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"Tudo o que é bom e justo emana de um único Deus, que hoje pode ter muitos nomes e cultos. Mas, seus princípios foram antes cultuados por um único povo; primordial e resistente, criado à sua imagem e semelhança.
São esses factos que nos fazem ter tanta dificuldade em entender a intolerância, o preconceito e a violência praticados em nome de Deus (?), contra os religiosos do Candomblé e da Umbanda ou de qualquer outra religião. A religiosidade Africana é a prática de uma doutrina baseada em valores de Paz, Justiça, Amor fraterno e Sacralização da vida".Babalawo Ivanir dos Santos
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adorei o oriki de oxóssi gostaria de saber sob os bara de odé obrigado beij..
Artes bom dia essa informação é restrita é só pode ser dada ao filho de santo pelo zelador, se houver outro assunto de seu interesse e que possamos te ajudar estaremos a disposição. Tomege do Ogum
muito bonito
queria sabe o oriki de ori, bori obrigado mesmo
Cassio é um dos poucos que nãopod eser divulgado, estas rezas são parte do ritual do bori e devem ficar no quarto de santo. Tomege
saber mais sobre oxossi dada
há oriki de ossain ?
se a pergunta for despropositada relevem…
em outro fórum li um rapaz falando que era de ossain, de uma linhagem a mais antiga… o nome dele era Tiago.
como é isso?
tudo de bom a todos.
a primeira vez que tomei contato com “as religiões africanas” (me desculpem a generalização) a 2 anos, foi em meio a uma oferenda a Oxossi.
tudo de bom a todos.
Seu Agenô,
Na África, os sacerdotes de Ossayìn são chamados de Olóòsanyìn ou Oníìsègùn.
Orikí de Ossayìn:
“Ewé e ní àsà ki ó jé, ewé jé si gbogbo Òrìsà, Ewé ki mò àsà ki ó jé bàbá Ewé jé si gbogbo Òrìsà”.
“A folha é e tem a tradição dos costumes do culto sagrado. a folha é de todos os Orixás. Ela conhece a tradição e o Pai das folhas serve a todos os Orixás”
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Motumbá
Gostei mto desse Blog,mto interessante…
Pude tirar mtas Dúvidas…
Vcs desse Blog são de q Nação do Candomblé???
Bjs
Axé
Olá Dofona de Odé
Nelson,Manuela e Baba Fernando são Ketu, eu sou Angola e Daya é Nagô Egbé
Dofona. Por idade Fernando, Tomeje e Manuela são de ketu, Carol é Angola e Dayane é Nago Egbá. Tomeje
gostaria de saber se um pai de santo da naçao de ketu que esta com cancer acamado pode fazer algum trabalho para outra pessoa isto e um cliente tal como um ebo ecum matar para os exus desta mesma pessoa pois me falaram que ele nao tem axe bom para trabalhar uma vez que esta doente me explique melhor
Maria, boa noite.
Esta doença, particurlamente, está ligada a uma força poderosissíma, não posso comentar sobre isso.
Creio que primeiro ela deveria se tratar para depois seguir sua vida espiritual normalmente.
Ire o.
Boa noite, está acontecendo algo estranho comigo. Sou de abaluaê com oxum o
Meu caboclo é ubirajara, hoje fazendo um estudo sobre as linhas dos caboclos quando li sobre o caboclo roxo senti uma força muito forte sobre mim, passei a ficar tonto e uma dor de cabeça muito forte que até agora não passou já tomei vários remédios e nada passa. Será que você pode me explicar o que está acontecendo? Sei que o caboclo que tenho não é o dono do meu yori,pois quando fiz o santo o pai de santo raspou odê ibol com oxum, outro pai de santo jogou e caiu nos búzios que que sou de abaluaê com oxum. Para confirmar fui a mais dois pai de santo que confirmaram. Estou com a cabeça a ponto de explodir de tanta dor após ler sobre o caboclo roxo. Por favor me ajuda e me orienta pois não sei o que fazer.
Renato,
Creio que o que tenha acontecido com você foi uma auto-sugestão! Apenas isso. Tome diariamente por 8 dias banho com água de canjica cozida misturada meio a meio com água potável todo dia ao acordar, reze na fé em Oxalá que tudo vai passar.
Axé.
Me desculpa por está tomando seu tempo, mas essa auto-sugestão seria o que? É possível que o caboclo roxo queira o lugar dele como caboclo de frente? Já até sonhei com seu ponto riscado. Por favor não me chame de chato pois, minha mãe não me explica muita coisa ela só me fala que tem que ver no jogo mas, nunca joga. Tem hora que penso em até em desistir pois está tudo muito confuso em minha cabeça. Desde já agradeço e prometo não te incomodar mas com este assinto. Sua benção.
Me desculpa por está tomando seu tempo, mas essa auto-sugestão seria o que? É possível que o caboclo roxo queira o lugar dele como caboclo de frente? Já até sonhei com seu ponto riscado. Por favor não me chame de chato pois, minha mãe não me explica muita coisa ela só me fala que tem que ver no jogo mas, nunca joga. Tem hora que penso em até em desistir pois está tudo muito confuso em minha cabeça. Desde já agradeço e prometo não te incomodar mas com este assunto
Renato,
Não encuca tanto assim que suas dores de cabeça não passam. O caboclo não quer passar a frente, ele quer dizer que existe, só isso. Pode ser que você recebe este caboclo!
Axé.
ola mutumba! gostaria de saber um pouco sobre o orixá ode otim! sabem algo a respeito? axe
Dofono procure o post de Erinlè e vc tera um relato sobre Otim.
Ire o.
ñ sei mexer bem em blog ñ to perdido! nem sei como cheguei aqui!!
Dofono clique neste endereço e boa leitura é o meu blog pessoal.
http://orisaifa.blogspot.com.br/p/ode-erinle.html
Ire o.
ola, sei que pode ser iniciado e nao virar, as escutei de um povo mais velho que quando se é iniciado como iao e nao se virar, tem que ganhar algum posto dentro casa de ase. quero saber se é verdade
felipe,
Todos os iniciados que são sacralizados viram em seu Orixá, se não viram serão ogans ou ekedis e com o tempo poderão se fizeem por merecer, o posto dentro casa.
Axé.
Felipe,
O que eu sei é que se é iniciado como iyawô e o orixá não se manifesta é porque, no mínimo, há algum problema.
Axé.
motumba,
lendo a resposta da Dayane me lembrei de um acontecido e fiquei desconfiado, eu vi três irmãos de fé sendo iniciados ajudei dentro de ronkó, eu acompanhei em tudo a feitura deles todos eram confirmados como Iyawos pelo meu babalorixa e pelo meu avô de santo, só que em nenhum deles manifestou orixa em momento nenhum , inclusive o irmão do meu baba foi feito Iyawo e também “não deu santo” visto isso deram cargo de axogun pra ele, muito estranho, parando pra analisar nenhum dos Iyawos feitos pelo meu baba rodam no santo e a duvida que tinha se reforçou mais ainda, de que tem alguma coisa muito da errada, não sei o que, mas tem, muitas coisas sinto dentro de mim que não é certo, mas me calo por falta de conhecimento, não é possível Iyawo nenhum “dar santo” nada que ele faz os orixas respondem por mais que chame, detalhe que lembrei ele ainda não fez sua obrigação de 7 anos queria uma opinião sobre isso…
agora sobre o texto existe algum oriki de odé que eu possa fazer todas as manhãs ao acordar? queria ter este abito para me sentir mais “ligado” mais intimo, mais próximo ao meu orixá, sei que orixa abita em mim mas queria ter este abito e como meu babalorixa depende do babakekere em tudo que se refere a cantiga orikis, sasanha etc… não vou perguntar pra nenhum dos dois to cansado de ficar mendigando conhecimento que deveria ter tido dentro de ronkó na minha feitura…
obrigado pela atenção e se possível pela resposta 🙂
ps: tenho 6 meses de iniciado =^.^=
Dofono poucas pessoas tem coragem de colocar um iniciado na sala com os olhos abertos. Chegam a pedir para o iniciado fechar os olhos e mentir sobre incorporação. Todos estes Iyawo estão de parabéns pela sua postura honesta, por não fingirem incorporação, pois quem finge incorporação afasta o òrìsà.
Na casa de meu sacerdote já presenciei iniciados não terem posse por parte do òrìsà e ficarem um bom tempo sem incorporação e nem por isso deixaram de ter fé ou saber que seu òrìsà estava presente em suas vidas. E um dia se mostraram em sua plenitude.
Temos que desmistificar, achar que a parte mais importante de uma iniciação é o salão.
Salão é bom para o sacerdote que apresenta sua casa a sociedade e quer luxo e glamour.
Não é certo fazer um Ogan por que o òrìsà não mostrou sua presença no corpo do iniciado, pois amanhã este Ogan pode ter uma possessão e o òrìsà se apresentar.
Isto é loucura, é falta de peito e aquilo roxo por parte do sacerdote, quem faz isso não tem caráter.
Minha visão e atitude é completamente diferente deste comportamento.
Quanto aos ensinamentos que você tanto almeja creio que você deve ter o tempo do aprendizado dentro de sua casa e rezar um oríkì é dever de todo iniciado, por acaso você foi informado que o iniciado deve rezar seu Orí todos os dias ao acordar?
Tenho certeza que não foi!
Antes de rezar seu òrìsà pela manhã, agradeça a Olodumare por estar vivo (nosso maior bem), reze seu Orí, reze Èsù e seu òrìsà.
Você pode ter acesso direto a estes oríkì visitando meu blog.
http://www.orisaifa.blogspot.com
Boa leitura.
Ire o.
A bença aos mais velhos!! gostaria de saber qual a diferença do oríki para a adura… = )
Lailai procure em meu blog texto sobre este assunto.
http://www.orisaifa.blogspot.com
Ireo.
muito obrigado pela resposta Da Ilha fico grato
A bença.. achei super interessante… e consegui enterder melhor essa diferença… e outras coisa… Axe…
Boa noite!Gostaria de saber se existe diferença de cultuar Orixás e se existe diferença de fundamentos de Candomblé Ketu e Candomblé Nagô?Os dois não são originários dos negros nagôs que foram tragos ao Brasil?Feliz 2014 a todos.
Regio você esta falando de denominações.
O culto ao òrìsà é nigeriano e em algumas partes do Benin, terra de Voodo (divindade Djedje), portanto, sendo Nagô ou Keto, estaremos falando a mesma coisa com nomes diferentes.
Ire
Obrigado!