Dia: Domingo
Cores: Azul, Rosa e Verde
Elemento: Ar
Domínios: Nascimento e Infância
Símbolos: 2 Bonecos Gémeos, 2 Cabacinhas
Saudação: Omi Beijada!
Ibeji é o Orixá-Criança, em realidade, duas divindades gémeas infantis, ligadas a todos os orixás e seres humanos.
Por serem gémeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e nasce: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etc.
Ibeji na nação Ketu, ou Vunji nas nações Angola e Congo. É o Orixá Erê, ou seja, o Orixá criança. É a divindade da brincadeira, da alegria; a sua regência está ligada à infância.
Ibeji está presente em todos os rituais do Candomblé pois, assim como Exú, se não for bem cuidado pode atrapalhar os trabalhos com as suas brincadeiras infantis, desvirtuando a concentração dos membros de uma Casa de Santo. É o Orixá que rege a alegria, a inocência, a ingenuidade da criança. A sua determinação é tomar conta do bebé até à adolescência, independentemente do Orixá que a criança carrega.
Ibeji é tudo o que existe de bom, belo e puro; uma criança pode-nos mostrar o seu sorriso, a sua alegria, a sua felicidade, o seu falar, os seus olhos brilhantes. Na natureza, a beleza do canto dos pássaros, nas evoluções durante o voo das aves, na beleza e perfume das flores.
A criança que temos dentro de nós, as recordações da infância. Feche os olhos e lembre-se de um momento feliz, de uma travessura, e você estará a viver ou revivendo uma lenda deste Orixá. Pois tudo aquilo de bom que nos aconteceu na nossa infância, foi regido, gerado e administrado por Ibeji. Portanto, Ibeji já viveu todas as felicidades e travessuras que todos nós, seres humanos, vivemos.
A lenda e a história de Ibeji, acontece a cada momento feliz de uma criança. Ao menos para manter vivo este importante Orixá, procure dar felicidade a uma criança. Faça você mesmo o encantamento de Ibeji. É fácil: faça gerar dentro de si a felicidade de estar vivo. Transmita esta felicidade, contagie o seu próximo com ela. Encante Ibeji com a magia do sorriso, com o amor de uma criança. E seja Ibeji, feliz!
Características dos filhos de Ibeji
Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento típico infantil.
Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem revelar-se teimosamente obstinados e possessivos. Ao mesmo tempo, a sua leveza perante a vida revela-se no seu eterno rosto de criança e no seu modo ágil de se movimentar, a sua dificuldade em permanecer muito tempo sentado, extravasando energia.
Podem apresentar bruscas variações de temperamento, e uma certa tendência a simplificar as coisas, especialmente em termos emocionais, reduzindo, às vezes, o comportamento complexo das pessoas que estão em seu torno a princípios simplistas como “gosta de mim – não gosta de mim”. Isso pode fazer com que se magoem e se decepcionem com alguma facilidade.
Ao mesmo tempo, as suas tristezas e sofrimentos tendem a desaparecer com facilidade, sem deixar grandes marcas. Como as crianças, em geral, gostam de estar no meio de muita gente, das actividades desportivas, sociais e das festas.











Adorei!!!!Muito obrigado por me dizer sobre este Orixá!!!!!
Cada vez mais eu tenho a certeza de que tem alguma coisa errada em mim.Amo minha mãe Oxum,mas continuo achando que era pra eu ser feita de Wunji!!!!Mesmo assim,sei que ele está presente na minha vida tanto como Oxum!!!
Sou feliz por ser de Oxum,mas também sou feliz por me identificar tanto com Wunji !!!Obrigado mais uma vez!!!
Olá Gisa,
Obrigada. Fico também muito feliz por ver a sua alegria e fé nos seus orixás, isso é muito bom.
Axé!
Olá Manuela,
Fiquei muito satisfeito em poder apreciar seu trabalho sobre nossa tão criticada cultura…Sou iniciado de songo há 16 anos(completados ontem)…muito ase pra vc!
Uelinton nosso parabens pelo seu aniversário de santo meu irmão, desejamos a vc muitos anos de vida e muito aprendizado ao longo desta jornada, Xangô além da justiça carrega a sabedoria o discernimento. Felicidades e volte sempre, esteja a vontade “meu rei” rsrsrs Tomege do Ogum
Boa noite! gostei muito de conhecer um pouco do Orixá Ibeji e achei-o muito parecido comigo…tenho temperamento e atitudes muitas vezes infantis, mais sei que posso contar sempre com a ajuda dos orixás, só gostaria ao certo saber qual orixá me protege?
Olá Nelson e equipe, bom dia! Achei manero este tópico sobre Ibeji. Já ouvi falar, mas nunca conheci ninguém iniciado neste orixá. Parece engraçado, mas para quem conhece os famosos erês, fica estranho imaginar alguém raspado para um entidade similar. Assim, eu queria entender um pouquinho mais sobre a transição desta entidade nas linhas de trabalho que conhecemos: Umbanda e Candomblé.
Por quel, pelo que pude entender lendo os links daqui é que uma coisa, é uma coisa… e outra coisa, é outra coisa( podem no máximo uma corresponder a outra, apenas para melhor entendimento, mas mesmo parecidas, nunca serão as mesmas, iguais). Indo ao assunto sem intervenções… SE, orixá é orixá ao contrário da Umdanda, em que muitas das linhas são de espiritos desencarnados, catiços, encantados ,sei lá;o que podemos definir sobre “erê” tanto na umbanda como no Candomblé? è a mesma regra válida para o caso dos orixas do candomblé e as entidades de umbanda? Pergunto isso pelo fato de já ter ido tanto em uma casa de raiz Ketu, como em uma Tenda de Umbanda e sinceramente, não ví muita diferença entre elas no que diz respeito a “erê”. Claro, com exceções das cantigas que no Ilê de origem Ketu, cantam poucas na lingua deles, e na Umbanda cantam muitas no português mesmo. E assim, até nesta casa de Ketu mesmo cantavam alguns pontos em português também. Pela lógica, uma entidade de nação “X”, fala a lingua da nação “x”. E uma entidade de nação “y”, fala a lingua de nação”y”. no entanto, nos dois lugares em que fui os erês falavam no português( para a minha sorte, pois do contrário não teria como conversar com eles. rsrsrs). É isso. Olha, minha curiosidade irrita, entendo. Mas não sou do tipo que a “veste” cede de saber em inconveniência, entende? Sei que para tudo tem um limite e estou tentando aprender as coisas aos pouquinhos,devagar e sempre (risos). Também sei que ninguém sabe de tudo e percebo em vocês esta umildade em tentar ajudar-nos com explicações que estejam dentro de suas alçadas. Característica esta que me faz voltar sempre a “esta” casa virtual. Abraços a todos e desculpe por tantas perguntas..Bom e abençoado sábado!(^_^)
Fernanda Santos Para saber com certeza qual é o seu Orixá, procure um jogo de búzios é a melhor forma. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador. Antes da consulta procure informação a sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. Tomege do Ogum
Yas vc tem razão sobre as linguas, cada segmento com a sua. Mas numa casa realmente de candomblé nãose canta em portugues, nem para Ibeji. Sobre os Orixás falarem em portugues, e Orixa de candomble fala tb, isso é normal e foi adaptado para que possamos ter contato verbal, porque seria impossível mesmo. Mas vamos lá, o Erê tem uma função primordial na iniciação que é de contato entre o noviço e o Orixá, ja na umbanda não há esta necessidade devido a iniciaçãod e umbanda ser diferente as “crianças” de umbada ficam mais como espiritos de crianças mesmo, enquanto que Ere é um espirito infantilizado por necessidade do culto, se crê que desta forma a pessoa consiga se liberar de medos e enfrentar melhor a jornada de 21 dias recolhido e tb aprender certos procedimentos “tecnicos”rsrsrs. Ere tem função totalmente distinta em candomble e umbanda. Acho que é isso que vc perguntou, ou mais ou menos e eu me perdi no meio srsrsrs Tomege
O senhor não tem jeito!! rum… rsrsrsrsrs
kkkkkkkkkkkkkkkk. Não tem problema. O que importa é que eu me achei na sua resposta. è muita informação, seria compreensivel qualquer”desvio” de desfecho. Eficiente como sempre, obrigadenha tá? Axé pra nós!!!°(^_^)°
Quando nova eu via uma criança morena, de cabelos bem negros, era um menino lindo! ele ia pra onde eu ia, brincava comigo em casa pois minha mãe não gostava que eu saísse para brincar com as outras crianças do meu prédio…
Lembro do rosto do menino como se ele fosse encarnado!
Ele se chamava Daniel, porém minha mãe mesma diz que na época como não saía e eu não via televisão não tinha como conhecer nenhum Daniel…
Será que isso seria alguma influencia de Ibeiji?
Por que será que eu via esse menino e depois de um tempo eu não vi mais?…
Será que era um simples amigo imaginário que por coincidencia tinha um nome real?
Se alguem puder me dar uma luz…
Se não, obrigada pela atenção.
Bom dia gostei muito da espricaçao sobre o orixa ibeji cosme e damiao eu gostaria de saber porque algumas pessoas falam que o dia do orixa ibeji e sabado e outras dizem que e domingo gosto muito deles nãosei como pasei a gosta eles me incantam eu guando falo neles me arrepio me da vantade de chorar e uma emoção muito grande não sei por que isso gostaria de uma espricação muito obrigada
Júlia dependendo da idade da criança, normalmente é o amigo imaginário sim, mas como no candomblé tudo tem um significado, se este assunto for muito importante para vc, procure um jogo de búzios, mas não mencione nada deste episódio, deixe que no jogo apareçerá. Tomege do Ogum
Alessandra Ibeki é um Orixá e Cosme Damião são santos católicos, portanto não tem nada a ver um com outro, em candomb´lé não há sincretismos. no candomblé o seu dia é domingo. Mas não confunda Ibeji com Santos católicos, talvez vc esteja se referindo as entidades “criança” de umbanda que são sincretizadas com cosme e damião. São segmentos religiosos diferentes. Tomege do Ogum
Obrigada pelo esclarecimento Nelson. Joguei uma vez e a mãe de santo viu muita presença de Ibeiji, mas nem pensei nele… só vim pensar muito depois… ela não comentou sobre isso e eu também nada falei…
Acredito que a melhor resposta para tudo quem dá é o tempo! Então vou esperar agradeço e elogio os esclarecimentos dados aqui… Vocês não tem idéia do quanto bem fazem com este site! Se todos souberem aproveita-lo podem tirar ouro daqui! Estão de parabéns! Que meu Pai Ogum lhes abençoe!
eu queria saber se vcs poderiam me mandar cantigas de ibeji no candomblé ketu, aguardo resposta
Anderson nós podemos indicar que vc procure no site Oriaxé, lá esles vendes cds e vc pode achara lguma coisa lá. Tomege
gostaria se podesse
falar um pouco de oxoguian,mais pra ser preciso de baba ypeja
oi, gostaria muito de saber quais as nação que fazem feitura de ibeji e se na umbanda eles acreditam em ibeji e quais os orixas que tem possibilidade de ter juntó com ibeji.
desde ja agradeço.
Jussara qualquer segmento que os reconheça como Orixá pode fazer Ibeji (ou correlatos). Porém em umbanda não há feitura de Ibeji por que se entende que este Orixá seria uma criança, o que eu discordo. Ibeji pode vir acompanhado de qualquer outro Orixá, não há restrição. Tomege
Descupe-me pela ignorância, mas é comum um erê ao incorporar , as vezes , pedir para tirar a roupa ?
Marcelo isso é falta de uma boa educação religiosa, ere não tem esse direito, deve ser corrigido. Ere não pode ridicularizar o rodante, tome uma atitude energica com ele. Tomege
gostaria de saber se existe a possibilidade de uma criança ficar acompanhado por Ibeji até sua fase adulta
Suely o normal é que Yemonjá acompanhe as crianças e depois as entregue aos seus “donos” Pais de cabeça. MAs não há impedimento algum em ter Ibeji acompanhando uma criança. Mas entenda que Ibeji não é uma criança, é um Orixá como outro qualquer. Tomege do Ogum
amo muito meu pai me orgulho de telo comigo me encaixo bastante nesse perfil me pego fazendo coisas de criança mas depois logo passa amaooooo meu pai xangÔ de ibeji
Valéria gostei do seu comentário, mas não entendi o Xangô de Ibeji, o que é? Tomege do Ogum
Salve!
Escrevo por curiosidade e felicidade. Por todas as minhas inclinações e preferências. Sei que Candomblé não é horóscopo, e apesar de ter formação jurídica, nunca me deixei influenciar pelas impressões. Até que, através do jogo dos búzios, me foi revelado que sou filho de Aganjú e Ibeji, orixá esse que me identifico demais, motivo de muita satisfação quando revelado.
Porém, pelo fato de ser iniciante e quase nada conhecer, gostaria, se possível, saber um pouco mais sobre essa intercessão, até mesmo pelo post anterior. Assim sendo, pergunto:Será que a colega (Valéria) carrega o mesmo fundamento (Xangô Aganju + Ibeji)?
Desde já agradeço.
Axé!
OLá Walace
Não tenho como saber qual o fundamento da colega(Valéria) pois como ela colocou Xangô de Ibeji dá a impressão que ela ouviu isso como qualidade e essa qualidade não existe.Por isso o questionamento do Nelson.É possível que outra pessoa tenha a mesma combinação de Orixás que a sua no ori.O que muitas vezes faz ser diferente é que existem qualidades de cada um dos Orixás.
Espero ter esclarecido
axé
Olá Walace
Encontrei uma pergunta sua em outro post…
Quando digo que a qualidade Aganju Ibeji não existe, falo me baseando no fato de que Xangô Aganjú é um Orixá e Ibeji é outro Orixá,no candomblé não existe uma junção de dois orixás para formar um só.
Por exemplo se eu fosse de Ketu seria de Oyá com Xangô não vai aparecer uma qualidade “OyáXangô” só porque eu tenho esses orixás no meu ori, entendeu?
era só isso
axé
Esclarecido, querida.
Axé!
Bom dia!
Adorei ler a característica de Ibejim.Sou de gÊMEOS, E muito me identifiquei de verdade com a descrição.Gostaria de saber mais, já que sou tão iniciante no assunto.
bjuu
Oláaa,
adoro candomblé, e sempre procuro frequentar por gostar msm, mas das ultimas vezes que fui me informaram q eu possuia um santo. Sinceramente nao acredito, como posso saber a verdade? Vcs podem me ajudar? Ah, outro detalhe tenho sonhado frequentemente q estou caindo de algum lugar e acordo me segurando na cama, e sentindo a força da queda. Uma vez até caí da cama. Aguardo anciosa! Um abraço
Fabia Marinho sinceramente tb não acredito que vc NÃO tenha um Orixá. Segundo a nossa crença todos tem um Orixá, e adorar o candomblé significa acreditar em Orixá, Afinal Orixá é base do nosso credo religioso. Para vc saber qual seu Orixa procure uma casa que se realmente de candomblé, pois ví em outro post seu que vc tem uma cigana, e “ter” cigana é assunto ligado a umbanda e na umbanda não se joga búzios, mas como eu dizia, vá jogar búzios com alguém que conheça do assunto e saiba qual seu Orixá, é o primeiro passo para acreditar no restante. Sobre seus sonhos, nós não sabemos decifrar sonhos. Sempre tenha a certeza de que em primeiro lugar virá o Orixá e depois (se houver necessidade e permissão do Orixa) virão entidades como cigana e pombagiras, por isso depois do jogo, procure aprender primeiro sobre o seu Orixá. Tomege do Ogum
Motumba ase a tds! Aprendi que Ibeji não e um orisa ,e sim energia muito forte e especial. Sera que prendi errado? Pois tenho lido que não se tem noticias de alguem que tenha sido iniciado para Ibeji. Aprendi que se um ile for abençoado com gemeos os mesmos serão iniciados em outros orisas,mas terão a resposabilidade sobre o culto a Ibeji no ile.Obrigada desde ja pelo esclarecmento. Ase a tds
Dyewa vamos começar dizendo que Ibejí é, sim, Orixa. Não é dos masi comuns, assim como Ossaim e Iroko, tem poucos filhos, mas existem sim e são iniciados para Ibeji, normalmente. Eu desconheço o motivo pelo qual gemeos teriam que ser iniciados apra outro Orixá se o culto existe e é conhecido. Tomege
No último post vc informa que o orixá Ibeji não possui muitos filhos. Não possui ou existe alguma dificuldade para aquela iniciação? A sua tradição de culto (ao orixá)é comum em todos os estados do país?
Desde já agradeço o esclarecimento.
Axé!
Walace não há dificuldade nenhuma no culto de Ibeji, o que vejo é que alguns o confundem com Erê e por isso não o iniciam, mas sendo ou não confundido, é um Orixá como outro qualquer que possui seus fundamentos e são conhecidos, sim. Sobre o culto em outros estados isso eu não sei te responder. Tomege
sou de oxossi mas me identifico com todas as qualidades de ibeji pq?
o beijo ao ebeje agra deço um abraço um jovem apajonado por vcs
meus ebege um abraço com carinho e um beijo do seu oga
um beijo do meu pai paraos ibege com carinho e amor da minha familha com muito a braço e carinho que tudo de bom a coteça
motumba;axe e axe para vc eu amei os esclarecimentos eu gostaria de sber so uma coisa eu fui confirmado com dois pais de ori e uma mae ou seja oxaguiã + xango+ oya de igbale certo eu amo eles todos e faço todas as obrigações a eles mas minha ficçação por ibeji e pelas crianças ou eres e uma coisa de louco a ponto de se comprar algo doce ou refrigerante ou balas sempre dou primeiro a eles tenho 38 anos mas me sinto como se divese 5 anos as vezes eu não me incomodo nem um pouco isto me da prazer seria o caso de de eu ter junto as esses orixas ebeji junto seri possivel? eu ja acho ter tanto no meu ori mas toda vez que leio seus comentarios sobre eles eu me identifico mais ainda e os amo mais ainda apesar de amar a nossa religião a primeira e unico que tem mais de 5.000 anos eu estudo tudo sobre nossas raizes e vejo muito a que se aprender a orixas que aquei no brasil numca se ouviu falar como orixa ori e outros eu ja tenho no santo 29 anos e pretendo morrer nele pois e a nossa religião e que me da forças para seguir os caminhos desta misão sarava que zambi nakatensa
Abikus nascem para morrer e nascer de novo e morrer_esse e o jogo deles.Era uma vez um fazendeiro que vivia caçando macacos,pois os macacos eram uma praga para o fazendeiro,devorando toda a sua lavoura.O fazendeiro e seus filhos vigiavam a plantaçao e mesmo com o uso de paus,pedras e flechas nao continham o ataque dos macacos.O fazendeiro perseguia os macacos por tada parte,mas eles continuavam sua investida as safras.Eles criaram mil artimanhas para enganar o fazendeiro,mas nessa disputa,muitos macacos foram mortos mas os sobreviventes persistiam.Uma das esposas do fazendeiro ficou gravida.Veio entao um vidente para adverti-lo.Ele disse que aquela matança de macacos era perigosa,pois os macacos eram sabios e tinham grandes poderes.Disse que eles gerariam uma criança abiku,aquela que nasce para morrer cedo.Assim,logo depois do nascimento a criança morreria e isto tornaria a acontecer de novo,num nascer-para-morrer sem fim,atormentando o fazendeiro ate o ultimo de seus dias.O adivinho aconselhou o fazendeiro a deixar os macacos comerem em paz.O fazendeiro ouviu,mas nao se convenceu e continuou vigiando seus campos e caçandos os macacos na mata.Os macacos decidiram mandar dois abikus para o fazendeiro.Dois macacos transformaram-se entao em abikus e entraram no ventre da esposa gravida do fazendeiro.La eles ficaram ate a hora de nascer como gemeos.Eles foram os primeiros IBEJIS a nascer entre os yorubas.Foram os primeiros gemeos,os Ibejis chamaram muito a atençao de todos.Uns diziam que eram graça,outros diziam,maus pressagio.Mas os Ibejis nao permaneceram muito tempos vivos,logo voltando para junto dos que ainda nao nasceram,pois eles eram abikus.O tempo passou e eles voltaram a nascer e a morrer sucessivamente.O fazendeiro estava desesperado com tamanha desgraça e foi consultar um adivinho de um lugar distante para saber a razao daquelas mortes.O adivinho jogou os buzios e explicou o que estava acontecendo.Tambem advertiu o fazendeiro que parasse de perseguir os macacos,deixando-os comer em paz em seus campos.O fazendeiro voltou para casa e nao mais perseguiu os macacos.Sua esposa deu a luz outros Ibejis e eles nao morreram.Mas o fazendeiro nao tinha certeza ainda se as coisas tinham mudado mesmo e entao voltou ao adivinho.O adivinho jogou os buzios novamente e disse que dessa vez as crianças nao morreriam e tornariam a nascer como ocorrera antes.Disse ainda que os Ibejis nao sao pessoas nomais.Eles tem grandes poderes para gratificar e punir os homens.E o adivinho recomendou que os Ibejis fossem propiciados.Que recebessem tudo o que pedissem para que seus familiares tivessem vida boa.Quando o fazendeiro voltou para casa contou para sua esposa tudo o que tinha aprendido.E assim aconteceu e a familia do fazendeiro prosperou sem igual.
alberto moreira streichan não há nada de mais com vc, a maioria tem um Orixá de devoção que nem sempre é o nosso, eu em particular acho isso muito bonito de sua parte. Mas tb não quer dizer que vc tenha Ibeji na cabeça, se na sua iniciação Eles não apareceram, é porque não estão na cabeça, mas como eu disse nada impede e nada interfere no seu amor. Continue assim, vc só tem a ganhar. Tomege
Qual a diferença de erê para ibeji?
que zamby nakuatensã nelson eu entendi e gostei pois aqui onde estou as vezes e muito dificil . encontrar alguma resposta para algumas perguntas bom so gostaria de saber mesmo se data confere da de ibeji meu baba me disse que no dia 26 de setembro e por acaso e meu aniversario em outros terreiros comemoran em 27 de setembro qual a data certa? pois no dia vinte e sete e dia de cosme e damião da igreja catolica axe salve sua banda axe ao seu conhecimento e despreedimento em nos informar sobre nossas duvidas
Bom dia pessoal. Eu gostaria de saber se existe algum meio/mídia/link sei lá- rsrsrs- onde seja possível ter acesso a cantigas de Ibeji e entender o significado delas. Pode ser que eu esteja falando bobagem, mas, é meio difícil de achar né? ( ou não). Axé para todos.
Yas Mininah o que conheço é este rapaz, faça contato e veja o que ele pode te ajudar. Para encomendar algum título, entre em contato pelo e-mail: barabo@bol.com.br ou tel.: (21) 9246-7603.
Obrigado pelo comentário no outro post, nosso blog foi criado pela Manuela com o propósito de colaborar e desmestificar certos pontos da religião, e pelo seu comentário podemos entender que estamos conseguindo. ficamos gratos pelo apoio, volte sempre e fique sempre a vontade aqui. Tomege
Carol,
Ibeije, são orixás gemeos crianças, na minha casa todo ano temos o carurú de Ibeije. São de suma importancia para a liturgia e o axé da casa de santo e toda casa de ketu(maioria) tem assentado.
Erê, é a personalidade infantil estreitamente ligada ao Orixá, em alguns elas se manifestam e tem algumas funções específicas, dentre elas, a responsabilidade entre os estágios de transe.
Bjs
Fernando D’Osogiyan
Olá,
Hoje tive um sonho, no qual uma mãe de santo me disse que eu deveria me preocupar com o ibeji, quando acordei me lembrei do sonho, mas como no próprio sonho eu não sabia o que era ibeji, então vim olhar na internet e descobri o que significa ibeji.
O que vocês acham disso?
Claudia se vc nunca teve contato com candomblé e aconteceu isso, acho que vc deveria procurar uma boa casa de axé, uma casa tradicional de candomblé e fazer um jogo de búzios, esse é o caminho para descobrir o que Ibeji quer com vc, geralmente é uma coisa boa, afinal, este Orixá traz sempre bos notícias, mas veja para o jogo só serve mesmo uma casa de candomble. Tomege do Ogum
Eu Gostaria De Saber Sobre O Erê Doum!
Obrigado!
Alexandre,
Doù não é Erê, é o o exú que acompanha Ibeije.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Olá Alexandre
Eu tb conhecia Doum como erê,mas ele é uma criança da umbanda,tb:Temos sete irmãos que seriam cosme,damião,doum, alabá, crispim,crispina,crispiniana.são cantados em canções de samba de roda da Bahia.
axé
Carol,
Com certeza, também uma criança da Umbanda.
Bjs
gostaria de saber tudo sobre ere de osalaguiã
e ate as comidas que este orisa possui
Alexandre por acaso vc está falando de umbanda quando fala em Doum? Tomege
Rafael há pouco tempo discutimos sobre Erê, dê uma olhada no post Erê é só digitar o nome Erê na caixa superior e ler os comentários, pode ser útil para vc. Sobre comidas, Erê não é Orixá e come tudo que o Orixá come. Tomege
OLÁ! ADOREI SEUS COMENTARIOS E O DITO SOBRE OS ERÊS!
POIS SOU DO SANTO A 21 ANOS MAIS NUNKA ME CONFORMEI EM EMCORPORAR UMA CRIANCA ! POIS EU JA SOU UMA GRANDE CRIANCA EM SI !
MAIS AGORA A VISAO DE MUITOS ME DEIXAM MAIS CONVENSIDA …
AFINAL ELES NOS QUEBRAM UM GRANDE GALHO!
ADORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRROOOOOOO MEUS TESORINHOS!!!
trabalho muito caro apos consulta folhas de sulfite pos molhar de brancas surgem palavras segundo a consultora dos orixas verdade ou truque ja que agua e folhas entram na sala antes da consultada?
Gostaria de oferecer para Crispina e Crispiniana um carurú em outubro, tem alguma diferença ou algum procedimento ao contrário para o que oferecemos para Cosme Danião?
Olá Angeli,
No Candomblé tem Ibeji.
Cosme e Damião são santos católicos enquanto Crispina e Crispiniana são crianças da Umbanda ou Erês, tal como já foi falado acima. Dê uma olhada, e dê também uma olhada no post que temos sobre Erês.
Axé!
Pow Tem Como Vcs Me Ajudarem
Como Faço pra recebe meu ere em terra eu pesso
a ele que ele venha em terra mais sera que ele vem
se eu bota doces e guaraná pode ser que ele venha em terra em festa de cosme e damiao quero muito recebelo em terra eu naum sei o nome dele ainda tem como vcs me ajuda !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Michel, virar de erê é natural em vários momentos no candomblé, mas todos estão ligados a presença do Orixá ou ao servoço do Orixá. Creioque vc esteja de “criança” da umbanda, que é diferente de erê, tem funções distintas, mas em ambos os casos é primordial que vc seja rodante. Não conheço rituais para este fim, o que sei é que se vc é rodante, o erê ou criança vem e ponto final. Vc frequenta alguma casa ou terreiro? Tomege
Sua abenção.
Eu já fui em um lugar jogar búzios e o pai de santo me falou que eu sou do orixá ibeji e meu segundo santo seria oxossi, pois teria que fazer santo urgente pois ibeji está começando a me perturbar. Sendo que eu não voltei mais, pois escutei falar que este santo não se faz em cabeça de ninguém e que ele não vira também. Não sei o que fazer já que eu li este site e fiquei com mais dúvida ainda. conclusão: ete orixá se faz ou não? se eu fizer ele, ele fica igual aos outros orixás? preciso de mais esclarecimentos…
Desde já te agradeço.
Rodrigo,
Os Ibeijis são Orixás gemeos com funções bem definidas dentro de um axé, mas, não é feito na cabeça de ninguém, até por que são dois!!! certo! No máximo o que se tem é uma grande influencia de Ibeiji e não é fácil (são eternos brincalhões, crianças ao levar a vida). Normalmente quem acompanha é Oyá ou Yemanjá ou Oxalufon.
Faça outro jogo em outra casa por favor!
Axé, boa sorte.
Fernando D’Osogiyan
Fernando,
O que eu faço então me de uma opinião. Ele me falou que teria que fazer todos os ebôs do caminho de ibeji no último ele iria me pegar aí então ele iria fazer meu santo. Não sei mais o que eu penso. me de uma ajuda.
Te agradeço.
Rodrigo,
Eu já lhe dei minha opinião, faça um jogo em outra casa!
Não faça maluquice na sua cabeça! Ibeiji são Orixás Gemeos, são dois! Nunca em tempo algum foi feito na cabeça de alguém. Você pode ter influencias de Ibeiji, preponderar no seu comportamento, só isso. Repito, normalmente Oyá ou Yemanjá é quem toma a cabeça dessa pessoa com influencia de Ibeiji. Não há ebós (-) nesse caminho de Ibeiji, só se presenteia. Nas festas devotas aos Ibeijis, o chamado Carurú de Ibeiji, os Orixás participam da comunhão e alguns casos deixam seu êre.
Rodrigo, você se refere a Ibeiji como “ele iria me pegar” observe que ibeiji são Gêmeos, são dois Orixás crianças. Não confundir com a criança da Umbanda.
Espero que algum colega, Carol, Tomege, Manuela, Dayane, posssam lhe dar também conselho.
Que mãe Yemanjá clareie seus pensamentos.
Bom dia!
Gostaria de saber se erê (menino) pode vim de orixá feminino.
Ex: Espadinha pode vim de Iansã
Obrigado.
André,
Tanto pode vir feminino em Orixá masculino ou feminino quanto masculino em Orixá Feminino ou masculino.
Um grande zelador de renome certa vez me respondeu essa pergunta de modo diferente, disse ele: O rompimento do erê pode anteceder a iniciação, e esse ele for masculino seu pai será Orixá masculino, se ele for feminino seu Orixá será feminino. Agora, se ele romper após a iniciação ele virá acompanhando o Orixá, ou seja, se for Orixá masculino ele será menino, se for Orixá feminino ele será feminino, e se preciso for o Zelador intervem.
Já vi muitos êres meninos de Oxun e Oyá.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Rodrigo, calma, meu irmão. O Fernando já lhe explicou e eu concordo com ele, pois mesmo sendo de outra nação, ibeji não é iniciado na cabeça de ninguém.
É claro que zelador, por meio dos búzios pode te relatar sobre algo que acontecerá, mas não é assim no automático, até por que, ibeji não roda na cabeça de ninguém.
Com certeza você ficou impressionado com o tanto de informações confusas que você obteve nos últimos tempos. O que te aconselho é que procure outro zeldaor, como o Fernando falou. Há algum zelador competente perto de você, não é possível que não, ou é? Acalme-se, pare um pouco para pensar, peça aajuda a Olorun, ele é o Senhor de todos os nossos caminhos, fale, peça um direcionamento e tire essas ideias de que se você não fizer isso ou aquilo ibeji poderá começar a “atrapalhar” você, orixá nenhum atrapalha ninguém. Zelador que é zelador não não dá informações dessa maneira.
Procure um lugar sossegado, uma praia, a natureza e apague isso da sua cabeça, peça caminhos a Ogum, dê um tempo e depois, quando tiver mais tranquilo procure um zelador para jogar para você.
Calma, meu irmão. Tudo é no dia e na hora e nada de mal irá lhe acontecer.
Obrigada
Dayane e Fernando,
Muito obrigado pelas informações eu vou me acalmar primeiro, depois irei procurar um lugar pra jogar.
Motumbá e muito axé pra vocês.
Rodrigo, meu irmão.
Ainda bem que você apareceu e mais calmo. Confesso que fiquei preocupada com você.
Que Ogum te dê caminhos, meu irmão
Obrigada
Olá irmãos.
Gostaria de saber porque só pessoas de Oyá tem ligação com Ibeji a ponto de ter sempre que agradá-los? E também sendo Ibeji Orixá se existe assentamento e se raspa pra eles?
Axé
Solange,
Oyá está ligada a Ibeiji, ela os ampara e cuida, há quem diga que ela é a própria mãe de Ibeiji. Na verdade é o culto a Ibeiji que está ligado as OLoiyás.Todo pessoa de Oyá com obrigação de 3 ou 7 anos tem que ter Ibeiji assentado, como também Ibeiji é fundamento essencial das casas Ketu/Nagô. Não se raspa Ibeije, são Orixás Gêmeos.
Axé,
Fernmando D’Osogiyan
Obrigada Fernando, acho interessante um Orixá que tem um relacionamento com a morte e ao mesmo tempo ligação com Ibeji que está relacionado a tudo que inicia e nasce .
Axé
Solange,
Oyá,
se subdivide, talvez seja o Orixá que mais se transforma em múltiplas funções. É exatamente isso, pessoas de Oyá adoram criança em geral é impressionante. Guerreiras, apaixonadas, brutas, amigas, criançonas, meigas, lindas, sensuais, velhuscas, caçadoras, sonhadoras, energicas, bruxas, vida e morte, EPA HEI!
Xò xò xò Eku erú Oyá igbalé Ekú erú!
Fernando D’Osogiyan
Pôxa. quantas qualidades tem pessoas de Oyá, fiquei até com ciúmes e agora quero que fale das minhas mães também, sou de Oxum com Yemanjá, rsrsrsrs…
Obrigada
Fernando,
Fiz uma pergunta ao Velhinho (É o Nelson. Acostume-se. e a velhinha é a Manuela rsrsrs) sobre o senhor. Mas depois lhe envio ela. rsrsrsr
Mas voltemos ao blog. Eu acho muito interessante esses aspectos de Oyá (até por que eu sou tão constante, de temperamento tão ameno, sem nenhuma oscilação de humor… Mentira descarada minha rsrsrsrsrsrs) e principalmente essa ligação com Ibeji (mas eu não sabia que as filhas de Oyá têm que ter Ibeji).
Por que só na obrigação de 3 ou 7 anos e não na de 1 ou na iniciação?
Dayane,
Tem que ter assentados ou até arrumados e ficam ao lado de Oyá, moram juntos, fazem tudo juntos, pela forte ligação de Ibeiji com Oyá, é Oyá quem ampara estes Orixás gêmeos, tem Orô. Tudo é feito no seu devido tempo, o tempo do Orixá é completamente diferente do nosso, para eles dez anos e dez dias é a mesma coisa, rsrsrs…é incrível! O Iyawò precisa em primeiro lugar, entender e se desenvolver dentro da religião. Em segundo lugar, a tal síndrome de revolta que alguns Iyawós tem com o preceito pós feitura, em terceiro lugar, o Iyawò tem que dar valor a liturgia, por que só conheço Orixá de pé no chão!!!
Hoje em dia mal cresce o cabelo as Iyawòs querem pintar e colocar aplique ?!!! Vejo rapazes com abadás africanos e nem tem 1 ano de santo feito?
Então Dayane, o Iyawò tem direito a tudo, mas, tem que fazer por merece-lo.
E Oyá cobra de suas filhas como ninguém! vai embora larga os eguns encima, Deus me livre de uma chimba de Oyá!
Valeu doce vento! fiquei curioso…
Fernando
Solange,
Falo muito de Oyá, por que suas filhas são as mais curiosas, estão sempre por aqui com perguntas picantes!
As pessoas de Oxun e Yemanjá são mais recatadas, observadoras, pode ter certeza que várias delas nos lêem todos os dias e com críticas também, mas, ficam na delas. Rsrsrsrs!!! São assim mesmo, não se ilude. cada uma delas com sua peculiaridade, as Iyalodes de Oxun nos olha de banda encima de autoridade única, de charme duvidoso e arteiro, sempre peço a benção até ao cachorro se ele for de uma pessoa de Oxun! Rssrsrsrs…exagero?! As matriarcas mandonas de Yemanjá, são por excelencia dominantes na liturgia e no saber, Erú Iyá! Implacáveis educadoras e mães ao extremo retidas a justiça que elas mesmo promulgam! Rsrsrsrs…Agô Iyá!
Axé,
Fernando
Humm
Bom dia, Fernando.
Muito obrigada pelo esclarecimento.
É por que sabe como é jovem… Pressa pra tudo: pra conhecer, pra saber… E a nossa religião dá essa noção de tempo, nos mostra a calma necessária para começar a atingir algum aprendizado. Isso eu sei bem, dos dois lados da moeda.
Já lhe mandei a “dúvida”, visse? rsrsrs
Obrigada
Visse doce vento!
Dúvidas tiradas, rsrsrsrsrs…
Axé,
Fernando
Obrigada Fernando, embora não concorde respeito sua opinião, acho que as filhas dessas Iyás também tem um lado bom, é só observar. A opção de achar que “o copo está vazio ou quase cheio é nossa”, não acha? rsrsrs…
Sua benção!
Solange,
Claro que concordo! Provocá-las é uma forma de elogiá-las não sabia? Não percebeu o respeito? As grandes Iyabás!
Não acho nada, tenho certeza Solange, essas Iyabás já mederam tanta prova em meus caminhos que você nem imagina…
Meu pai lhe abençoe e a mim não desampare…rsrs
Fernando
Fernando D’Osogiyan mucuiú!!
Que interessante esse fundamento de oyá com ybejis!!
Eu tbm não sabia.
Mas achei lindo, mamãe é mesmo um misterio!! Vai entender!
Ao mesmo tempo que existe a ligação com a morte tem tbm com a a pureza da vida (criança) Eu sou tudo isso que o senhor disse Guerreiras, apaixonadas, brutas, amigas, criançonas, meigas… E mais um pouco!!
Epahei Oyá!!
Axé!!
Nossa!! Amei saber dessa ligação de oya e ybejis!!
Percebo que é novidade pra muita gente!
Obrigada irmão Fernando, eu me identifico muito com as qualidades de oya citadas pelo sr.!!
Mucuiu!
Gente não poderia ficar de fora,pois concordo com tudo que Bàbá Fernando D`Osogyian disse sobre as filhas de Oya,pois tenho um temperamento muito mutável como a tempestade,curiosa,ardente,sensual,criançona,bem enfim vou do céu ao inferno no mesmo dia,sou muito quente sou muito amiga mas não pizem no meu pé,não me responsabilizo pelos meus atos,sou uma pessoa muito mistíca,dedicada a minha religião,ajudo no que posso e no que não posso.Que Oyá nos traga bons ventos!Eparrei!Oyá Mesã Orun.
Oyá andava pelo mundo disfarçada de novilha.Um dia Oxóssi a viu sem a pele e se apaixonou.Casou-se com Oyá e escondeu a pele da novilha,para que ela não fugir dele .Oyá teve dezesseis filhos com Oxóssi.Oxum,que era a primeira esposa de Oxóssi e que não tinha filhos,foi quem criou todos os filhos de Oyá.O primeiro a nascer chamou-se Togum.Depois nasceram os gêmeos,os Ibejis,e depois deles ,Idoú.Nasceu depois a menina Alabá,Seguida do menino Odobé.E depois os demais filhos de Oyá e Oxóssi.Os meninos pareciam-se com o pai,as meninas,com a mãe.Oyá tinha os filhos que Oxum criava e assim viviam na casa de Oxóssi.Um dia as duas mães se desentenderam.Oxum mostrou a Oyá onde estava sua pele.Oyá recuperou a pele de novilha,reassumiu sua forma animal e fugiu.Eparrei!Oyá!(mitólogia dos oríxas)
”Só corrigindo!!”
Agô e me perdoe Baba Fernando D`Osogyian , me referi ao senhor como irmão não propositamente, passou despercebido.
Me dê Maleime!!
Mucuiú!
Jady,
A primeira Ajoyè de meu pai Osogiyan é de Oyá, então, abenção a todas vocês de Oyá e Matamba.
Irmão é ótimo!
fernando
Olá, meus irmãos de fé!!!Adoreiiiiii a aula de hj saudades…. e muito axé a todos.Oyá sobre bons ventos a todos, bjos
correção; que oyá sopre bons ventos….. rsrsrs
existe uma erê com o nome de brisa ? essa menininha diz que é filha de oxum e obaluaiê . ela diz que o nome dela é uma homenagem ao pai dela porque foi o vento(”brisa”) que levantou a palha de obaluaiê . me esclareça sobre esse nome com urgência. essa erê na maioria das vezes acerta no que vai acontecer e sempre diz a verdade.
me responda preciso saber.
Olá carol
No candomblé os erês são nomeados pelo zelador, ele escolhe um nome de acordo com o orixá/inkisse/vodum da pessoa. Se eu ouvisse brisa,pensaria numa pessoa filha de Oyácom esse erê…
axé
obrigada pelo o esclarecimento mais realmente ter uma erê filha de oxum e obaluaiê ?
Eu tenho 2 duvidas, pode um erê descer primeiro do que o orixá ? e você poderia me dizer qual orixá vai reinar em 2010 ?
Axé
OLá carol não entendi a pergunta.
Vc pode refazer?
eu queria saber se realmente pode ter uma erê chamada brisa sendo filha de oxum e obaluaiê ?
você também sabe me dizer que orixá vai reinar em 2010 ?
Olá Carol,
Como a Carolzinha disse, quem dá o nome é o zelador, ao erê, ou ele mesmo pode trazer, mas sempre fazendo uma ligação do nome com um aspecto do orixá, ao qual ele é “mensageiro”. O erê é mensageiro de um orixá, portanto, esse erê ou é de Oxum, ou de Obaluayê, ou de outro, entedende?
Como a Carol disse, esse nome remete mais a Oyá, mas se o zelador deu ou deixou esse nome. É a casa dele…
Sobre os orixás que irão reger em 2010, acho que ainda é um tanto cedo pra isso, não? rsrsrs Mas pode deixar, assim que o blog tiver uma informação segura e precisa, será publicada aqui no blog. É só esperar.
Axé, minha irmã
Obrigada
teve uma vez que eu perguntei a ela quem são seus pais ? ela me respondeu minha mãe é oxum e meu pai é obaluiaê.
eu não entendir o ”O erê é mensageiro de um orixá, portanto, esse erê ou é de Oxum, ou de Obaluayê ” quer dizer que ele só pode descer e dar o recado de quem ele é mensageiro ?
e ela não pode ser filho dos dois não ?
axé
to adorando esse blog ta tirando minhas duvidas.
Pois é, Carol. O que sei sobre erê é que ele é mensageiro entre a pessoa e seu orixá, como temos um orixá de cabeça… Então… Às vezes, muito raramente, o erê vem pelo adjuntó, mas o erê vem por um orixá e não por dois.
Essa pessoa é de Candomblé ou de Umbanda?
Vá até o post “Erê”, você entenderá melhor lendo sobre. Já peguei o endereço, tá aí embaixo.
http://ocandomble.wordpress.com/2008/09/22/ere/
Obrigada
essa pessoa é de candomblé .
Carol, você leu o post sobre Erê?
eu li sim dayane e axei bem interessante !!
Olá e sou filha de osún mais tenho uma admiração infinita por oya eu não sei de onde vem essa admiração você poderia me dizer se talvez eu sou de filha de oya ?
Carol,
Deu pra entender melhor?
sim
axé
Olá eu sou filha de oxum mais tenho uma admiração enorme por iansã será que eu talvez seja filha de iansã.
preciso da resposta
Bom dia, Vanessa.
Ter admiração por um orixá não quer dizer que você seja filha dele, entende? Você pode ser filha de Oxum e admirar Oyá, sem dúvida.
Eu amo Xangô, admiro muito, chego até a me emocionar durante o seu xirê. Mas sou de Oyá, Oyá é o meu orixá e a partir do dia que eu soube que era de Oyá, então passei a reconhecê-la como minha natureza e assim um amor enorme surgiu.
Se você tem essa dúvida, a saída é procurar um zelador confiável e pedir para que ele jogue os búzios pra você. Não fale sobre Oxum, nem sobre Oyá, apenas peça para ele jogar e ver qual é seu orixá. E tudo pessoalmente, nada a distância.
Essa é a única forma de você tirar essa dúvida.
Axé
Obrigada
Muito obrigada pelo esclarecimento.
axé minha irmã.
Oii minha mãe é evangelica mais o gosto muito do candomblé mais será que o candomblé é de Deus ?
Se eu tivesse essa reposta poderia mudar minha vida.
olhe minha história : minha vó parte de pai é mãe de santo e minha vó parte de mãe era mãe de santo ( ela faleceu ) minha irmã é de oxossi e eu de oxum-apará eu acho lindo os orixás dançando mas minha dúvida é mais forte do que minha mente.
o que vocês poderiam me dizer ?
Carol, do que conheço este nome está ligado a Oyá, por fazer referencia ao elemento de Oyá, o vento. Os nomes não estão ligados e não fazem homenagem, isso tiraria uma função do Erê, que é a ligação com o Orixá principal. Outro aspecto é que Erê não tem pai e mãe, Erê não é criança, ela está ligada ao Orixá e só. Tomeje
Boa tarde, Amanda.
Deus, El Shaday, Adonay, Jeová, Olorun, Olodumare, olofin, Ala, Elion… Todos esse nomes retomam, cada um na sua cultura, ao criador, ao ser supremo. Há também as culturas que não acreditam num só Deus, são politeístas e será que por que essas culturas não têm um Deus único elas não são de Deus?
É óbvio que os significados de Deus nunca serão unilaterais, pois cada cultura tem seus fundamentos, suas crenças, suas concepções. E o Candomblé não fica por fora, assim como as outras religiões é uma religião de liturgia, conceitos e fundamentos e monoteísta que possue um Deus Supremo, Olodumare, e as dinvidades que nos liga a esse ser supremo, os Orixás, que através da natureza nos mostram o poder divino e que Deus nos habita.
Nós, candomblecistas, temos visões diferentes (como já disse, cada uma tem a sua), e eu, particularmente, acho que cada um, cada pessoa tem seu signifiado sobre Deus. Nós não acreditamos em punição, castigo, se nós estamos agradando a Deus ou não… Deus nos fez seres perfeitos e com livre arbítrio para sermos como quisermos, para acreditarmos no que quisermos e vivermos da maneira mais feliz que achamos para nós.
O que você precisa para entender o Candomblé, para entender o significado do Criador- Sepremo, é se desamarrar de conceitos impostos pela sociedade e libertar seu pensamento para ver tudo sem um pré-julgamento. E mais do que tudo, Deus, o meu Deus, o seu Deus, o nosso Deus quer nos ver felizes, completos e fazendo e amando tudo que nos faz transcender espiritualmente.
Isso é o que eu tenho a te dizer, minha irmã.
Axé
Amanda a sua pergunta é a mais complicada do mundo apra ser respondida, eu acho que todas as religiões levam a Deus e cultuam Deus. Infelismente uma minoria de evangélicos são preconceituosos e se agarram ao conceito de que só a religião deles cultua Deus e principalmente o candomblé, cultua o diabo. Mero preconceito e falta de informação. O que posso te falar é que toda religião conduz a Deus, seja o nome que tiver este Deus, Oxalá. Olodumare, Jesus, Buda, Maomé, Tupã, Deus tem tantos nomes quanto temos linguas no mundo. Tomeje
Eita…
O Velhinho foi profundo com as palavras de Dona Makota Valdina.
Orgulho… rsrs
muito obrigada pela informações de vocês meu destino é o candomblé recentimente eu soube que rodei com 4 anos de idade, eu não frequento terreiro nenhum porque minha zeraloda da consulta a base de mesa branca , o meu sonho é ir em um terreiro mais minha mãe fica com medo de eu ir e rodar , eu ja recebi varias avisos que vou rodar isso quer dizer que vai ser em breve ?
Olá carol
Não tem como vc saber quando vai rodar, simplesmente acontece.
axé
mais quando uma pessoa recebe varios aviso significa que vai rodar em breve ?
é verdade que osún tem o pé queimado ?
Olá ana
Existe um Oxum que manca devido devido a briga com Obá,conta uma lenda que Oxum disse a Obá que se ela colocase uma orelha sua no amalá a comida ficaria saborosa e Xangô se renderia e amaria Obá, só que ao saber que havia uma orelha de Obá no amalá, quando estava comendo, Xangô se enfurece com Obá então surgiu essa rivalidade entre Obá e Oxum. E Na briga Oxum saiu manca e Obá ficou sem a orelha. Mas existem Oxuns que não mancam,depende da qualidade e qualidade só é definida na feitura.
axé
eu fiquei sabendo que é oxalá que vai reinar em 2010 isso é verdade ?
Carol,
Oxalá reina todos os anos sabia? Ele abre e fecha o ano. Existem muitos caminhos para cada ser humano, vários sonhos, milhões de projetos, etc. Alguém naturalmente vai morrer. alguém vai nascer, alguém vai ficar desempregado, alguem vai arrumar emprego, casar, separar, ter filhos, perder filho, sofrer, ser feliz, rir, chorar, etc,etc,etc…
Então cada um tem seu Odú (destino) certo? O próprio país, o mundo! A paz e a guerra, palestinos e judeus, ramás, talibão, Coreia de Norte, Sul, Irã e Iraque, Afganistão, Paquistão, etc
Quem reina o ano é sempre o ser humano e com muita sorte tenhamos o Odú Éjì Ogbè para 2010.
Fernando D1Osogiyan
Obrigada pelo esclarecimento !!
eu quero tirar essas duvidas que recentemente eu soube :
Existe uma padilha escrava de oxum ? …. e erê pode vim mês de novembro porque ontem chegou um erê para mim dizendo que não tem nada ver o mês isso é verdade ?
Olá Carol,
Erroneametente, alguns usam esses termos para tentar forçar uma ligação entre orixás e entidades. Isso não existe. Não há entidade “tal” que virá em filhos de orixá “tal”. Trabalha com entidades quem as têm no caminho, quem quer (principalmente) e quem esteja numa casa onde elas sejam cultuadas. Vale sempre lembrar que em Candomblé tradicional não se cultua entidades, estas são entidades de Umbanda, então daí já dá pra entender que uma coisa não está atrelada a outra.
Nós, no Candomblé, temos sim orixas relacionados a eguns, mas é relacionado ao culto à Baba Egun, nossos ancestrais. Só isso.
Erê pode vir sempre que necessário e solicitado pelo zelador, ou pela ekedy, certo?
Axé!
obrigada Dayane !!
é verdade que existe oxumarê fêmea e oxumarê macho ?
Amanda, bom dia.
Essa informação é equivocada. Oxumaré é um orixá masculino e por ser um orixá ligado a movimento, a ciclos, é confundido como se tivesse ou pertencessse a dois sexos.
Aqui na barra lateral, em “Páginas”, tem um post falando sobre Oxumaré, vá lá, clique no nome dele e leia um pouco seobre ele, certo?
Axé!
Amanda, em ketu, tecnicamente não, o que há é que Oxumare tem em sí os dois lados das energias masculinas e femininas, mas é um Orixá masculino. Porém quando se fala em Dã ou Bessem que é de Jeje o assunto muda, pois é um entendimento diferente e uma cultura diferente e em algumas vertentes de Jeje existe esta distinção. O que aocnteçe que com a mistura de ketu e jeje, com essa “globalização” de culturas alguns conceitos são transportados apra outras culturas e acabam por serem criados entimentos que na raíz de segmento não existe existe, como este de que Oxumaré em ketu tenha o fema tb. Deu para me fazer entender? Tomeje
Obrigada
asé
olá gostaria de saber de qual orixá sou realmente ligado ou pertencentes( filho ), sou nascido no dia 02 de fevereiro, muitos dizem que é o dia de yemanjá, mas ñ sei realmente se é veridico, fazendo algumas pesquisas ficou constatado que seria ligado a ibeji, gostaria de ter uma certeza, pois sinto algo bem forte ligado a está questão, ficaria muito grato se puderem me ajudar .
axé……..
Paulo Henrique, para saber com certeza qual é o seu Orixá, procure um jogo de búzios é a melhor forma. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador. Antes da consulta procure informações sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. Tomeje
adorei!!!!!!!!!!!!
Omi Beijada ! ! !
Gostaria de comunicar que há uma corrente de ferro no plano material e outra no espiritual e faço questão de comunicar, não com vaidades, mas com auto-estima e perseverança que recebi este dom e esta mensagem:
NO PLANO ESPIRITUAL (CATEGORIA ENCARNADOS E DESENCARNADOS)
FUNDADOR MOHAB CALDAS, SUPERVISOR MAIOR, PAI E MESTYRE: ZÉLIO FERNANDINO DE MORAES.
EI-LA:
PLANO ESPIRITUAL:
MOAHB CALDAS, PRÍNCIPE CUSTÓDIO, ELFUNI ZANIOL, ORLANDO VITTI, JORGE ALBERTO BECK MENDES RIBEIRO, SENADORES PEDRO SIMON E JOSÉ SARNEY.
APENAS NO PLANO MATERIAL:
ELFUNI ZANIOL, DR VELDON MALMACEDA, CAMILO MALMACEDA, JACQUES LEANDRO SOUZA DA CONCEIÇÃO, SANDER RORIGO OLIVEIRA SOUTO, IDIOMAR MATTOS, ORLANDO VITTI.
PAI ZANIOL DE OMOLÚ,
PROTEGIDO NA UMBANDA E DEMANDA PELOS XANGÔS (DA PEDREIRA E BALANÇA), SINCRETIZADOS EM S JERÔNIMO E S ÃO MIGUEL ARCANJO, POR CONSEQUÊNCIA DIRETA PELO PAI TOMÉ, CACIQUE AIMORÉ E EXÚ VIRA MUNDO.
ANJOS CABALÍSTICOS:
SÃO MIGUEL ARCANJO , ANJINHO IAH-HEL (20.05)
SOU UNIVERSALISTA, PELAS FORÇAS AFRICANISTAS, ADMIRADOR E BUSCANDO SEMPRE O CANDOMBLÉ.
DEVAGAR, DEVAGAR, DEVAGAR, DEVAGARINHO (MARTINHO DA VILA) ! ! !
OMI BEIJADA ! ! !
Elfuni Zaniol, com respeito devido a vc como todos os demais que nos procuram, eu gostaria e enteder o que vc tem a dizer, se é que tem algo de relevante da dizer, por que não é a primeira vez que vc vem ao blog com comentários sem pé ou cabeça e agora ainda fecha o seu comentário com letra de samba, o que já é confuso e sem sentido e fundamento ficou agora com tom de brincadeira de criança que teve acesso a alguma informação e vem aqui brincar de “sábio”. Vc me desculpe se não é este o seu objetivo mas seus textos são sempre tão confusos e sem sentido que me levam a crer que se trata de brincadeira e não de uma pessoa com assunto e informação séria e relevante. Mais uma vez peço que me desculpe se se tratad e um assunto sério, mas se for, por favor ordene melhor seu comentário para que possamos ter acesso e conhecimento do que vc está tentando transmitir.