Como Orunmilá tornou-se imortal
Orunmilá estava querendo fixar moradia na terra da morte e da doença, mas como era sabedor de que ninguém podia viver lá, resolveu consultar o oráculo para saber o que deveria fazer, para que essa terra foss
e boa para ele.
Os Deuses lhe falaram que ele deveria realizar uma determinada oferenda e lhe disseram como ele deveria proceder diante de Iku (Morte) e Arun (Doença). Orunmilá fez conforme a recomendação dos Deuses.
Quando ele chegou a terra, era a casa da morte, a casa da doença, e dos 16 Males. Assim que ele acendeu o fogo para poder preparar a sua refeição, Iku olhou para ele. Iku se perguntou: “Quem é esse que vai viver aqui na nossa terra”? Arun disse: “Você Iku deve ir lá saber e mata-lo, essa é a nossa terra”. Iku pegou seu Opaosoro e foi onde estava Orunmilá. Quando lá chegou, Orunmilá disse: “venha, sente-se e coma da minha comida”. A morte comeu e bebeu, mas a comida e bebida estavam preparadas por Orunmilá. Depois de satisfeita Iku resolvei ir embora. Orunmilá lhe disse: “Leva essa galinha para você e para seus amigos”.
Quando Iku retornou ele disse: “Amigos, devemos ter mais calma e não matar o forasteiro agora”. Doença respondeu: “Calma? Você Iku nos pede para ter calma em levar alguém”?
Doença resolveu então ir ver Orunmilá. Quando lá chegou Orunmilá lhe deu comida e bebida. Doença lhe perguntou: “As pessoas já devem ter falado sobre nós, sobre quem somos e sobre como somos, correto”? Orunmilá respondeu: “Não, ninguém me contou nada sobre vocês”. Doença indagou novamente: “Então, porque você está fazendo isso conosco”? Orunmilá respondeu: “Estou fazendo o que sempre fiz com todos que conheço”. A doença então disse: “Eu sou a doença, aquele que veio antes de mim é a morte, nessa terra mora a discórdia, a luta, a briga, os 16 males, mas nós o deixaremos em paz, não vamos mexer com você e com os seus”.
Todos que passavam por dificuldade, que estavam doentes, a beira da morte iam pedir ajuda à Orunmilá. Orunmilá após verificar se a pessoa era merecedora de sua benevolência dizia a doença e a morte para pedir que a deixasse em paz. Dessa forma Orunmilá tornou-se imortal e conseguiu cada vez mais seguidores e prestígio.
Casa de Òsùmàrè
Fernando D’Osogiyan
olá. . .
sinto q sou filho de oxum . . .
e fico mt alegre por isso . . .
queria pedir meu pai . riqueza………. bastant riqueza. . .
pq estou vivendo em um mundo d miseria. . .
preciso da riqueza paí. . .
sou bonito, vaidoso. e gosto d anda bem arrumado . .
mais tem um maliguino q me prendeu nas drogas e me levou a miseria.a. . . quero minha riqueza. . .
por favor..
bjão
Prezado Thyago,
Obrigado por nos visitar.
Tal qual Oxum você é bonito e vaidoso, e também deveria utilizar os outros atributos deste orixá para enxergar sua existência de um modo diferente…
Nenhum malígno tem poder sobre qualquer orixá, saiba disto.
Ao longo da nossa existência platamos nosso jardim para decorarmos nossa alma… repense bem o caminho que você escolheu, e não exite em pedir ajuda aos mais próximos. O apoio familiar neste momente é, sem dúvida, mais importante que o aspecto religioso.
A maior riqueza que você possui, e ainda não se deu conta, é a dádiva da vida; as outras, deverás transitórias, você recupera mantendo-se firme no propósito de renascer para uma nova realidade.
Rogarei a meu Pai Ogum que lhe dê força para vencer esta batalha. Ele certamente pode ajudá-lo, só depende de você.
Acredite e retome os rumos de sua existência. Seja feliz hoje.
Um abraço,
Artur.
como posso cuidar bem de oxoce ibualama?obg
sou de oxum abalu,queria saber sobre ele com quem ela fa fundamento entre outras coisas,bjs
gostaria de saber com quem exu abalu faz fundamento ,e saber mais sobre ela essa é minha oxum e nada sei .bjs
Adriana Azevedo há uma confusão no seu texto, vc cita Exu e Oxum como se fossem o mesmo Orixá, e não são. D~e uma lida na barra ao lado na caixa Categorias lá tem um post “qualidades dos Orixás” entre nele e procure Oxum, lá tem as qualidaes Dela e suas explicações. Tem tudo o que se pode ser dito num blog.Tomege do Ogum
Ana Lucia sua pergunta é complicada de responder, por que vc precisa aprender a cuidar Dele estando e participando de uma Casa de Axé, é o melhor modo e melhor local para isso. Tomege do Ogum
´colofé motumbá´,NELSON, mesmo sem conhece-lo,posso dizer que amo todos voces.amo todas as explicaçoes, dadas, por um sacerdote, que realmente ama e respeita os orixas.peço,que divulgue a reza do bom e piedoso OMOLU.ATOTO,MEU PAI<que o mesmo lhe cubra deSAUDE,PAZ E AMOR.
Frequento casas de axe,ñ com muita frequencia,ms nunca soube ql meu orixa…Algm pode me ajudar?
Estfany Carla ficamos contentes em ajudar, mas quem pesquisou e está colocando as rezas é a Manuela. Volte sempre, é muito bom visitas como a sua, que ama a religião. Tomege
Riseli Souza, para saber com certeza qual é o seu Orixá, procure um jogo de búzios é a melhor forma. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador. Antes da consulta procure informação a sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. Tomege do Ogum
Eu acho que sou de oxum karé por toda magunba que eu vou quando esta cantando a reza de oxum eu viro e de oxossi tambem muito grato
boa dia a tds vcs,quero que saibam que respeito muito a religião.
Gostaria de saber como faço pra trazer meu amor de volta?E fazer com que ele fique novamente aos meus pes?
Obrigado!
Olá queridos…gostaria de saber se neste blog há algum post falando sobre Orunmilá…pois não estou conseguindo achar….
desde já obrigada!!!
Olá daiane
Não ensinamos ,nem orientamos que ninguém faça esse tipo de trabalho pois é algo que vai de encontro ao livre arbítrio de outrem. Reveja sua postura diante desse relacionamento, quem não te quer não te merece.O melhor que vc faz é seguir em frente,cuidar de vc e esquecer.
axé
Olá Yasmin realmente não há post sobre Orunmilá.
OLÁ CAROLINA PETALA , QUE SAUDADES, POR ONDE ANDOU , ESTAVA NO MEIO DAS FLORES?
SENTI SUA FALTA , DA DAY TAMBEM, SE NAO ELA FICA CHATEADA.
QUERO LHE FAZER UMA PERGUNTA.
frequentei Angola durante um ano como o axé estava inalgurando fui o primeiro a frequentar , tanto que la eu era de osagian, mais é aquilo que voce falou enquanto nao for iniciado de uma vez nao se sabe ao certo que santo é , só mesmo na hora e etc…como o pai de santo nao tinha ogã adivinha quem tocava é isso ai eu, aprendi alguns fundamentos aprendi a tocar congo angola , congo de ouro barra vento e samba Angola , Cabula, com outro ogã que ia na casa. só que eu nao tocava no rum, tocava nos outros.
por que dizem que , quem toca no rum roda no atabaque ele vira na hora que tiver tocando, melhor previnir…rsss. mais nao teria medo nenhum. de tocar no rum.
modestia parte sou retimista nao tenho problemas com ritimo. entende quem me escuta tocando acha que eu nao viro no santo.entende
resumindo, isso tudo pode ter me atrapalhado em vez de ajudado, quero dizer me preocupei denovo em ajudar as pessoas e olha eu ai pedindo ajuda…
grande bjs .
e sua bençao.
axé
Olá Nascimento
Rodantes podem aprender de tudo dentro de uma casa, inclusive a tocar porque um dia pode ser que tenham que desempenhar o papel de pais e mães de santo e terão que ensinar a cada pessoa o que fazer e como fazer a depender do cargo.Mas no seu caso, como abian tocar para o inkisse,eu considero uma atitude errada do seu antigo zelador,mas cada um faz que quer em sua casa. A questão é: ogã tem uma iniciação diferenciada e o atabaque é um elemento sagrado que só poderia ser tocado por iniciados,segundo minha concepção, e vc sendo apenas um abiã não poderia,no meu ponto de vista,tocar o atabaque,mesmo que a casa seja pequena. Só se deve abrir uma casa com um mínimo de pessoas iniciadas,no início o apoio do pai do zelador é fundamental para formar esse grupo inicial que deve ser iniciado para as atividades do futuro terreiro.Não acho que isso tenha lhe atrapalhado.Mas com certeza mostra uma fragilidade nos fundamentos dessa casa.
axé
ola meu nome e roselaine sou filha de oxum sou uma pessoa boa de coraçâo sempre pronta pra ajudar o proximo mas no momento estou muito triste amo muito um homem q se chama mozart brigamos quero q ele volte pra mim por favor me ajudem o que eu faço me deim uma luz eu so quero ser feliz com ele desde ja obrigada.
Roselaine nõs não indicamos trabalhos nem realizamos trabalhos de qualquer espécie, principalmente não indicamos que se façam trabalhos que possam interferir no livre arbítrio de alguém. Pense que tudo tem um fim, por mais doloroso que seja, tudo acaba. Se vc tem certeza do que quer fazer, não faça amarrações ou simpatias, vá ao encontro dele e fale o que vc sente, seja vc mesma e se a relação ainda sobrevive, vcs poderão reatar e com a vantagem de vc não ficar refem de trabalhos e amarrações. Esta é a minha opinião a respeito destes assuntos. Tomeje
diz que sou filha de orunmila mas ate hoje na umbanda sou de inhansã como posso saber
data de nascimento 14 06 49
tem como esplicar para mim
aché para todos
Clara talvez tenham dito que vc é de Oxalá, pois no candomblé ninguém é de Orunmilá pois este não roda em ninguém. Porém se vc está na umbanda, vc deve saber que Oxalá tb não vira em filhos na umbanda e muito menos na umbanda se tem o conceito de orunmilá. O primeiro passo pra vc acabar ocm esta confusão é saber onde vc está, em que segmento vc está, se umbanda ou candomblé. Tomeje
Oi Nelson, eu estava de passagem por esse tópico do blog, quando esse trecho da sua resposta, cujo qual eu concordo plenamente, me chamou a atenção: “O primeiro passo pra vc acabar com esta confusão é saber onde vc está, em que segmento vc está, se umbanda ou candomblé” Me desculpa, mas eu posso fazer um pequeno desabafo? rsrsrs. Na minha visão, esse é que está sendo um dos grandes problemas, conseguir destinguir se o local onde estamos frequentando é um segmento de Umbanda ou Candomblé, pq pelo menos aqui em SP, eu posso dizer que a coisa está bem complicada, pq na Umbanda daqui, anda tendo Oxumaré, Obá, Oxalá e isso sem falar em uma das qualidades de iansã, que agora anda vindo na umbanda, como regente da linha dos ciganos….E o pior é que a maioria dos terreiros aqui, andam seguindo essa linha. Eu respeito a Umbanda, mas eu acho que ela andou perdendo a sua essencia… Acho que está havendo uma grande confusão em relação a certas coisas… Do mesmo jeito que o Candomblé tem o maior respeito pela Umbanda, acho que a Umbanda tb deveria respeitar a essencia e a tradição do Candomblé e não ficar misturando nem “inventando” coisas.
Suellen mesmo sabendo que inclusive nas grandes casas de tradição há algumas modificações em relação à casa matriz, nós sempre indicamos que as pessoas procurem as casas de tradição as que mantem uma ligação íntima com sua raíz, isso reduz em muito a possibilidade de ir parar numa destas misituras inusitadas que vemos/sabemos por aí. Outro detalhe é que é imprescindívelque as pessoas não se entreguem de cara, que sejam abiãs nas casas e vão aos poucos aprendendo e vendo se alí é umbom lugar confiável. E outro ponto é que quem cresceu numa roça, numa comunidade religiosa respeita e tem orgulho de sua raíz não a degenera por nada no mundo, não se dobra a vontades e modimos e nem a necessidades de mercado,entende? É pena presenciarmos isso, mas a informação circula rápido tanto pros maus exemplos como pra os bons exemplos né? Tomeje
Sullen,
Não é só em São Paulo, aqui no Rio de Janeiro também! Chamo de cabeças de oratório de tanta entidade que agora recebem seguidamente sem nenhum preceito ou até mesmo ritual.
Lembro-me do tempo em que a Umbanda desenvolvia seus médiuns, havia dias de consulta de cada entidade, sem mistura, dia de caboclo era só caboclo que vinha, o mesmo para preto-velho e exú, havia muito sincretismo, altares cheios de imagens e a babá ou baba, era o responsável. A salva aos Orixás era dentro da linha de cada entidade, hoje em dia não se vê mais.
Lembro-me da minha Umbanda tocada na palma da mão, (sem atabaques)do bom defumador (defuma com as ervas da Jurema…) do sininho tocando para começar a seção, do hino da Umbanda!dos festivais de “pontos”, era lindo, dos cambonos, cheguei a ajudar como cambono um caboclo que riscava o ponto no terreiro e amava a lua.
Lembro-me também do charuto do caboclo Caçador de tanta fumaça no “passe” que ele dava, era ótimo! da Preta-velha Vovó Cecília que parecia que lia nossas mãos, seu cachimbo torto que parecia que ia cair da boca.
Lembro-me da Cigana, da Padilha, da Figueira, do seu Sete e principalmente do amigo Traca Rua, que pouco bebia e pouco falava, sério.
Era um tempo da Umbanda ainda perseguida, proibida e politizada, pois bons empresários financiavam a base, a estrutura.
Hoje, generalizando, a Umbanda virou Umbandomblé, se perdeu, mestificou, misturou tanto, tanto que cada um faz o que quer da sua casa, não dão obediência a ninguém.
Ah e eu só gostaria de salientar, que o comentário acima é de minha única e total responsabilidade e que o pessoal que faz o blog não tem nenhuma relação com isso. Essa é a minha opinião e eu precisava desabafar, pq a situação por aqui complicada e eu só posso dizer que é uma pena, só confunde a cabeça das pessoas que estão buscando o conhecimento…
Nelson, Fernando, muito obrigada pelas respostas, sempre muito esclarecedoras e que também servem de conforto ao coração!
Poxa Fernando que alegria e boas lembranças que me trouxeram esse seu texto. Ainda sou nova na religião e ainda abiã, frequento uma casa de umabanda, onde meu pai foi feito no candoblé e depois mudou para umbanda, atraves desse blog e de outros estudos, estou vendo que existem algumas misturas lá, e que isso não é tão bom assim pela descaracterização da religião como um todo.
Mas ao ler esse seu post fiquei feliz por muito dessas tradições estarem presentes e viva na minha roça:
1 – “dia de caboclo era só caboclo que vinha, o mesmo para preto-velho e exú, havia muito sincretismo, altares cheios de imagens”
2-” Lembro-me da minha Umbanda tocada na palma da mão, (sem atabaques)do bom defumador (defuma com as ervas da Jurema…) do sininho tocando para começar a seção”
3- “Lembro-me também do charuto do caboclo Caçador de tanta fumaça no “passe” que ele dava, era ótimo!” Lá o caboclo atende pelo nome de Rei dos Passáros, e eu tenho vontade de chorar todas as vezes que ele vem e nós ensina algo.
Tudo isso é muito lindo! Que nossas tradições permanecam e se perpertuem.
Axé!
Olá Fernando!!
Assim como a Carol Salubá, o seu comentario me fez recordar do tempo em que conheci a Umbanda, entrei lá bem nova, acho q
continunando ( deu tilt no comp) rsrsrs
… acho que com uns 9 anos, uma criança na verdade, ia com minha mãe, eu servia como cambone, tinha também o sininho no inicio da seção e a zeladora tinha os fios (guias) de cristal tudo colorido, guia de dente pro caboclo, de coquinho pro baiano, caga gira ela usava uma, a gente tinha até um saquinho com o nome gravado e pendurado, nele tinha charuto, cachimbo, cigarro, lenço, etc…
…. a Defumação era excencial, as almas, ficavamos de costa para o conga quando ia saldar as “tronqueiras” (exú)… cantava -se o hino da Umbanda… “Refletiu a Luz divina…”
Mas agora infelizmente isso quase não se tem mais tudo isso, até eu, com a mistura, por não ter mais condições de continuar em umbandomblé, me iniciei na angola há 2 anos… não é a casa dos meus sonhos, tenho muitas dúvidas, as vezes vejo os comentários de Kivanda e penso se um dia vou saber tanta coisa assim, bate folha, tumba jussara, etc… Mas uma coisa boa em tudo isso, é que o blog de vocês me ajuda muito, muita coisa eu tiro daqui e levo pro meu zelador, e juntos lemos e passamos para os irmãos… Também sou contra amarração para o amor, contra trabalhos para destruir familias, até mesmo para matar alguém, sou contra a tudo que afeta a ordem natural das coisas………… mas confesso que mesmo sendo (agora) do candomblé, as veze ainda vou na umbanda tomar passe com o preto velho, que ascende sua velinha no chão, risca seu ponto e benze com agua e arruda……
Axé a todos!!!!!
Ah! e mesmo com tanto problema e com tanta gente que denigre o nosso canbomblé, sou candomblecista de alma e coração……..
Julia,
É bom relembrar desse tempo da chamada Umbanda Branca.
Lembro dia 23 de abril a alvorada de São Jorge, o corneteiro do centro às 5 horas tocava com um piston e depois os fogos, depois cantava-se…”de onde vem Ogun Marinho, vem das ondas, vem das ondas do mar”…
Lembro de vovó Maria Conga que rezou e curou o cobrelo do meu joelho, tinha uma caixinha cheia de coisinhas dentro, penas, posinhos, vidrinhos, estrelinhas, uma miudeza danada e perguntava seu estava “fromoso” há! depois estalava várias vezes os dedos num vai e vem estonteante num passe de mágica, o tal camutuê.
Lembro do caboclo Caçuté da Jurema com a sapucaia na mão, não lembro o por que e o que fazia, mais fazia fila para a consulta, tinha umas fichas de cor numeradas.
Lembro das festas das crianças 27 de setembro, uma loucura e também muita caridade que faziam indo nos orfanatos levar doces, faziam festas para as crianças.
Lembro de Dona Leonor Babá um tremenda rezadeira quando empunhava uma faca com um copo d`água, que Deus a tenha em bom lugar.
Axé,
sou filha de orumila, hoje sei que muitas das coisas que aconteceram na minha vida e que não sabia, tem explicação atraves dos orisas na minha vida, eu encontrei o real motivo de fazer parte desse mundo e todos temos uma missão, basta conhecermos e assim saberemos a razão da nossa existencia…
QUERIDO! Motumbá! Gostaria de saber uma coisa. Esta semana fui em na igreja de S. Lázaro aqui em Salvador, levei buru-buru para passar em meu corpo ( não deixei os zeladores que sempre estáo presentes passar nada em mim ) Na minha saída ouví uma voz que dizia que meu Tempo pedia Ifá. A verdade é que sou de Oyá e ele é minhA TERCEIRA pessoa. Na terça pela manhã, estava fazendo almoço e chegou um passarinho e m e falou de coisas da minha vida que já se passaram, presente, passado e possivelmente passarão. Conversei com uma amiga e ela me disse que era Oromilá. Já tenho 7 anos de iniciada, o que vc acha:? CIDA 12/01/2012
Cida, as vezes o passarinho canta em nosso quintal e temos que dar ouvidos a canção.
Òrunmìlá escolhe seus iniciados, apesar de muita gente querer ser, basta se consultar com o oráculo e saber as respostas.
Existe muito campo para as mulheres atuarem dentro do culto de Ifá, desde Isefá até Itelodu.
Veja meu blog pessoal e pesquise.
http://www.orisaifa.blogspot.com
Òrúnmìlá, Eleri Ipin.
Ki ba se o.
o terreiro que eu frequentava disse que eu sou de oxu
frequentava um tenda de umbanda mas ate hoje eu não sei como utilizar das coisas boas que este orixá provem
Gabriel,
Acho que você quiz dizer OXUM, Certo?
Os orixas nos influenciam e nos dá coisas boas a todo momento. Você aproveita dessa energia 24hs. Agradeça a Deus e a essa Orixá tão linda e poderosa, pois a todo momento você sob sua proteção.
Axé!