HÁBITO DE ABRIR CICATRIZES NO ROSTO
Antiga prática muito difundida entre os iorubá, hoje em dia já não é tão comum, pois com o desenvolvimento cultural e tecnológico perdeu a finalidade, e tende a desaparecer por completo.
A origem desse costume foi na Nigéria Ocidental (povo iorubá), devido à grande quantidade de guerras que havia na região. Os fulani estavam sempre em guerra com os iorubá, e as próprias cidades guerreavam entre si. No meio de uma batalha uma pessoa poderia matar alguém do seu próprio grupo. Já com as marcas no rosto a identificação tornou-se bem mais fácil, e só eram mortos ou aprisionados como escravos aqueles com marcas diferentes, ou os que não tinham marca alguma.
Outro motivo para as marcas era que os escravos, quando não tinham marcas, levavam no rosto a marca de seu dono.
Os grupos familiares também costumavam marcar o rosto para facilitar a identificação de pessoas da mesma família, ao se encontrarem fora da cidade.
Finalmente, algumas pessoas se achavam mais bonitas com cicatrizes no rosto, para “estar na moda”.
Atualmente os ijebú e os ijesá não cortam mais marcas no rosto dos recém-nascidos. Em Ondo são feitas marcas somente no rosto do primogênito, enquanto em Oyo existem famílias que fazem as cicatrizes até hoje.
Alguns exemplos das marcas usadas nas diversas cidades do grupo iorubá:
1. Àbàjà meta – três marcas horizontais grandes de cada lado do rosto, ou seis menores.
2. Àbàjà merin – quatro marcas horizontais grandes de cada lado do rosto, ou oito menores.
3. Àbàjà alagbele – um dos modelos anteriores com mais três marcas verticais em cima.
4. Pélé – este tipo de marca é feito para embelezar. São três marcas verticais de cada lado do rosto. Característica da cidade de Ife.
5. Gombo – são três marcas verticais laterais bem grandes de cada lado, da cabeça até ao queixo. São características da cidade de Oyo.
6. Marca da cidade de Ondo – Uma cicatriz vertical, comprida, de cada lado, na frente do rosto.
7. Marca de Ijebú – Três marcas verticais curtas de cada lado do rosto.
8. Àbàjà de Egbá – três marcas verticais em cima de três horizontais.
9. Àbàjà de Ijesà – quatro marcas horizontais de cada lado.
10. Pélé de Èkitì – uma marca vertical de cada lado do rosto (encontra-se também três de cada lado).
11. Àbàjà de Èkitì – nove pequenas marcas horizontais (três a três) com três verticais acima.
12. Ture – diversas marcas verticais finas de cada lado.
Ao encontrar uma pessoa com uma destas cicatrizes, você poderá facilmente identificá-la como nigeriana.
Tudo indica que as “curas” feitas nos filhos de santo foram originadas nesse costume, pois servem também como identificação das pessoas de candomblé.
Pesquisa/texto: Maria Inez de Almeida – Ifatosin
Fotos: Internet
Conheço um rapaz que foi raspado para Ogun e o pai dele fez umas cicatrizes no rosto dele. O resultado não ficou nada agradável. Ele mudou de casa, e na casa onde ele está agora alguns irmão tiram onda com a ele chamando-o de Digimon. Não acho esta atitude legal, mas ele parece não se importar.
Tenho as minhas gberi(curas) na parte de cima do peitoral bem próximo aos ombros, nos ombros nessa mesma altura, e nas costas também na mesma altura, também na cabeça, bem no centro, todas elas na vertical variando entre 1 e 2 cm, todas em numero sete, se totalizando 49, são cicatrizes pretas, e como sou branco ficam em muita evidência, foram feitas na minha iniciação e eu gostaria de saber se são marcas de algum povo especifico, grato
Olá amigos, tudo bem?
Sou produtora do NATA – Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas, um grupo de teatro da Bahia, que trabalha com a Africanidade Brasileira, e com o diálogo do Candomblé com a cena Teatral.
Nosso espetáculo SIRÉ OBÁ – A FESTA DO REI já está em cartaz por 04 anos, apresentando em teatros, praças, e Terreiros de Candomblé da Bahia.
Estaremos em São Paulo nos dias 28 a 31 de março, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, 20h.
Este é realmente um lindo espetáculo, que reúne a beleza dos Orikis, a dança dos Orixás, Música e Candomblé da Bahia. Não é um espetáculo folclórico, e sim um celebração teatral.
Peço que divulguem, pois será um momento muito especial, apresentar o Siré em SP.
Blog do espetáculo: http://www.sireoba.com
Vídeo da temporada: http://www.youtube.com/watch?v=6vDWVRm8ZRI&list=UU9QRbfIWPT4d77pOwhVsAig&index=2
Meu contato: susankalik@gmail.com
Obrigada!!
Artur,
Essas marcas definem a nação pela qual você se iniciou.
Axé.
Baba Fernando!mutumba ótimo tema!certamente os iniciados tem as incisões no corpo para a identificação da nação á qual pertence!ase
Aproveitando o excelente texto, Como estou para iniciar-me no candomblé, gostaria de trazer uma minha curiosidade e preocupação: “como fica a questão das doenças tramissivies através do sangue (AIDIS, Epatites,etc.) no uso da navalha no processo de iniciação, mesmo que não havendo as insiçoes, no caso da “raspagem”!
Tifany na relação de comp0ras do futuro iniciado temos uma navalha com lamina descartável, cada um deveria ter a sua, por causas destes motivos descritos por você.
As incisões são obrigatórias, não são e nem devem ser profundas, quem o faz não entende o por que de se cortar apenas a derme.
Ire o.
Muito obrigado pelo esclarecimento da pergunta. A sua bençaõ, AXÈ
Motumbá Fernando, preciso tirar uma duvida?:
Eu era ogan suspenso, fiz minha feitura de santo,(raspei etc).estou ainda de preceito (45 dias) como não viro no santo recebi um cargo no axé e tb. sou ebomi pelo tempo de ogan.
Pergunto: quando deixarei se ser iao e assumir o cargo etc.. após terminar o preceito ou apos 1 ano de feitura.
aguardo e agradeço
Marques quem decidirá estas coisas e outras mais será o seu sacerdote.
Cada casa tem um responsável e o oráculo para ser consultado.
Ire o.
A Benção Pai Fernando, sou de São Paulo e gostaria de conhecer a casa do Sr. mais não conheço nada no Rio de Janeio. O Sr. possui filhos aqui em São Paulo para me indicar para acompanha-lo e ir até o seu Axé quando possível?
Dofona enviei seu recado para o Fernando.
Ire
Baba Fernando… o senhor Da ilha me pediu para vir em qualquer post seu pedir o endereço de sua casa de santo…
sou abian rodante filho de Oxossi Ibo e Iemanjá… gostaria de frequentar uma casa para cuidar dos meus pais de cabeça..
agradeço a atenção..