tenho feito buscas mas está difícil ajude-me por favor.
Vitor,
Procure a confederação de Umbanda e candomblé de São Paulo.
Axé.
Não tenho casa,posso fazer e bota na minha casa no lugar alto, por favor me responda. Espero anciosa.
Silvana,
Pode fazer sim sem problema algum, a fé e a retidão são imprescindíveis nestes casos.
Axé.
Ola poderiam me explicar o porque do uso do camarao seco? Não pode usar o comum ou cozido?
d12edani,
são costumes africanos e seus temperos, mantemos as tradições culinárias e o modo de preparo. Claro que você pode usar o camarão cozido, comum, etc, com tanto que obtenha a mesma fragrância e axé.
Axé.
Quais. As comidas e incenso de ogum Xoroque e suas bebidas?
Wagner,
Temos um post sobre este Vodun Xoroquê, click na foto do Charles e procure esse post, é muito esclarecedor e desmistifica muita bobagem que falam sobre Xoroque.
Axé.
Adorei, as explicações, agora aprendi um pouco mais da religião que mas me identifico, adoro o candomblé, mas conheço quase nada, aqui achei muitas respostas obrigado,muito Axé ao povo do santo.
Maria Fátima obrigado pelo carinho.
Ire
Olá,gostaria de saber se é normal a comida(cangica ou arroz banhado no mel) ofertada para Odoya mofar em 3 dias,se significa que o Orixá não aceitou?
Izabel,
Vários fatores podem ter contribuídos para ter mofado, qual foi a intenção ao arriar esta comida?
Axé.
O ekuru é feito de massa de feijão branco?
Antonio,
Ekurú é feito com a massa do feijão fradinho limpo (sem aquele olhinho preto).
Axé.
Eu gostaria de saber a forma de entrega da oferenda quando o jogo manda que seja despachada na natureza. Poluímos cada vez mais nosso ambiente e adoecemos nossa mãe natureza.
Vejo alguns terreiros ensinando a entregar em folhas de bananeira e mamona ao invés de alguidar, derramar o líquido ao invés de deixar garrafa ou mesmo voltar ao local pra recolher depois (em alguns ebós isso é impraticável).
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso, e até onde é praticável sem prejudicar o axé.
Fernanda tudo que usamos vem da natureza e para ela deve retornar.
Não compactuamos com o habito de deixar alguidar, pratos de alumínio, copos plásticos, garrafas e qualquer objeto que não possa se decompor rapidamente.
Pessoas que tomam esse tipo de atitude não sabem e não conhecem o propósito de nossa religião.
Somos guardiões da natureza, precisamos de rios limpos e despoluídos para podermos invocar suas energias, ar puro,florestas, mares, lagoas e todo habitat natural.
Cada acidente geográfico, cada pedaço da natureza tem uma energia resposável, porém, a falta de sabedoria (ọgbọn), conhecimento (imo) e sensibilidade (oye) fazem a natureza refletir o homem ‘evoluído’ que nos tornamos.
Uma bela reflexão e sabedoria de sua parte.
Ire
Gostaria de saber, quando o pai de santo prepara o amala para Xango, uma terceira pessoa pode manusear ou somente o pai e quem esta ofertando?
Angelica,
Normalmente o pai de santo pode ter seus auxiliares, filhos que podem ajudar a preparar o amalá.
Axé.
Olá, li há um tempo sobre um doce feito para Obà e Ewa, o Lelê feito com quirela de milho vermelho, coco ralado, açúcar e leite de coco.
Gostaria de saber se ele é feito de fato para as duas Ìyá? Vi aqui no blog que este doce se dá também para Odé e Oyá.
Há alguma diferença na hora de fazer?
Se eu tiver perguntando demais, por favor me desculpem, mas fico no aguardo de uma resposta. Sou do sul do país, e aqui este doce não é muito conhecido.
Obrigado!
Pedro,
Sim Pedro, algumas Casas dão Olelê ou Lelê para Oba.
Axé.
Maravilho amei
Primeiramente, aviso que não entendo quase nada de Candomblé e estou nos meu primeiros passos na religião. Peço ajuda dos mais antigos.Fiz alguns rituais em uma casa de santo bem organizada. A necessidade da realização daqueles saiu como resposta do Jogo de Búzios. A Yalorixá me passou alguns preceitos, mas nada me disse sobre interdições de comida. Pois bem, foram feitas comidas para os meus santos Xangô, Oxum e Ogum. Para Xangô, foi feito um Ajebó ( eram várias rodelas de quiabos e eu tive que misturá-los com as mãos até que se formasse uma massa – só conseguia ver os quiabos. não sei se tinha algo a mais.). Para oxum, foi feito um omolocum e para Ogum um prato com uma raiz (não sei se era inhame, batata doce ou alguma outra raiz cortada em rodelas) com umas ervas bem verdes por cima. A questão é a seguinte: cheguei em casa e bati um prato de frango com quiabo. Há algum problema em ter comido o quiabo no mesmo dia do ritual? em caso positivo, o que me aconselham a fazer? Desde já, meu muito obrigado.
Adonis,
Não há problema algum, fique tranquilo.
Axé.
boa tarde ,já ouvi falar que existe uma qualidade de oxum que não leva ovo em seu Omolocum ,essa informação procede ?
Tatiana,
Qualquer qualidade de Oxun pode comer omolokun sem a presença do Ovo, coloca-se o ovo dada a relação de Oxun com Iyami Osorongá, um pacto que Oxun tem com essa divindade (aí já é outra história)
Axé.
boa tarde. soube por um rapaz, que diferentemente do Brasil, na àfrica, oxaguiã come dende. isso é verdade?
paulo,
Oxalá não come dendê em hipótese alguma, o que acontece é que o dendê é usado para afastar as negatividades enquanto ele come. Vi o documentário e inclusive argumentei sobre o post.
Axé.
Ola! Existe alguma conduta ou ritual específico quando se prepara uma comida de santo? Precisa cobrir a cabeça? Cantamos/fazemos rezos ou ficamos em silêncio? Obrigada!
Lay,
Apenas fazemos silêncio.
Axé.