Começo a publicar um vocabulário usual Angola / Kikongo mensal, para que as pessoas tenham chance de aprender algumas palavras, para um uso doméstico do dia a dia em suas casas de cadomblé, espero que apreciem!
1ª Parte: De “A” ao “J”.
Angolense = designa as pessoas de Angola
Biji = jumento, burro
Bixila! = boa-viagem!
Bulu = céu
Bungo = feitiço para o bem
Diala = homem
Dibangulango = guisado de quiabo (Nzazi).
Dibilu Lemba = a volta da procissão.
Dibuba = cachoeira
Diembe = pombo
Dihonjo = banana.
Dikala = carvão
Dikanga = longe
Dikanu = boca
Dikelengu = garganta
Dikende = massa de feijão fradinho embrulhada na folha de bananeira.
Dilombe-dia-Nzambi = local consagrado a Lemba, Nzambi.
Dilonga = prato, bacia.
Dilunga = instrumento sonoro por meio do qual se invocam os espíritos (ex.: Adjá, sere, etc.)
Dimi = língua
Dionga = flecha, lança
Disanga = pote, porrão.
Disu = olho
Ditemu = enxada
Dítui = orelha
Diunda = arco
Divumu = barriga
Dixisa = esteira
Eie = tu
Eme = eu
Ene = eles, elas
Enu = vós
Etu = nós
Etungi = coxa
Éue = sim
Exobo = parte dos animais que, após preparo específico, vão para o ofertório (Kongo)
Filesuku = verduras
Fobia = mole
Fongana = assentamento
Fumpa = milho vermelho, cozido ou torrado, enfeitado com Kamusoso ( cipó-chumbo).
Fundumuka! = levanta!
Guriankasi = tio, sobrinho
Hala = caranguejo
Hamua = mosquito
Hima = macaco
Hombo = cabrito
Hongolo = arco-íris
Hongolo matono = especialista nas pinturas corporais.
Hoxi = leão
Iari = dois
Ímbia = vaso de boca larga, panela.
Imbiri = cantador (Kongo)
Imbua = cachorro
Inaka = cabra
Inji = mosca
Inzo = casa
Inzo Musambu = a casa de Kanduambele (candomblé)
Irima = legumes
Itumbu = remédio mágico
Ivua = nove
Ixi = terra
Jíku = fogareiro
Jina = piolho
Jindandu = a família…..
Mês que vem publico a letra “K”.
Tata,
Aproveitando que o tema e dicionário, lhe pergunto qual a opinião do sr. Referente a POmbogira(bombogira) que dizem ser um corruptela de um inkisi angoleiro, e correto?
Pois vi um video de outros tatás que dizem que o inkisi referente a corruptela em nada se assemelheraria ao guia pombogira.
Então como pode ser uma corruptela?
Obrigado
Thiago, em nada o Nkisi Pambu Njila se assemelha a pombajira que se cultuam porai.
A grande confusão é que a terminação de Njila em artigo definido feminino, faz com que o sentido da palavra seja feminina e não é, as pessoas pensam no dicionário português para falar isso, mas a linguá é kimbundo.
Njila quer dizer Caminho.
Pombajira é um catiço da Umbanda.
E com certeza não existe corruptela ai, é uma forma mal interpretada de alguns ou por desconhecimento da língua ou pelo comparatismo ao diabo das encruzilhadas.
Abçs
Bom dia Euandilu.
Sou do ketu e tenho uma dúvida/curiosidade referente à nação angola. Eu percebo que sempre que alguém fala ou se refere à Aluvaiá, a forma é sempre negativa. Gostaria de saber a diferença entre ele e Pambu Njila, e também se ambos podem ser feitos na cabeça de uma pessoa.
Obrigado e axé!
Renato, não existe diferenças entre Pambu Njila e Aluvaiá.
Comparativamente falando: Aluvaiá é um nome pelo qual é conhecido o orixá Exu em candomblés de Nação Angola.
O nome Aluvaiá provavelmente é originário do Tupi-Guarani, talvez uma variação de “Saravaia” que é o nome na “língua geral” que o Padre José de Anchieta deu ao Diabo no seu Auto de São Lourenço.
Assim ficou melhor de entender?
Abçs!
Sim, muito, senão talvez eu morrese pensando que são jinkisi diferentes. E podem ser iniciados Euandilu?
Obrigado e Axé!
Sim podem ser iniciados, inclusive mês passado eu toquei a saída de um muzenza de Pambu Njila.
É um Nkisi raro, mas existem pessoas iniciadas dele.
Motunbá, como são as coisas, você ouve uma pessoa falar errado e vai passando adiante!!!
Pambu Njila ai passa a ser Bombo-gira, Pombo-gira, Pomba-gira.
vai variar enumeras vezes dependendo da ditisão de quem fala!
mesma coisa se aplica a Èsú e Exú.
mais o bom seria mesmo e de uma discoteca do dicionario, ai sim saberíamos pronunciar!!!
Àsé a todos!!!
Thiago, infelizmente tem muita gente que confunde tudo… quer outros exemplos?
Caboclo e Oxossi, Erê e Wunge ou Ibeji.
Mas como disse no post acima, no caso da confusão de povo de rua ou seja pombajira, é que o nome Pambu Njila, termina em artigo definido feminino “a” e as pessoas pensam que Pambu Njila é Fêmea.
Né moleza não!
Obrigado , Tata. Axé!
Thiago,
Mas pelo comentado pelo Tatá Pambu Njila em nada se assemelha ou sequer lembra a entidade pombagira.
Dessa forma o erro foi ao contrário ouviram pombogira, bombogira e ligaram a Pambu Njila e não ouviram Pambu Njila e chegaram a pombogira.
O pior e que tem diversas casas passando esse ensinamento para frente, não seria mais fácil buscar a história do nkise Pambu Njila e ensinar da forma correta?
E muito obrigado tatá pela pronta resposta.
Motumbá, pois é, questão de aprofundamento dos estudo no culto.
Mais o seu ponto abordado foi muito bom para mim! se bem que foco mais meus estudos ao culto Yorubás e minha nação Nagô.
Outra coisa e disser que e filho da qualidade do Òrisá do que o Próprio.
tipo ” eu sou filho de Oya” so que Oya e uma das qualidade do Òrisá Yánsàn.
entre outros!!!
Ire o.
Amigos, candomblé é cultura e conhecimento não existe lugar para achismos ou intuições dentro da religião.
Os Pais/Mães de Santo deveriam estudar mais e se aprofundar na religião.
Antigamente esses estudos eram feitos dentro de sua própria roça com seus mais velhos, mas hj em dia o que mais tem são pessoas abrindo casa com 3 anos de iniciados e ainda falando que foi ordem de seu santo…
Agora eu pergunto, como um santo pode dar uma ordem contrário daquilo que faz parte da tradição, que é completar o ciclho de 7 anos para se ter o aprendizado e conhecimento para abrir sua casa?
Infelizmente alguns estão acabando com a religião.
Motumbá, euandilu.
E a comercialização. já ouvi relatos de cobrarem 10mil para iniciar alguém !!!
Isso pode ? vendendo o Àsé! como em toda religião sempre tem pessoas erradas querendo levar vantagem sobre as outras!!!
Ire o.
Tata, diria um pouco mais.
É o tamanho da vaidade, o Orí que não conhece limites e adentra o mundo da sacerdocio com suas proprias pernas e vontade e acaba dando no que a gente já conhece muito bem.
Ratifico suas palavras.
Mo jùbá.
Todos deveriam conhecer a maravilha dos ritos e tradições Africanas, para ñ julgrem ilícitas, ou pecaminosas….
Axé p/ quem é do Axé….
Makuiu Tata Euandilu,eu gostaria de perguntar ao senhor o porque de muitos sacerdotes,kambondus e makotas de ndanji kongo angola usarem o famoso Rungéve? E se existe algo para indentificar alguem com cargo ou maior idade na nzo e qual seria? Desde ja Nzambi ua Kuatesa.
Makoiu Nzambi, Makoiu Jeremias.
Gostaria de te responder em partes:
1ª A denominação casa Kongo / Angola, refere-se somente ao Bate Folha, pela sua origem de fundação que é kongo, as outras casas como Tumba Junsara, Beiru, Goméia, Calabetão, Viva Deus e Tombeisi, são casas de Angola pois sua origem é Angola, ok?
2ª O hungeve é herança do Gege sim em que quando se completa o Ciclo iniciativo, algumas casas as dão aos seus filhos para graduá-los. Não vou me aprofundar muito nesse assunto pois isso é uma história longa.
3º Olha Jeremias, o que dá grau a uma pessoa são seus fios de conta e suas vestimentas. Só tem o direito de usar fios com búzios e corais, as pessoas mais velhas e que tem suas obrigações dadas.
Espero ter elucidado algumas dúvidas. bom carnaval!
Ntondele Tata Euandilu por ter elucidado a minha dúvida,que o ngana Nzambi Apungu junto a todos os Jinkisi continue abençoando ao senhor e a todos aos nossos jipanje para que não deixem morrer jamais a nossa cultura,nossa crença e o nosso modo de vida.Tusakidila,e um maravilhoso carnaval a todos.
Jeremias gostaria de ratificar meu post…
Afirmei a vc que o Hungeve era uma herança do Gege mas quero modificar isso, pois as pessoas falam coisas que não se sabe a origem como esse assunto mesmo do Hungeve.
Todo fio de conta está ligado a um ritual, a um fundamento. Temos, além dos nossos originais, alguns que se mesclaram, se misturaram e foram adotados há mais de quinhentos anos por todas as tribos, muito antes de sermos Brasil.
O Hungeve não é propriedade somente do Gege, é do povo bantu tbm, nosso povo foi o primeiro a chegar aqui no Brasil, e trouxe muitos fundamentos que foram misturados e indexados tanto no ketu como no Gege.
Por isso te peço desculpas pelo primeiro post, mas aqui o retifico te passando a informação mais detalhada.
Abçs
Tata Euandilu,disem que da vida nada levamos para um outro plano mas para mim o mais importante e levarmos em vida o conhecimento,a dedicação e o carinho a que acreditamos. Moxi ione kandandu!
Makuiu Tata Euandilu,eu gostaria de saber do senhor de como é visto pela ndanji de kongo angola quando uma ndanji milongada”misturada” passa para as àguas da ndanji Bate folha? E como é visto os filhos dessa raiz que foram feitos por um encantado”caboclo”,eles são vistos como feitos?desculpe-me pelas indagações tão próximas mas a sua credibilidade me passa essa liberdade. kandandu ngunzu!
Para qualquer casa passar para nossa Ndanji, ela tem que ter nossos fundamentos e plantações específicas, não adianta o pai ou mãe de santo dar obrigação no Bate Folha, que a casa dele passa automaticamente para nossa raiz.
Quanto a filhos feitos por Caboclos, pelo que sei isso é coisa de Umbanda e não de casa milongada ou misturada como vc diz.
Embora eu e todos de nossa casa respeitamos muito os Caboclos e a própria Umbanda, para uma pessoa ser considerado feita no santo, tem que passar pelos rituais iniciáticos de nossa casa ou de outra que tenha fundamentos para isso.
É o que penso a respeito.
Sou de Nkosi Jingangula , Kaiala e lemba Fulanga e tenho um “carrego” de Nzazi.
Sou totalmente leigo , e sei que esses são meus inkices pois fiz uma obrigação tempos atras. E agora que estou com tempo, vou evoluir minha vida espiritual… Sei que minha mae de santo poderia me dizer , mas é sempre bom ouvirmos opnioes distintas.
Gostaria de saber se essa “combinação” é boa…
Abcs…
Sou de Nkosi Jingangula , Kaiala e lemba Fulanga e tenho um “carrego” de Nzazi.
Sou totalmente leigo , e sei que esses são meus inkices pois fiz uma obrigação.
Gostaria de saber se essa “combinação” é boa… e um pouco mais sobre esses nkisis.. para eu entrar de vez na religiao com amor e devoção..
Abcs…
Bom dia Fagner…
Para quem é totalmente leigo, vc tem bastantes informações sobre seu santo.
Vc tomou obrigação com quem e em que axé estou curioso por vc dizer que é de Jingangula.
Makuiu, euandilu!
Acho que até falei muita coisa, mas a curiosidade é fogo … e as vezes me dou mal por falar “demais”… rsrs
Mas vamos lá … estou “entrando” na Nação Angola (Bate folha), vou trilhar o meu caminho , isso eu já decidi. Mas gostaria de saber um pouco mais sobre meus nkisis, minha Mae (Mametu) diz pra eu ter calma e que com o tempo eu vou aprendendo e de certa forma ela está correta , mas é sempre bom ter uma direção. Ouvir outras opiniões , pois a nação pode ser a mesma , mas cada casa tem sua maneira de trabalhar, nosso mundo é assim e em nossa religião não seria diferente, mas o objetivo , sentido , é o mesmo , a evolução espiritual.
Mas que casa do Bate Folha vc está entrando, e quem é sua Mam’etu?
Makuiu tata euandilu,o senhor poderia por favor me explicar qual a diferença ou a semelhança das jidanji Manzo Bandukenké e Kupapa Nsaba? Eu sei que ambas são Bate Folha mas a essencia é a mesma da época do senhor Ampumandezu? Tusakidila!
Olá euandilu…
Peço desculpas de antemão se esse for o local errado para essa postagem. Minha mae carnal foi iniciada para Ogun Xoroque ha 20 anos atras, sendo que quando saiu do oruncó e estava no seu preceito de 3 meses engravidou de mim, e hoje em dia ela foi buscar saber a fundo, e descobriu que é filha de exu. Pois bem, hoje estou na religiao tambem, porem quase descrente, mas nao dos orixas, mas sim dos homens. Estou com 18 anos, e todo jogo de buzios que faco sempre quem responde como sendo meu pai na maioria das vezes, é Ogun Xoroque, ou Ogunja ou Oxossi. Sempre costuma sair esses 3 orixas em meus jogos, porem nenhum pai de santo diz ao certo quem é. Fica minha duvida: qual a probabilidade de eu possuir os mesmos orixas que minha mae carnal? o que fazer para descobrir de vez?
Uma curiosidade: minha mae quando iniciada, foi feita na nação Angola bate folha, e em uma saida de yawo que fui uma vez em nação angola, me senti “mal” (nao sei se é a palavra certa), quando tocou pra Ogum e logo após para Iansa, orixá essa que é Ajuntó de minha mãe.
Quando minha mãe sente alguma vibração do orixá dela, ou sente “barraventos” ou fica “ruim” eu fico ao mesmo tempo.
O fernando me orientou que procurasse um auxílio com você, por ser do axé bate folha tambem, podendo me escalrecer algo…
Aguardo, grato!
Bom dia, senhor Euandilu!
O ingorossi é um correspondente ao oriki do universo dos orixás?
Um abraço.
Bom dia, senhor Hungbono!
Gostaria de saber qual termo, no culto aos voduns que corresponde a axé?
Outra coisa, Já ouvi falar em 3 vertentes Jeje, portanto Marin é uma delas, isso significa q. as demais tem culto diferenciado e se assim for, essas vertentes se definiram ainda em terras africanas, ou é resultado do processo de escravidão no Brasil?
Um abraço.
mukoiu gostei muito dos comentário !
Emerson, primeiro eu teria que saber em que casa e quem foi que iniciou sua mãe na raiz Bate Folha, pelos seus relatos digo de antemão que não foi, pois não cultuamos Orixás em nossa casa.
Quanto a vc passar mal quando sua mãe passa, fica meio complicado alguma opnião, isso vc teria que ver em um jogo com alguém capacitado para lhe dar alguma explicação.
Gostaria de saber tbm onde vc mora, pois ai eu poderia te indicar alguma casa séria para vc procurar ajuda.
Abçs
Jeremias, o Kupapa Unsaba é descendente do Bate Folha de Salvador.
Meu avô Lesenge, foi o primeiro filho de santo de Ampumandezu.
Todas as casas descendente seguem o mesmo ritmo da casa matriz, lógico que com diferenças saudáveis, como a festa anual do santo da casa que vai mudar dependendo do seu fundador e outras coisas a mais.
Embora eu não possa falar nada sobre o Bate Folha de Salvador, pois nunca estive lá.
Mário Camério,
se Oriki é uma reza de louvação e/ou exaltação a Orixá, é correspondente ao Ngoloxi sim.
Abçs
makuiu e kizua ambotê Tata euandilu,fico muito feliz com a atenção que o senhor despõe para com todos que o solicitam neste blog peço ao Ngana Nzambi que continue te abençoando junto a todas as pessoas que tenham fé independente da sua crença, Tata como o senhor ja deve ter percebido eu sou um homem muito curioso mas tento faser minhas perguntas de uma forma que não entre no fundamento interno de nenhuma Mbutu,um dia deste eu enviei uma pergunta para um email achando que erao senhor pois eu o tinha encontrado neste blog mais como eu tive que trocar o meu email não tive como saber se teve resposta então se não for pedir de mais teria como o senhor postar o seu email para que eu possa tirar uma dúvida tal essa que eu acho imprópria para postala por ser bem particular,isso so se o senhor puder lógico. Ngunzu Kandandu.
Boa tarde, Euandilu!
Grato pela resposta, mas tenho outra pergunta.
Parece-me q. no universo Jeje é composto de 3 vertentes, uma delas é Jeje marin. Há então, essa mesma trilogia existente no universo da nação Angola?
Se ouver essa realidade, ela já aconteceu em terras africanas e por que? E ainda sobre as vertentes, caso existam, possuem rituais diferenciados?
Ou isso é uma realidade q. aconteceu em virtude dos processos históricos da escravidão aqui no Brasil?
Um forte abraço.
Mário, eu não sou a melhor pessoa para responder vc nesta questão das vertentes do Gege, mas vou tentar ajudá-lo.
O Gege é composto por Mahí, Podabá, Savalú e Modubí, não sei se existe outra vertente, pergunte melhor ao Hungbono Charles aqui do blog.
No Angola temos temos vertentes como: Tumbansi ou Tombeici, Tumba Junsara, Bate Folha, Beirú, Viva Deus, Calabetão e Goméia.
Na África não existe essas vertentes e sim tribos que cultuam seus Jinkisi dependendo da cultura da região.
Abçs
A todos que quiserem meu email é ricktenorio@hotmail.com.
Nextel: 7855-8820 – 113*110538
Abçs
makuiu tata euandilu e a todos os jipanji, Tata eu gostaria de saber se a Nkisi Nzinga Lumbondo ja era cultuada na nzo da mama Tuenda Nzambi quando o senhor Ampumandezu foi tomar obrigação com a mesma? Também gostaria de saber se procede a informação de que a ndanji Tumba Nsi é de origem do kongo?desde ja agradeço. Pembelê mbutu Ngola!!!
Pelo que sei Jeremias, Nzingalumbondo é um Nkisi de origem Kongolesa e não era cultuada na casa de Maria Nenem, isso é uma propriedade do Bate Folha, tanto que não se tem conhecimento de ninguém feito desse Nkisi em qualquer ndanji de origem angolana.
Tombeici ou Tumba Nsi é uma casa de origem angolana.
Makuiu Tata Euandilu,espero que estejam todos bem,tata como eu não tenho prática com esse negocio de internet,email e etc…eu não sei se eu enviei a minha mensagem para o email serto que o senhor postou aqui no blog então se eu fiz serto so me mande um ok para eu ter sertesa e no mais que o Ngana Nzambi Apungu continue abençoando a todos os jipanji. Kandandu ngunzu.
Gbedomé novicé (olá meus irmãos)!
Tatá Euandilu parabéns pelo texto. Só acrescentando à sua resposta sobre as vertentes da nação jeje temos as seguintes:
-Mahi ou Maxi
-Savalu ou Savalunu
-Danxomè ou Dahomey
-Mina e Mina-Nagô
-Kpo Dagba
-Modubi
Além da Casa de seguimento Fanti-Ashanti de Pai Euclides de Lisá que provém dos povos de Gana.
Gbèsén Benói
Mo jùbá.
Hùngbónò, feliz retorno.
Ire o.
Muito obrigado irmão Da Ilha!
Hùn Benói!
Obrigado mano Charles pela post com as vertentes Geges.
Realmente essa não é minha praia, então pedi ao Jeremias que perguntassse a vc a respeito das casas Geges.
Abçs.
Bom dia, Euandilu!
Sobre o gra, parece q. n. é um corresponde ao erê dos orixás, entretanto vejo alguns pontos de convergência!
É o seguinte, as vertentes yorubá, bantu e Fon, no q. concerne à cultura e religião são milenares, evidentemente numa época onde a as ciências como nós a conhecemos não existia.
O gra seria a energia coletiva sombria do ser humano, a junção de todos os defeitos representados nessa entidade, isto é, seus instintos mais pervesos, pois ele tenta matar a líder espiritual, e como aquela pessoa vai renascer precisa se livrar dessa energia!
Então a pergunta é a seguinte, há alguma explicação científica para isso, o inconsciente… a psicologia?!
Seria um terapia a moda antiga, q. os ancestrais africanas já trabalhavam, na religião, sem o pensamento racional da filosofia e psicologia?
Um abraço.
Boa tarde, Hungbono Charles!
No culto aos orixás existe o erê, no culto aos Nkisi tem o gra e no culto aos voduns tem alguma energia correspondente?
Outra coisa, axé, ngunzu e com os voduns, qual é a palavra correspondente?
Há?! Uma terceira pergunta, disseram-me q. a imolação de animais é feita de forma diferenciada, cortando os animais nos cantos da boca, rasgando pelos cantos, n. sei se me entendeu? Isso é verdade?
Um abraço.
Boa tarde Mário.
Não entedi o que vc colocou “No culto aos orixás existe o erê, no culto aos Nkisi tem o gra”???
Grá é uma cerimônia Gege e não Nkisi Angolano.
O Nkisi correspondente ao Erê dos Nagos é Nwunje.
Vc se equivocou em sua pergunta
Meu amigo Mário, não tente explicar cientificamente nenhuma religião, as duas não andam juntas, nem se misturam.
Nós do Angola temos uma cerimônia semelhante que se chama Nkita, e tem os mesmos fundamentos do Gege.
Tata, mo jùbá.
Eu diria que dentro do culto nigeriano a melhor psicologia está dentro do trabalho de Orí.
Quando todos estavam tentando entender a cabeça do ser humano nossos ancestrais já haviam colocado os pingos nos “IS” e dado um shouw de conhecimento sobre este assunto.
A psicologia hoje está apenas referendando o que Djedje, Angola e Ketu já fazem a muito tempo.
Onan rere o.
Tudo bem da Ilha, mas isso é uma questão de visão concorda?
Nossos “Santos” nos deram o poder do dicernimento e da decisão, o que foi a melhor benção, e como pior castigo o livre arbítrio ou livre escolha.
Para onde eu corro, rs.
Ire o.
nunca vi um castigo tão bem aplicado euandilu!!!
Ire o.
Boa tarde, Euandilu, Da ilha!
De fato me equivoquei, mas vc. entendeu o q. eu quis dizer.
É o seguinte, q. religião e ciências são caminhos diferentes, eu sei! mas, sempre encontramos pontos de convergência, pois do contrário a ciência já teria superado a religião.
Por exemplo, no Cristianismo Católico, em tempos anteriores, os integrantes daquela religião afirmavam q. o ser humano teve sua origem em Adão e Eva e ponto final. Era um mundo de pensamento fixista.
Darwin, sec. XIX, constatou a evolução biológica,nada de o homem vir do macaco, ele nunca afirmou isso, mas q. somos o resultado de um processo evolutivo.
Outra situação, se alguém apresentasse, no passado um comportamento q. fugisse dos padrões normais, esse estaria possuído pelo demônio e aí, o sacerdote católico, escolhido pelo bispo, faria o exorcismo, havia na liturgia católica romana, nas ordens menores, uma delas q. era o exorcistato.
Hoje, os teólogos acreditam no evolucionismo, sem q. isso venha a ferir os princípios cristãos e o demônio não mais tem acolhimento, ao menos em termos de possessão, pois logo afirmarão q. se trata de uma manifestação do inconsciente q. veio à tona.
Isso graças ao avanços ciêntíficos, q. em minha ótica, em nada atropelaram aquela crença. É verdade q. religião se baseia em mitos e mitos se contradizem, é só ler Mirceia Eliade, Marilena Chauí e outros.
Os mitos ocorrem em um tempo imemorial, no qual os padrões de presente, passado e futo não se aplicam. E a religião, segundo Durkheim, por meio de seus ritos, reproduz os mitos, q. são inquestionáveis (CHAUÍ, Convite a Filosofia, p. 29).
Diferente da mãe das ciências, a Filosofia q. procura explicar a realidade racionalmente, sem a interferência de deuses, ou similares e se algum desses filósofos, como Aristóteles q. trata da causa primeira, q. é imóvel e perfeita, nesse caso Deus.
Ele o percebe como uma energia q. não vai cobrar homenagens dos mortais e nem vive a anotar em seu caderno os feitos e mal feitos da humanidade (como afirmam os cristãos), isto é, não é um deus q. está preso dentro de igreja e q. necessita de adoração.
E as ciências, filhas da Filosofia, seguem a racionalidade sem a intervenção sobrenatural. Claro, q. são caminhos diversos, até porque a Parapsicologia afirma q. o transe das religiões afro-brasileiras na realidade não é algo q. vem de fora, do orun, mas de dentro, estado alterado de consciência, e agora?!
Estão todos enganados, acreditando q. recebem orixás, inkisis e voduns???
A própria, suposta aparição de Maria em Fátima, Portugal, ela diz, a Parapsicologia, q. é uma projeção do inconsciente, não seria o mesmo para os espíritas e p. os integrantes das religiões afro-brasileiras, quando afrimam ter visto orixás, ou eguns, aparakás e etc???
Ainda assim, creio q. haja pontos de convergências entre essas duas realidades e essas possam contribuir para a religião, mostrando q. num passado tão remoto, quando se procedia tudo movido pelo mito, se acertou tanto, sem a racionalidade moderna.
Só gostaria de concluir dizendo q. não me entendam como pedante, ou coisa similar, só achei q. deveria expor o q. penso, contribuindo dessa forma, com esse espaço pelo qual tenho maior respeito.
Um enorme abraço.
Um forte abraço.
Mário uma pena vc não ter vivenciado um ato de possessão.
Um trabalho de Orí ou até mesmo um ebó Eegungun (quando a energia se manifesta).
Em ifà dizemos que será impossivel vc tentar colocar no papel uma viagem para uma outra dimensão.
A ciência tenta explicar ou desmestificar, mas são apenas teorias.
O Quevedo passou e nós ficamos.
As florestas continuaram encantadas, quem já passou uma noite na mata dentro de um Oro, sabe o que digo.
O conhecimento do terceiro olho e seus fundamentos com Esù, Osóòsi e etc..
Orí lehin e Orí asiwaju, o movimento do rodopio o sair do chão.
Quem vivenciou isto não cultua òrìsá.
Tem adoração.
Ire o.
Sei bem o que da Ilha falou, quando me iniciei senti uma força tamanha que nem tenho palavras para escrever, mais quando vi um irmão de santo também sendo iniciado, voc~e sente e vê dobrado o que você passou!!!
coisa escomunal. so quem passou sabe o poder e energia ali dissipada e absorvida, já que a energia esta sempre se renovando!!!
Àsé!!!
Thiago, não sei para quem foi o seu recado, mas não nos comportamos desta forma.
Estamos atráz de um teclado e não sabemos quem está do outro lado.
O mundo é uma esteira nago, totalmente entrelaçado, este senhor pode ser o dona da padaria que vc compra pão e lhe alimenta diariamente.
Dependemos um dos outros constantatemente, a natureza não nos rejeita, somos nós que a agradimos, esta icapacidade que o homem tem de se adequar ao meio força uma serie de energias que não fazem bem ao mundo.
Pense em sua atitudes, se vamos mudar o mundo…Começemos por nós.
Ire o.
Mário concordo com vc e com a Filosofia de que não se recebe nada de fora, incorpora-se ou aflora-se o seu “Id”.
Seu inconsciente ou seja seu “eu” sua energia interior manifesta-se através de cânticos ou louvores adequados para que seja alcançado(a) o seu ponto de manifestação, onde vibra a sua energia. Deu para entender?
Nós Bantus, não acreditamos que nenhum Nkisi, nenhuma energia positiva venha de fora e sim que essa energia (Nkisi) aflora de dentro, ou seja nós fazemos parte de nossos Jinkisi e vice e versa.
Eu sou Nzazi… Sou e faço parte essêncial da particula ou molécula de energia que provém do raio.
Toda boa discução eleva em cultura cada um dos palestrantes.
Abçs!
Motumbá Da Ilha, fiz errado em falar o que senti na iniciação e ao ver alguém sendo iniciado?
Thiago falei sobre seu comentário jocoso.
Tata Euandilu jamais daria uma surra em alguém, não foi de bom tom vc se referir desta forma a um diálogo que está sendo travado em alto nivel de educação.
Ire o.
Da Ilha, já lê e re-lê o que escrevi, e não entendo a onde você leu que eu mencionei que o tata Euandilu daria uma surra em alguém.
Onde ele escreveu ” euandilu
Tudo bem da Ilha, mas isso é uma questão de visão concorda?
Nossos “Santos” nos deram o poder do dicernimento e da decisão, o que foi a melhor benção,( e como pior castigo o livre arbítrio ou livre escolha.).
Minha citação: ( nunca vi um castigo tão bem aplicado euandilu!!!).
Foi com relação ao que o tata Euandilu escreveu ( e como pior castigo o livre arbítrio ou livre escolha). Por conta dessa frase escrevi dando enfase ao castigo ou Benção que nossos santos nos derão!!!
“Nunca vi um castigo tão bem aplicado euandilu!!!”
E não que o Tata castigaria alguém!!!
Axo que agora ficou melhor explicado.
Àsé.
Meus irmãos Thiado e Da Ilha, palavras escritas nem sempre tem o peso da falada.
A conversa está boa, vamos nos ater a ela.
makuiu tata Euandilu e a todos os jipanji, tata me tire uma dúvida por favor,se o (a)nkisi vunji é uma energia ou divindade assim como os outros(jinkisi)como são chamados(as)aquelas energias infantis que incorporam nos azenza quando recolhidos e após também e que são de extrema importancia para uma inzo?uma outra perguntinha o senhor recebeu o meu email ? Nzambi ua kuatesa e moxi ngunzu kandandu!!!
Boa tarde, gente amiga!
Acolho com maior respeito as opiniões mesmo q. as vezes não concorde!
Já pensou se todos pensassem da mesma maneira e agissem?
A sociedade não teria o desenvolvimento tecnológico e social q. temos hoje.
A contradição é o motor da História.
Mas, aproveitando a pergunta do senhor Jeremias, fiquei curioso, o vunji tem a mesma postura do erê? E o que é inzo, senhor Euandilu?
Um forte abraço a todos.
Thiago, encerrando a conversa, aqui está o seu coments.
“nunca vi um castigo tão bem aplicado euandilu!!!”
Ire o.
Jeremias e Mário, Nwunji é um Nkisi da criação e Erê é um espírito infantil ou lado infantil do Nkisi.
No Candomblé temos vários Espíritos confundidos com Nkisi e Orixás, vejam os exemplos:
Nwunji com Erê
Pambu N’jila com Pombajira
Exú com Povo de Rua.
Caboclo com Oxossi.
Eguns com Pretos Velhos…
euandilu,
veja por favor a pergunta do jean no post do exú não é diabo.
abs
makuiu tata euandilu, tata me desculpe mas eu não formulei bem a minha pergunta no post anterior que na verdade é a seguinte: qual seria o nome em geral daquelas divindades ou energias que tem o jeito de ser como uma criança assim como os Erês dos yorubas?pelo o que o senhor ja postou anteriormente eu sei que não é e não se chama Vunji então qual nome se da a estas energias crianças que nascem dentro de um bakisi da mbutu ngola? Nzambi ua kuatesa e moxi kandandu.
É comumente chamado de Erê.
Fernando, onde está esse post?
euandilu,
Está no post “exu não é diabo”.
Aproveito para lhe agradecer sobre os atabaques, vamos fazer com o Tião mês que vem, Valeu!
Abs
Mário já lhe respondi uma pergunta semelhante em um outro post, creio que vc não tenha visto:
“No jeje também se usa muito a palavra axé (com a grafia “acè”) com o mesmo significado yorubá, e também a palavra Benói.
Sobre as imolações, não posso falar muito aqui a respeito, mas para as aves se procede no bico e os animais de quatro patas tem um modo espeicial de imolação também.”
No culto jeje há também o Niabiandutó, costumeiramente conhecido também como erê. O Grá ou Grã pertence ao culto jeje também.
Boa noite, senhor Charles!
As vezes me atrapalho nessses sites e não sei mais onde perguntei!!!
Entretanto, agradeço pelas respostas e entendo q. existem coisas q. não podem ser explicitadas, pois se tratam de fundamentos!!!
Um forte abraço. Mas não vou parar por aqui não, tá!!!
Boa noite, senhor Euandilu!
Um dia alguém me disse q. na nação angola coloca-se os búzios numa peneira e se executa o oráculo, sem tocar com as mãos nos búzios, isto é, atira-se pra cima a peneira de palha e se faz a leitura. É assim mesmo!!!
Mário, nós Angolanos usamos o tradicional jogo de búzios.
Nunca escutei e nunca vi o que vc narrou.
Abçs
Obrigado, por isso que procuro me informar com as pessoas certas, antes de passar adiante informações irresponsáveis!
Já observei q. os cânticos de angola são misturados com língua portuguesa, ou é também outro equívoco! São casas não credenciadas!
Um abraço.
São casas não tradicionais e/ou que misturaram suas tradições.
Casas tradicionais cultuam a liturgia bantu sem misturas.
kizua ambote e makuiu tata euandilu e a todos os jipanji, tata olha eu aqui de novo,peço desculpas se as vezes eu faço perguntas ao senhor referente a outras jindanji mas como eu pude ver em outros posts o seu conhecimento não se restringe a somente ao kandomble de ndanji bate folha e sendo assim se o senhor puder me exclarecer mais uma duvida eu o agradeço muito. Bom para compreender melhor a formação de uma ndanji eu andei pesquisando e estudando a respeito de alguns patriàrcas ate que me veio estas dúvidas: se o senhor severiano manuel de abreu (jubiaba) não era de nenhuma inzo de tradições bantu como que o senhor na época chamado joão pedra pretra (joãozinho da gomeia) obteve a dijina de londirá?encontrei registros de apenas uma iniciação do senhor londirá no ilê da senhora mãe menininha do gantois e sendo assim da parte de quem ele erdou os fundamentos,rituais ou preceitos da cultura dos povos bantu? Tata vejo que não a um consenso em definir realmente se a ndanji tumbansi é angolense ou kongoles e sendo assim porque que as pessoas que afirmam que esta maravilhosa ndanji é kongolesa carregam a divisão de kongo/angola?seria uma contradição ou seria simplesmente porque a senhora Tuenda dia Nzambi recebeu o título de mãe do angola na Bahia? E finalisando eu encontrei uma listagem de antigas casas de kandomble de várias nações e seus sacerdotes a onde aparece o senhor joãozinho da gomeia em duas casas que são uma da senhora mãe menininha do gantois e a outra na inzo do senhor Ampumandezu,ouve alguma ligação litúrgica do senhor londirá nesta ultima casa? Meus jipanji deixo bem claro que aqui neste post eu não estou afirmando nada e sim apenas querendo elucidar algumas dúvidas que pairam sobre a minha mutuê ate mesmo porque eu sou simplesmente um munzenza e como o nome ja diz eu sou apenas um aprendiz e no meu caso um eterno aprendiz. Nzambi ua kuatesa o kua Angana Nzambi Apungu beka muvó o kioso.
Jeremias, o Sr João da Goméia pelo que conta a história foi iniciado por seu Jubiabá que era um Pai de Santo de Candomblé de Caboclo.
Pelo que já lí, Sr João da Goméia foi iniciado para o caboclo Pedra Preta, e a ligação que ele tem com o Bate Folha foi a amizade que ele teve com Samba Dia Munguá, que era filha de Santo de lá, ele a acolheu na casa dele pois a mesma tinha sido convidada a se retirar do Bate Folha, e ela tinha apenas 3 anos de iniciada, então com certeza não levou nenhum fundamento de nossa casa para a Goméia.
Dona Menininha do Gantois foi a única Mãe de Santo da Bahia que deu confiança a seu João pq ela tinha resolvido um problema com o caboclo dele, e por isso deu obrigação nele por agradecimento.
A Goméia tem inicio em Candomblé de Caboclo e contiuação no Ketu.
Mas antigamente era comum dos pais e mães de santo antigos, quererem ser tudo e saber de todas as nações, esse é um dos grandes problemas das misturebas que se vê por ai hj em dia.
Nsuku ambote Tata Euandilu e a todos os jipanji, Tata eu te agradeço pela pronta resposta e pelo que eu pude entender este kandomble de caboclo seria a nação do omolokô de hoje,ou o senhor acha que seriam so parecidos? Moxi kione kandandu.
Boa tarde, senhores: Charles e Euandilu!
Se já fiz essa pergunta antes me perdoem!
A língua yorubá tem como critério prosódico a tonicidade (tom alto, médio e baixo), o que constitui uma dificuldade para nós de língua portuguesa cujos ditames de pronúncia estão submetidos ao critério acentual, isto é, sílaba átona e e tônica.
Muito bem, senhores, o bantu é uma língua tonal, acentual ou segue outro critério? O mesmo pergunto sobre a língua Fon?
E a oralidade, nessas duas vertentes culturais e religiosas, possui o mesmo peso q. na cultura yorubá?
Um abraço.
Boa tarde, senhor Da ilha!
Em 8 de março, o senhor disse que em Ifá está dito q. nós não temos como falar das experiências da dimensão espiritual.
Não está na íntegra, mas o sentido foi esse! E minha pergunta é, quando o senhor disse isso, estava fazendo uma referência ao texto sagrado( não escrito) da tradição yorubá?
Um abraço.
kizua ambote e makuiu Tata Euandilu e a todos os jipanji, Tata os kandombles de mbutu kongo/angola alem do dialeto kongoles tambem podem utilisarem em seus cultos e fundamentos em geral o dialeto angolense ou existe um dialeto sacerdotal próprio para este fim? Nzambi ua kuatesa e moxi ngunzu kandandu o kioso.
Respondendo ao Mário:
Quase toda língua africana é tonal.
A particularidade das linguas faladas em territórios Angolenses, é a nasalidade.
Exemplo: Toda palavra começada pela letra “N” lê-se “UN”.
Nzazi, Nzambi, Nvulu, Ntambi e etc….
Jeremias as línguas faladas em candomblés de matriz Angolanas ou Kongolêsas, são principalmente o Kimbundo e o Kikongo, existem outros dialetos como o Umbundo, mas o praticado mesmo são os dois que citei acima.
Neste cáso eu entendi que as casas de matris podem utilisar os dois dialétos que o senhor citou,Ex: a ndanji do senhor o Kupapa Nsaba por ser mbutu kongo/angola seus membros hora podem falar em kikongo e hora podem falar em kibundu?é isso mesmo tata? Desculpe me a perguntação. Sakidila.
meu caro amigo de fé oque vale as palavras se não tem o ESPIRITO,conheço uma casa na baiha chamada BATE FOLHA não sei se já ouviu falar. Fui até la numa festa de kitempo e presenciei senhoras muito humildes 50,60 anos de iniciação e reparei que a prunucia das cantigas eram deferetes
das demais casa espalhadas por nosso brasil mas o tipo de manifetaçao espirituao no caso os NKISIS era puras vedadeiras sem vaidades pessoais ou ogas arrogantes que tem porai e reparei que na verdade oque importa é aforça vinda da natureza da forma que cada um de nos apredemos e acreditamos e nao so o dealeto ensi nao que osenhor tenha culpa mas as pessoas acham que se for nu candomble e as cantigas ali cantadas nao for pronuciada da forma que elas acham correto ali nao tem força ou santo ou qual quer tipo de força esperitual eu acho que antes de tudo nos somos brasileiro e cultuamos a fé não o dialeto obrigado e me descupa se fui errado no meu cometario deus nos abençoe
Caro Marcelo, conheço muito a casa do Bate Folha pois sou de lá.
Realmente as festas de Kitembo são maravilhosas e minhas tias, são extremamente sábias.
Concordo contigo que a religião tem que vir do coração e da alma, mas conhecimento de causa, pois candomblé é culura.
Abçs e obrigado pelo elogio a minha casa.
obrigado mas sua digina nao consta no livro de iniçiados no bate folha meu caro amigo acho melhor vc da uma olhada de ta avendo um engano obrigado
so vc entra no saite cobantu é de um filho da cas chamado tatá taua la tem dodas as diginas des de seu manoeu bernadino da paixao até hoje com seu cicero rodrigues atual zelador da cas bate folha salvador fundada 1916 obrigado
amigo me descupa nao tinha lido seu perfiu reaumente vc é do bate folha mas do rio de janeiro casa fundada por joao lesengue filho do primeiro barco de seu bernadino bate folha de salvador lembrdo que forao iniçiados outros muzenza no primeiro barco obrigado e descupas vc de uma serta forma tambem é das aguas do bate folha de salvador
Marcelo, sou do Kupapa Unsab RJ filho de Mam’etu Mabeji, descendente da casa do Bate Folha Salvador.
Meu avô de santo foi o Hianga de Ampumandezu.
Obrigado pela sua preocupação com minha descendência.
E.T:/ Tauá não foi iniciado no Bate Folha e sim tomou obrigação por lá. Ele não tem permissão de Cícero ou de minha tia Ganguasese para publicar qualquer coisa que seja em nome do Bate Folha, ele faz a revelia, aliás ele não leva adiante as tradições da casa e pelo que todos sabem, é o maior compositor de cantigas de angola.
Abraços
meu amigo nunca entrei nesse bate papo com o senhor descofiando da sua integridade nem de suas desendecias, só fiquei querendo saber sua raiz por motivos obivios o senhor me entende na internete tem muinta gente que fala que isso ou aquilo mas menten em fim obrigado pro tudo me descupa se em algum momento le fautei com respeito e para bem pela sua raiz .sobre taua sei que é um copositor nato da angola e se acha um rouchinou kkkkkkk mas as e sei que ele ñ segue a raiz bate folha salvador só faz uso do nome para enganar as pessoas que suposta mente agreditao nele sobre iniçiados la em salvador no bate folha é a unica coisa que tá serto no saite dele dito por negua GANGUASESE .só acho que deveria ter um tipo de fiscalização por que ele colocou a dijina dos iniçiados no bate folha des de sua fundação até hoje isso no meu modo de ver é um abesurdo mas quem sou eu pra falar mas em fim sua benção e somos das mesmas aguas so da raiz tambem .
Sem problemas Marcelo, estamos aqui pra isso mesmo.
Se ele estivesse registrado na confederação Bahiana de terreiros, certamente seria punido, mas como é de são paulo…
Abçs e tudo de bom.
Makoiú….Tata Euandilu….gostaria de saber a resposta quando uma pessoa fala para outra Sakidila que no meu entender significa Obrigado…… quero saber se estou certo no meu entendimento e qual é resposta correta que respondemos essa a essa pessoa……se puder me esplica….e desde já agradeço a voce pela sua colaboração no angola. Ah ! ia me esquecendo por favor e tambem como se chama no Angola…. as seguintes palavras……. contra egun, Xaorô, umbigueira, cura, orô, meu ou minha e por ultimo o significado da palavra……(palavra)……desde já se puder me responder muito obrigado e precisamos de pessoas como voce na Nação Angola.
eu queria saber a ligação de bamburucema
Salvador,
“Ua sakidila” é uma forma de expressão de agradecimento mesmo, pode se responder “Uá Nzambi”.
Existe muita palavra aportuguesada tanto no Angola como em Ketu, que não tem uma tradução correta.
SALVADOR VENTURA # # #
Makoiú Tata Euandilu meu respeito ao senhor……mas na sua resposta ficou faltando as seguintes palavras a serem traduzidas como ……. contra egun, Xaorô, umbigueira, cura, orô, meu ou minha e por ultimo o significado da palavra ……e gostaria de dizer que não é para testar sua sabedoria mas sim porque não sei mesmo o significado e questiono aos meus superiores hieráquicos que me dizem que não é hora de saber ainda…mas sei que isso não é fundamento profundo e conhecimento que se deve ser passa do para o muzenza logo na sua iniciação…..por favor me responda se puder e desde já o agradeço a sua boa vontade e seu conhecimento que sei que é vasto no Angola pelas suas respostas que tem dado a varias pessoas a qual o senhor responde muito obrigado.
Salvador…
Existem palavras aportuguesadas que não tem tradução,
Contra Egun e Umbigueira são alguma delas.
A palavra “CURA” vem de “KURIÁ” ou seja comer. é por essas incisões que nosso corpo come, e não servem simplesmente para marcar um iniciado como alguns dizem ou fechamento de corpo.
A palavra Xaorô é bantu como Kele e tantas outras que pensamos serem de outro dialeto.
A palavra Meu ou Minha é “ETU” alguns exemplos são: Mam’etu ou Tat’etu… Minha Mãe ou Meu Pai.
Abçs
SO APENAS UM ADMIRADO DA NAÇÃO NGOLA QRIA DO SR TATA EUANDILU ME SPLICASSE SE A DEFERENCIA ENTRE O DIALETO DO BATE FOLHA PARA O TUMB JUNSARA DESD JA EU FICO GRATO
Boa tarde,
Gostaria de saber por que existe na Nação Angola o uso da digina e nas outras nações, por exemplo, Ketu e Jeje, não tem?
Como se dá o parentesco e a relação com avô, bisavô, trisavô e etc de santo? Sou makota, nesse caso tenho a mãos dos meus antepassados em minha cabeça?
Obrigada.
Bomdia!!gostaria que me ajudasse a desvendar um nome que uma pessoa veio me falar em sonho quando acordei ouvi uma voz que ñ passasse a mão na cabeça e anotasse será que vc pode desvendar esse nome Nkisi Gunzelé diunda dionga aguardo sua resposta vai me ajudar bastante obrigada.
euandilu, hj após uma consulta ao oráculo, descobri algumas coisas a respeito de minha vida: sou filho de Uambulu Nsema, preciso fazer oferendas a Nzazze e a Lembá, e estou sendo perseguido por um Nvumbi., e preciso fazer um kibane mutuê. vc conhece alguma casa em salvador onde eu possa me cuidar. pois a pessoa com a qual eu me consultei mora muito distante de mim, impossibilitando que eu me cuide com ela.a proposito vc poderia me informar o significado das seguintes palavras: ipori, ojiji, eko. grato!!!
João infelizmente eu não conheço muitas casas de tradição ai em Salvador, a não ser o Bate Folha e o Tumba Junsara, sugiro que vc vá a uma delas se consultar.
Pela sua escrita, me pareces conhecer bem o vocábulo bantu. Eu não sou um expert no assunto só um aplicado estudioso, não sei se vc sabe mas só em Kabinda que é a capital de Angola, existem além da língua portuguesa que é a oficial, mais 25 dialetos falados, então é muito difícil vc conhecer tudo.
Me parece que a palavra “Ojiji é um diminuto da palavra Ojijilu que quer dizer perseverança ou perseverante, as outras palavras: Eko e Ipori, infelizmente eu não consegui o significado.
Abraço e bom fim de semana.
euandilu,já entrei em contato com o sacerdote do bate folha, depois volto aqui e compertilho o resultado. grato!!!
Euandilu, ago.
Colaborando Ojiji é a nossa sombra, èkó é bolo de farinha do milho branco e Ipori ou Iponri é ideia de envolver todo o corpo onde ipo é o dedão do pé e Orí a cabeça, temos também a informação de alguns sacerdotes onde Iponri é a linha que liga a particula divizada do nosso corpo ao nosso duplo no òrun ou ainda mais, o proprio Orí que se encontra em estado de energia no òrun.
Abraços.
Ire o.
TÁ MUITO BOM ESSA TROCA.
KOTA LOJI IA NDANDALUNDA
FILHA DE MAM’ ETU MADOZÃ
Obrigado pela colaboração Fernando, existem palavras que parece pertencer a um dialeto e é de outro, ou, existe a mesma palavra igual nos dois dialetos mas com significados diferentes.
ola meu nome e claudio e gostaria de saber como se canta essa cantiga correta…. ossayn e araeo… ossayn e de mocosum e de mocosum ossayn e ooooo…. aguardo resposta…
e o significado dessa contiga.. que nação esta sendo cantada… tudo que for possivel
claudio,
Não conheço como cantiga de Ossaiyn, cantiga ligada as oferendas dos animais.
Axé.
Mukuiu, Tata Euandilu.
Alguém que dará uma obrigação de 01 ano na nação Angola, Axé Tumba Junsara, pode fazer a sassanha no sábado de carnaval? Não há problemas?
O yaô ficará de preceito no barracão após a sassanha.
Aguardo.
Carlos
Outra questão: numa casa de Angola Tumba Junsara pode ter dois Logun Edé? Os assentamentos podem ficar no mesmo quarto de santo?
Carlos
Carlos, eu não vejo problemas nenhum em uma casa ter dois filhos de um mesmo santo, pelo menos na minha casa é assim.
Makoiu Nzambi Carlos, Makoiu.
Olha mano eu não vejo problemas em uma pessoa fazer algum preceito no carnaval. Quem se reserva no carnaval e na quaresma, são os cartólicos, nós somos candomblecistas espiritualistas.
Mas tbm acho que o carnaval sendo uma festa da carne, é pra gente descansar o espírito e brincar.
Abçs!
Mukuiu Nzambi, Mukuiu.
Tata Euandilu, obrigado pelo retorno. É que simplesmente criam tantas coisas, falam tantas coisas, que nos deixam com a cabeça quente e se formos buscar o pai ou mae de santo teremos que revelar as fontes causando assim um desentendimento, entende?
Zambinaquatessá.
Carlos o grande problema de nossa religião é o sincretismo religioso, no passado isso foi necessário para preservar nossa cultura por causa da retaliação da polícia, hj com a abertura religiosa, não precisamos mais disso.
Xangô não é São Jerônimo e etc…
Tata Euandilu, boa noite.
Minha dijina é Odé Onilê, mas, aqui não temos um contato tão intenso com o candomblé e o aprendizado fica comprometido. Perdoe possiveis erros de grafia na língua bantu, não me entenda como desrespeitoso quanto a sua posição dentro do santo. Sou muito curioso e gosto muito de conhecimento, mas, vejo que os mais velhos aqui não são tão bons em repassar as sabedorias ancestrais. Acho que ficam vaidosos de suas posições e não nos orientam como deveriam. Desculpe o desabafo, rsrs
Tenho uma outra dúvida e se puder esclarecer.
Eu pensava que todos os raspados tivessem que assentar um Bara.
Aqui (Angola Axé Tumba Junsara) dizem que nem todos tem Bara para assentar e além disso não cuidam dos oduns.
Quando comecei a frequentar o candomblé, eu fazia parte de uma casa de Keto. Lá Oxossi pediu para assentar minha ibáori e o Bara para dar caminho.
Mas, a casa se fechou e fomos de certa forma conduzidos para uma casa de Angola, onde futuramente fui raspado.
A mãe de santo após minha feitura mandou desmanchar a Ibáori e o Bara dizendo que na obrigação de 01 ano assentaríamos os escravos do santo (Exus e Pombagira).
Agora tenho sentido uma cobrança do Bara e no final do ano passado ele caiu no jogo pedindo para ser alimentado.
Veja como a situação é contraditória. Por que ele foi desmanchado, então?
Entende minha situação.
Se puder me ajudar com alguma informação esclarecedora, eu agradeço.
Mukuiu Nzambi, Mukiu.
(a grafia está correta?)
Carlos de Oxossi.
A tempo: sobre os oduns, dizem que não cuidamos deles.
Mas, no Keto lembro que eu deveria pelo menos uma vez ao ano verificar os oduns e positivá-los para que as coisas caminhassem bem.
Fico sem entender muito bem.
A Angola não cuida por determinação ou não sabem positivá-los?
Carlos boa noite.
Meio confuso seu texto mas vamos lá…
A começar pela sua dijina “Odé Onilê”, que não é um dialeto bantu, ela está escrita em Yorubá, não temos a nomenclatura de Odé.
Não assentamos “Bara” temos Pambu Njila que é o guardião de cada pessoa e cada um tem o seu.
Não temos “iba orí” isso tbm é tradição Ketu.
Não cuidamos de “Odús” isso tbm é uma tradição Ketu.
Não assentamos Exús e Pombajiras, isso é tradição da Umbanda.
Como vc pode notar Carlos, a casa que vc se iniciou tem várias misturas e eu estou muito confuso para poder ajudá-lo, não sei bem o que dizer, mas se eu fosse vc, fazia uma pesquisa para saber dos antecedentes da sua casa de “Angola”, que não me parece ser uma casa descendente do “Tumba Junsara”.
Só faltou vc dizer de onde é, e onde fica sua casa.
Me desculpe, mas não posso omitir a verdade.
Abraços!
euandilu boa noite queria saber se vocÊ pode mim informa onde encontro um ilÊ tumba junçara aqui no rio gostaria de conhecer essa raiz. um forte abraço aguardo
Mauricio existem muitas casas tradicionais do Tumba Junsara aqui no Rio, vc só tem que me dizer o bairro que vc está para eu poder indicá-lo, mas temos as casa de Madozan no meier, do Sajemi em Campo Grande, Talamisirê em Jardim América e outras tantas descendentes direto do Tumba Junsara.
Abçs!
bom dia euandilu moro em jardim américa não sabia que aqui no meu bairro tem tumba junsara, preferia conhecer em outro bairro a tumba junsara vc pode mim passar telefone ou endereço. obrigado pela atenção
Boa Tarde. A meus irmãos que possam me responder…sou do Angola – 24 anos de Santo feito, rombona de minha casa e dofona num barco de 3…amo as coisas dos orixãs e como o aprendizado nunca termina, gostaria de saber pq muitas casas nos dias de hj tiram muzenza do sexo masculino, de saia comprida e saiotes. No meu axé nunca tivemos este costume. Obrigada desde já. Axé a todos!!
Bom Sueli se vc é feita a 24 anos sabe muito bem que o tamanho da saia independe do sexo da pessoa e sim do santo que ela é.
Se é de Santo Fêmea usa saia comprida, e se é de santo homem usa saia curta e bombacho.
Costume básico em qualquer casa de santo seja Angola, Gege ou Ketu.
Abraços!
bom dia euandilu estou esperando a resposta estou muito ancioso é outra coisa se vc conhece essa babaloworixa tawagi de vilar dos teles fico no aguardo
Mauricio eu conheço Tauaji, ele é filho de finado Dioclécio do Tumba Junsara, so não saberia te dizer end nem tel, só fui lá uma vez.
O Candomblé de TJ de Jardim América fica na R. Fernandes da Cunha pertinho do Juscelino, o nome do Tat’etu é Talamisirê e o tel de lá é 2475-7575, se ligar pode dizer que fui eu quem lhe deu o número.
Eu estarei lá dia 02 de fevereiro, vai ter saída de Muzenza.
Abçs
bom dia euandilu moro em frente ao jucelino só não sabia que é a tumba junsara só que não quero aqui perto da minha casa mais valeu pela informação vou ve se acho esse tauaji obrigadão mesmo um otimo final de semana
oi de novo deixe eu falar um pouco de mim , sou ogan conhecido pela digina de toboajo , neto do falecido amororodé dei minha cbrigação de 15 anos na cidade de salvador , no ile axé o po afonjá na casa dos 12 ministro de xango
irmão então de dou ate já e te peço mukui ate lá dia
Que bom que vc é de uma casa tão tradicional com o Opo Afonjá, conheço e gosto muito da Yalorixá Estela, uma pessoa de grande importância para nossa religião.
axé sabado dia 2 estarei na saida de muzenza
Euandilu,
Agradeço sua colaboração e franqueza.
Algumas questões realmente são porque vim de Keto e fui raspado na Angola.
Mas, lendo artigos, conversando com pessoas cultas como vc, fui percebendo essas misturas que vc citou.
Começando pela dijina.
Isso me deixou confuso, por isso estou te questionando.
Sou de Ubá (MG), a mãe de santo reside no RJ, é filha de Dioclécio (Tata Luemin). Ela chama-se Penha , conhecida como Mutalambô.
Não tenho intenção de denegrir ninguém, mas, tb não quero ficar sem conhecimentos.
Eu entendi o que vc comentou, só fiquei confuso com o fato dos assentamentos de Exus/Pombagiras.
Quem são os escravos do santo na Angola? Como ficam os catiços (exus)?
Mais uma vez peço que desculpe importuná-lo.
Mukuiu Nzambi, Mukuiu
Conheço algumas pessoas da casa de finado Dioclécio, conheço o kambondo Nkosi Mbala (Amilson) que era confirmado pelo Nsumbo de seu Dioclécio, e conheço tbm Paulo de Kabila….
Como falei anteriormente, Exú catiço são entidades da umbanda como por exemplo, Tranca Ruas, Maria Padilha e etc. Nós temos nossos guardiões que são assentados e tem dijina.
A grande confusão entre Pambu Njila e Pombajiras, se deve pela terminação da palavra “Njila” que é um artigo feminino “A” então muita gente até hj pensa que Pambu Njila é fêmea e é a mesma coisa que as pombajiras da umbanda, lego engano.
Pambu Njila não é catiço nem Diabo, é um Nkisi que pode ser feito na cabeça de uma pessoa, ele é tão importante como Lembá.
Euandilu,
Os guardiões que são assentados viram em seus protegidos?
As diginas deles são fornecidas pelo pai de santo?
Os exús catiços então só aparecem na Umbanda, não tem representatividade na Angola?
Entendi Pambu Njila como um Nkisi e que pode ser raspado, mas, realmente entendia que os guardiões/escravos seriam catiços. Ledo engano.
Obrigado, mais uma vez.
Carlos os “guardiões” não incorporam em ninguém, eles nos protegem, são espírios escravos que são alimentados para que nos forneçam proteção.
Sim a dijina deles é fornecida pelo pai / mãe de santo dependendo do Nkisi ao qual ele está ligado.
Exús catiços ou espíritos da encruzilhada, assim como os pretos velhos são originários da Umbanda.
O que aconteceu foi que muita gente que era de Umbanda foi fazer santo no candomblé e esses “catiços” permaneceram com eles depois de suas feituras, assunto complicado e muito controvésso, pois os catiços em quase todas as casas viraram escravos dos Jinkisi, como se essa cultura existisse na África, isso é mitologia Brasileira, foi incorporada (na minha opnião erradamente), ao culto dos Jinkisi/ Orixás e voduns aqui no Brasil.
Na minha casa e tradição de Angola, não temos catiços assentados, respeitamos mas não tratamos nem cultuamos.
Euandilu,
Agradeço os esclarecimentos e a sua disponibilidade de repassar seus conhecimentos.
Futuramente gostaria de conhecer uma casa de cultura angolana do Axé Tumba Junsara que mantenha a tradição.
Se puder já me passar algum endereço e contatos, agradeceria.
Espero poder continuar tendo sua atenção e amizade.
Mukuiu Nzambi mukuiu
Ok, pelo face te passo uma casa que irei sábado agora.
Eandilu, cozandiô
pode existir duas pessoas com a mesma digina?
aguardo resposta ,abracos.
Nzambi Ntala Ed,
pelo certo pelo certo, não deveriam existir duas pessoas com diginas iguais, mas….. A gente vê isso porai.
Nem saberia te explicar o porque.
Euandilu, colaborando.
Dentro do Culto Tradicional nomes iguais é o mais comum.
E este nome quem nos dá é Òrúnmìlá, nossa autoridade máxima.
Ire o.
Mokuiu!
Estou procurando uma casa da nação Angola em Sp capital para seguir,
Alguem teria uma para me indicar?
Meu email thaisnn@hotmail.com
Obrigada
Olá euandilu. Boa noite. Se possível, gostaria que me esclarecesse umas duvidas: pelo que eu sei nzingalumbondo é um nkisse cultuado apenas no bate folha, exite algum nkisse cultuado na tradição angola que não é cultuado no bate folha? Vc sabe por qual motivo a finada senhora samba dia mungu foi convidad a se retirar do bate folha e onde ou com quem ela terminou suas obrigações? Outra coisa: será muito dificil eu conseguir uma consulta no TJ em salvador?
João Paulo, realmente Nzingalumbondo é um mukixi somente cultuado no Bate Folha.
Um exemplo de Nkisi que é cultuado no Tumba Junsara e não é cultuado no Bate Folha é Angoroméia.
Sinceramente eu não saberia te explicar o porque minha finada tia Samba Dia Munguá saiu do Bate Folha, só sei por alto que era por divergencias na época com os Kambondos da casa. Pelo que sei ela não tomou as obrigações com mais ninguém, mas sim juntou-se a Joaozinho da Goméia e participou de sua casa.
Quanto ao Tumba Junsara de Salvador, procure o Xuxuca e fala para ele que precisa de ajuda e que eu falei para vc procurá-lo, ele certamente irá te ajudar.
Abçs
Sr Euandilu bom dia. Me diga uma coisa: quando uma pessoa é abiã de um terreiro ketu e pertence a um determinado orixá (ogum por ex), caso essa pessoa queira mudar de nação passando a frequentar um terreiro angola, obrigatoriamente deverá pertencer a um nkisse da mesma energia (nkosi por ex) ou pode ser de uma energia bem diferente como lembá?
Respondendo a Maria Vilma.
Maria sou de opnião e tenho certeza absoluta de uma coisa, quem nasce no Angola tem que morrer Angola, assim como Ketu, Gege ou outra nação que haja.
Quem é de Nkisi não vira de Orixá nem de Vodum, são iniciações e preceitos diferentes, cada nação tem seu jeito de fazer as coisas para seus Deuses.
Não concordo com trocas, pois cada um no seu quadrado.
Sr euandilu, obrigado pela resposta. Tb concordo plenamente com o que o senhor falou. O problema é como saber se a pessoa pertençe a um orixá, nkisse ou vodum. Alguns sarcedotes até veêm no jogo qua a pessoa pertence a uma outra tradição, mas para não “perder mais um” acabam omitindo a informação e aí vem outra questão: como o consulente pertence a uma outra nação, ele não pode ser possuído pela divindade daquela nação “estranha” a ele, e o que ouve é que não é rodante. Já conheci um caso de um rapaz comfirmado como ogã no ketu, que durante uma kizomba bolou com o nkisse. Imagino os conflitos internos que o acompanham até hoje…
Olá, Euandilu.
O que é “Tatamiro”, referido na música de Vinícios e Toquinho?
Agradeço desde já!
Olá, Euandilu.
Gostaria de saber o que significa “Tatamiro”, referido na música de Vinícios e Toquinho?
Agradeço desde já!
Lucas na música existe uma coisa chamada “licença poética”, em que o autor usa e/ou modifica as palavras de acordo com sua vontade e rima dos versos que compõe,
Tata quer dizer Pai e Miro eu não conheço, mas conheço uma cantiga de “caboclo” que dá sentido a esta palavra “Tatamirô” que significa mais velho, mais antigo.
NO TEMPO DA MUNHANGABA,
ELE É TATAMIRO,
NO TEMPO QUE TRABALHAVA,
ELE É TATAMIRO….
Acho que é bem porai.
Abraços
Euandilu sou abian e fiquei um tempo numa casa de jeje infelizmente desastroso e fui para uma angola bate folha e desconheço de muita coisa gostaria de conversa reservado com o senhor para esclarecer algumas dúvidas desde já agradeço
Rodrigo, mande um email para mim, se morar no Rio é melhor.
ricktenorio@hotmail.com
Sim moro no RJ o senhor tem zap senhor auandilu se vc tiver meu número é esse 21 968205078
Boa noite, acessei a pagina casualmente. Achei interessante porém venho muito respeitosamente solicitar se posso dar alguma informação, sobre a língua Kikongo usualmente falada nas casas de Candomble, Macumba e outras. Nao participo de nenhuma dessas culturas, mas sou um verdadeiro Bakongo nascido em Angola e falo a minha língua desde que nasci. E uma verdade que o Vocabulário aqui e o usual no Brasil e bastante mesclado com outras línguas de Angola ou mesmo da África. Razão que encontro alguns paradoxos em alguns termos. Já temos meios e condições para que as pessoas que queiram falar a língua Kikongo, a falem na forma correnta buscando ela desde a sua etimologia. Quero lembrar que a letra ( R ) nao faz parte da língua Kikongo Kian sika sika. E do conhecimento que as fontes de que vocês usam sao dos desdobramentos e do grande esforço de nossos antepassados. Temos mais vocábulos em Kimbundu no vocabulário, que podem ser actualizados . Obrigado. Dias P.Macaba
Bom dia Dias Pedro Macaba, seria maravilhoso se o Sr pudesse contribuir com seu conhecimento para que evoluíssemos. Se quiser podemos interagir por email, o meu é ricktenorio@hotmail.com. Grande abraço
Gostaria receber no email mas informações e publicações grato.
Alberto marque a caixa de remessa de textos, somente você pode fazer isso.
Ire
Mukuiu…sou Yakayami….Queria saber pq tem alguns preceitos que são de um ano…cumpri o de 97 dias, e tem alguns que são de um ano…
Grata 🙂
Yakayami, primeiro vc tem que dizer que preceitos são esses que vc tomou e segundo quais os outros preceitos que vc quer saber a duração!
Caros, bom dia!
Alguem saberia o significado da palavra maiambolê, maiambolá, ou maiangolê e maiangolá. Já me falaram que são palavras bantu. Porem estou em duvida no significado. Sei que tem um ponto de Xangô que contem estas duas palavras.
Caros.
Tenho duvida em relação a duas palavras maiambolê e maiambolá, ou maiangolê e maiangolá. Me disseram que são palavras Bantu, porem não sei o significado. Ouvi essa palavra num ponto de Xangô.
Alguem saberia o significado?
Desde já agradeço
Caro Sergio, existem as duas palavras MAIOMBOLÁ e MAIANGOLÁ.
A palavra MAIOMBOLÁ quer dizer estado de inconsciência, transe e MAIANGOLÁ significa, descendente de Angola.
Agora Maiambolê ou Maiambolá, não encontrei essas palavras.
Euandilu
Muito obrigado pela explicação. Realmente faz sentido.
ô Zaziê ô Zaziá, ô zaziê maiangolê maiangolá
Não sei se a grafia está correta, porque não conheço o dialeto.
Conheço u a casa que se diz ser Angola, las tem:
Bara , pombagira, Ere, preto velho, ibaori, caboclo e náo cultua noise, cultura orixa
Bom dia, fui em uma casa, que é Omoloko, e sua raiz é bate-folha, mas lá são cultuados os Inkisses, mas pela uma linguagem tradicional os chamam de Orixás pelo simples entendimento da pessoas. Será o certo ??
Bom dia Renânia, com certeza absoluta está casa de Omoloko que o Sr foi, não tem ligação nenhuma com o Bate Folha. As pessoas se apegam ao nome de uma raiz tradicional, para que suas casas sejam legitimadas. O Bate Folha é uma raiz forte, opulenta, e sem transformações.
O que o Sr ver lá não condiz com a raiz citada.
Paulo, vc conheceu uma casa de Um banda, se auto intitulando Angola.
So ua observação, casa de Angola cultua Caboclo sim, e Ere existe em qualquer nação.
Ab4acos
Concordo plenamente.
Ire o
e o fato de não cultuar os Nkises? lá eles cultuam orixás, tem diferença neh?
creio eu que lá não eh angola não!
Paulo sem dúvidas nenhuma, essa casa não é angola pois não cultua as tradições bantus, ou seja Nkisi. Abraços
Maku iu Tata, o sr postou algo mais sobre vocabulário? Abs,
Primeiramente parabenizo a presente postagem, que está à elucidar, de forma simples e objetiva, dúvidas pertinente as tradições religiosas da Nação Angola ou Angola-Congo.
Aproveitando o ensejo, eu também gostaria de formular algumas perguntas ao Tata Euandilu. Peço que me perdoe, por equívocos cometidos em relação aos equívocos cometidos na grafia:
– qual a diferença entre Muxaká e Ingorossi ?
– a Inkita é similar ao Grá da Nação Jeje ?
– poderia nos indicar uma pequena bibliografia relevante, sobre as tradições religiosas e culturais da Nação Angola e Congo no Brasil ?
– em alguns vídeos religiosos, postados no You Tube, são mostradas cerimônias religiosas (no Brasil), onde os Nkisis manifestados apresentam-se usando máscaras. Poderia comentar, sobre essa paramentação litúrgica ?
– existe realmente algum aspecto ou caminho feminino do Nkisi Pambu Njila, ou um outro Nkisi semelhante a este que seja feminino ?
– é errado buscar-mos a verdadeira origem da Umbanda, nas tradições religiosas Bantus ?
– existem mitos dos Nkisis, tal qual existem dos Orixás ?
– o significado mítico da Kukuana, é o mesmo do Olubajé ?
Desde já agradeço.
Bom dia Manoel, me desculpe a demora na resposta, mas devido a projetos pessoais e a muito trabalho, não estava podendo atender ao blog, mas vamos lá.
– qual a diferença entre Muxaká e Ingorossi ?
Toda a diferença, Muxakadê é uma reza específica e Ngolosi quer dizer entardecer, e virou verbo para rezas, pois é nessa hora que se reza.
– a Inkita é similar ao Grá da Nação Jeje ?
Sim são cerimônias semelhantes, é uma cerimônia onde vamos dizer, é o momento da loucura do santo, onde ele é desmonizado.
– poderia nos indicar uma pequena bibliografia relevante, sobre as tradições religiosas e culturais da Nação Angola e Congo no Brasil ?
Infelizmente Manoel, eu não conheço nenhuma obra séria que fale sobre as tradições de matriz bantu no Brasil, mas os autores relevantes são Nina Rodrigues, Prandt, Manuel Quirino e Artur Ramos, se achar alguma bibliografia escrita por eles, compre.
– em alguns vídeos religiosos, postados no You Tube, são mostradas cerimônias religiosas (no Brasil), onde os Nkisis manifestados apresentam-se usando máscaras. Poderia comentar, sobre essa paramentação litúrgica ?
Manuel, infelizmente a religião está cheia de inventores de moda e aproveitadores da fé alheia. Mostram novidades para dizer que eles são o caminho certo da Áfrika.
Eu combato veementemente as máscaras (MUKANGE), pq elas não são simples PARAMENTOS de santo, e sim fazem parte de uma ritual sagrado, e a primeira regra para se usar uma máscara, é a ser circuncisado, e só homens que as usam.
– existe realmente algum aspecto ou caminho feminino do Nkisi Pambu Njila, ou um outro Nkisi semelhante a este que seja feminino ?
Eu já escutei falar em PANJIRA, VANJIRA mas sinceramente não conheço o culto e nunca vi nenhum assento. Portanto desconheço.
– é errado buscar-mos a verdadeira origem da Umbanda, nas tradições religiosas Bantus ?
A Umbanda tem muita coisa do Angola, não da religião mas sim da cultura em suas palavras e dialetos, e os Pretos Velhos, que de acordo com estudos, são espíritos de escravos Bantus.
– existem mitos dos Nkisis, tal qual existem dos Orixás ?
Bom mano eu não conheço mitos para Jinkisi, e sim lendas dos povos que cultuavam os Jinkisi a África, o qual começarei a publicar no site em breve.
– o significado mítico da Kukuana, é o mesmo do Olubajé ?
Não, o Olugbajé é uma cerimônia de cura segundo seus Itans e a Kukuana é uma cerimônia de “distribuição” e agradecimento.
Espero ter respondido suas questões e ter ajudado!
Um abraço e boa sorte.
.
Gostei muito axé
Obrigado Jonatas.
Agô!
Eu não consegui encontrar a parte dois, que tem da letra K em diante. Poderiam me mandar o link, por favor?
Muito obrigado!
Alyson bom dia, eu não publiquei a segunda parte ainda!
Entendo. Fico no aguardo, gostei muito da primeira parte, ajuda muito. Abraços!
Como se diz “renascimento” na língua
Fabio renascer é Isoji, porém, quando falamos de ser humano usamos atunwá.
Que vem a ser o espirito que retorna ao mundo para cumprir seu destino em outro corpo.
Ire
Meinha dijina e mabe leuir sou filha de aidan sileua neta de nukale tenho 25 ano de santo é amo minha nação
Gostei muitíssimo quero aprender todo o vocabulário da religião candomblé angola.
Sebastião,
Axé!
Pai sua bença . Gostaria de saber significado da palavra família ( Jipanji ) 🙏🏾estou com esta dificuldade
Boa noite.
Procuro o significado do nome Zaziê.
Agradeço desde já a Gentileza de uma resposta.
Sérgio,
Zazi é um inkisse da nação Angola, confundido com Xangô da nação ketu. Zazi ê! É uma reverência a Zazi, de alegria, etc.
Axé.
Muito bom excelente, a família tumbensi agradece.
Quero saber mais adorei🥰🥰🥰
Gostei muito
Sou de Angola como adquirir este livro
Olá Tata! A benção! Kozandio! 🙌🏻🙌🏻 Excelente a organização deste vocabulário usual da Angola, mas não encontrei a segunda parte da letra “k” a “Z” ! Poderia me indicar ou enviar a versão completa?