“O som é a primeira relação com o mundo, desde o ventre materno. Abre canais de comunicação que facilitam o tratamento. Além de atingir os movimentos mais primitivos, a música actua como elemento ordenador, que organiza a pessoa internamente”
O som é o condutor do Axé do Orixá, é o som do couro e da madeira vibrando que trazem os Orixás, são sinfonias africanas sem partitura.
Os Atabaques, são os principais instrumentos da música do Candomblé, cuja execução é da responsabilidade dos Ogãs.
São de origem africana, usados em quase todos rituais, típicos do Candomblé. De uso tradicional na música ritual e religiosa, são utilizados para convocar os Orixás.
O Atabaque maior tem o nome de Rum, o segundo tem o nome de Rumpi e o menor tem o nome de Le.
Os atabaques no candomblé são objectos sagrados e renovam anualmente esse Axé. São usados unicamente nas dependências do terreiro, não saem para a rua como os que são usados nos Afoxés, estes são preparados exclusivamente para esse fim.
As membranas dos atabaques são feitas com os couros dos animais que são oferecidos aos Orixás: independente da cerimónia que é feita para consagração dos mesmos quando são comprados (o couro que veio da loja geralmente é descartado), só depois de passar pelos rituais é que poderão ser usados no terreiro.
Os atabaques do candomblé só podem ser tocados pelo Alagbê (nação Ketu), Xicarangoma (nações Angola e Congo) e Runtó (nação Jeje) que é o responsável pelo Rum (o atabaque maior), e pelos Ogãs nos atabaques menores sob o seu comando.
É o Alagbê que começa o toque, e é através do seu desempenho no Rum que o Orixá vai executar a sua coreografia de dança, sempre acompanhando o floreio do Rum.
O Rum é que comanda o Rumpi e o Le.
O Agogô, tocado para marcar o Candomblé, também de tradição Alaketo, chama-se Gan. As Varetas usadas para tocar o Candomblé nos Atabaques, chamam-se Aguidavis. Também se utiliza ainda o Xequerê.
Nomes dos Toques dos Orixás na Nação Ketu:
ADABI – Bater para nascer é seu significado. Ritmo sincopado dedicado a Exú.
ADARRUM – Ritmo invocatório de todos os Orixás. Rápido, forte e contínuo marcado junto com o Agôgô. Pode ser acompanhado de canto especialmente para Ogum.
AGUERE – Em Yorubá significa “lentidão”. Ritmo cadenciado para Oxóssi com andamento mais rápido para Iansã. Quando executado para Iansã é chamado de “quebra-pratos”
ALUJÁ – Significa orifício ou perfuração. Toque rápido com características guerreiras. É dedicado a Xangô.
BRAVUM – Dedicado a Oxumaré .Ritmo marcado por golpes fortes do Run.
HUNTÓ ou RUNTÓ – Ritmo de origem Fon executado para Oxumaré. Pode ser executado com cânticos para Obaluaiê e Xangô
IGBIN – Significa Caracol. Execução lenta com batidas fortes. Descreve a viagem de um Ancião. É dedicada a Oxalufã.
IJESA – Ritmo cadenciado tocado só com as mãos. É dedicado a Oxum quando sua execução é só instrumental.
ILU – Termo da língua Yorubá que também significa atabaque ou tambor
BATA – Batá significa tambor para culto de Egun e Sangô . Ritmo cadenciado especialmente para Xangô. Pode ser tocado para outros Orixás. Tocado com as mãos.
KORIN- EWE – Originário de Irawo, cidade onde é cultuado Ossain na Nigéria. O seu significado é “Canção das Folhas”.
OGUELE – Ritmo atribuído a Obá. Executado com cânticos para Ewá.
OPANIJE – Dedicado a Obaluaiê, Onile e Xapanã. Andamento lento marcado por batidas fortes do Run. Significa “o que mata e come”
SATÓ – A sua execução lembra o ritmo Bata com um andamento mais rápido e marcado pelas batidas do Run. Dedicado a Oxumaré ou Nanã. Significa a manifestação de algo sagrado.
TONIBOBÉ – Pedir e adorar com justiça é o seu significado. Tocado para Xangô
Motumbá!
Gostaria de mandar um e-mail pessoal a vocês!
Como faço?
Axé!
foi muito bom apri um espaço para mnossa religiao ela é muuitio preconceituosa amei e parabensssssssssssss
Brenda Maria, eu já visitei seu site e gostei, por mim tudo bem, vejamos a Manuela. Se confirmar te enviaremos um e-mail com os nosso pessoais Ok? Tomege.
Fico no aguardo!
axé!
brenda.msantos@gmail.com
é muito legal saber sobre os toques e alguns significados , mas essa informação desta página ficaria mais completa se para alem dos nomes dos toques , botassem também a sonoridade dos toques aqui apresentados , eu acho que ficaria mais completa a informação . mas valeu .
um abraçoaxe .
Estou para me tornar Ogã Alabe e gostaria de saber aonde posso baixar toques pela internet para poder melhorar meu aprendizado.
aseo, e parabens pelo site
Luis Moicano, vc será confirmado Ogãn ou vc vai receber cargo de Alabe?
Dia deste eu estava conversando com dois Ogãs e eles me disseram umas coisas interessantes que talvez sirva para vc refletir um pouco. Um me disse” sabe quantos anos eu demorei até ter o cargo de alabe? 12 anos! tocando pi e lê, pi e lê, até poder cantar um candomblé sozinho” o outro me falou “eu fiquei 06 anos só segurando bicho, até receber o cargo de Axogum, só segura os bichos”. Acho que este é o caminho, ser confirmado Ogã e depois com o tempo receber o cargo para o qual a pessoa tem melhores aptidões, do contrário o Ogã acaba por não se dedicar a outros ofícios tão nobres quanto o de tocar e cantar e ficar meio pela metade, só fazendo uma coisa.
Mas segue um bom contato para cds
Binho Barra (maneyro21@yahoo.com.br)
binhobarra2@gmail.com
Tomege.
eu adorei a idéia de abrir um espaço para essa religião..pois eu também sou desta religião..sou ogãn de omolú…feito na angola…
Olá!
Há uma citação à respeito do som no começo deste artigo. Achei-a muito interessante e gostaria de saber de que texto ela foi retirada. Também gostaria de receber, se possível, indicações de livros que falassem da relação entre música e candomblé ou que dissesse à respeito da música nos rituais de candomblé.
Grato.
Olá Lindberg,
Essa citação não lhe sei dizer concretamente a quem pertence, já a vi atribuída a diversos autores, mas especialmente a Reginaldo Prandi e a Mónica Buonfiglio, e é bem provável que seja realmente de um destes dois. A razão de ter utilizado esta citação é que de facto ela sintetiza muito bem a função do som na nossa vida. Uma das diversas obras existentes sobre este tema, que eu lhe recomendaria é “Música de fé, música de vida” de Reginaldo Prandi.
Axé!
quero saber o nome (somente o nome) de um livro sagrado de candomblé. por favor até 5ª feira
parabens pelo vosso trabalho e que o continuem, tem sido muito bom pra tirar duvidas. Manuela sera possivel dar me alguma informacao ou contactos de terreiro de confianca, quero saber qual meu Orixá e como desenvolver minha mediunidade. muito obrigada desde já
Beth não há livro sagrado no candomblé, nossa cultura é oral e o aprendizado se dá de forma direta durante a vivencia da religião. Tomege do Ogum
Boa tarde!!!
=D
Dúvida!!!!
Mulher pode tocar os instrumentos do candomblé, ou esse atributo é só dos homens?
Beijos
Olá Dayane,
Não, por norma as mulheres não tocam os instrumentos do candomblé, esse é um cargo masculino, mas existem dois tipos de mulher que o poderiam fazer, embora só o façam em circunstâncias muito, muito especiais: As Yalorixás e as filhas de Oyá.
Axé!
Hummmm
Então quer dizer que algum dia eu possa a vir tocar, nem que seja numa possibilidade remota??!!!
Vou começar a aprender loguinho!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
P.S.: Uma dúvida: Mas por que só as filhas de Oyá??
Beijos e Feliz Natal pra vocêsss
Motmbá meus irmão
parabéns gostei muito de tudo
continue assim encinando um pouco o que significa o mundo dos orixas.
Que meu Pai Logum Edé Abençoe todos vcs
mil beijos e mil abraços
Motumbá
Oi,gostaria de saber se eu não preciso fazer santo,ou seja eu não tenha necessidade de fazer,mais se eu quizer fazer não terá problema…..e se pra chegar um dia a ser um zelador de santo tem que ter alguma permissão,ou a pessoa que quizer ser um dia claro que além de ter todo conhecimento e obirgações possa ser,como funciona me explique por favor!!!!
Franciane a escala do canomblé é a seguinte. A pessoa entra para uma Casa de Axé e recebe o nome de abiãn, depois a pessoa é iniciada, raspa a cabeça, e recebe o nome de Yaô, depois durante os sete anos seguintes essa pessoas renova seus votos com obrigações de 1 anos, 3 anos e 7 anos, e se torna um ebomi. Só a partir deste posto é que a pessoa poderá saber se tem a missão de ser ou não um zelador de santo. Não é questão de querer pessoal, os Orixás é que determinam se a pessoa será ou não zelador.
E 99,99% das pessoas tem fazer o santo sim.
Vc já viu nossa página principal? Já estamos divulgando a nova caminhada contra a intolerancia aqui no Rio, por favor nos ajude a divulgar. Tem uma matéria importante no link, leia, se engaje no movimento. Vamos todos as ruas dizer não a intolerancia. Tomege
adorei tudo, principalmente o ogum no atabaque obrigado!!!
Boa noite, é sempre bom passar por aqui ler e reler os relatos que as pessoas aqui postaram, alé é claro das informações prestadas e dos textos esclarecedores.Estava lendo o texto acima e surgiu uma dúvida: esxiste algum toque específico para Yemonja ou não?.Obrigado
Edson eu não sou Ogãn, então não sei o nome do toque, mas existe sim e é muito bonito, reconheço quando ouço, mas o nome…..aí complica minha vida.
Vc já viu nossa página principal? Já estamos divulgando a nova caminhada contra a intolerancia aqui no Rio, por favor nos ajude a divulgar. Tem uma matéria importante no link, leia, se engaje no movimento. Vamos todos as ruas dizer não a intolerancia. Tomege
estou pesquisando enbora ainda não encontrei as informações mais detalhadas e completas , sobre os significados dos gestuais das danças dos orixás (MASCULINOE FEMININO ) no candomblé . será que alguém seria capaz de me endicar , onde encontrar esas informações ? pois presumo que essas informações é de grande importancia dentro do universo de formação /informação para todos que aderem ou simpatizam com a cultura da religião .
Jô Ventura temos aqui no blog uma série de textos da Dra Denise Zenicolla sobre a dança das Yabas, procure na barra superior na caixinha vazinha, digite ” dança ou a dança das yabas” lá tem informação sobre este assunto. Tomege do Ogum
Encontrei este espaço por acaso, adorei, parabéns a todos que fazem da diversidade ferramenta de unificação dos povos.
Olá adorei o site de vcs tem bastante informaçoes, mais gostaria de saber mais detalhes quando a pessoa é ori meji num jogo deu isso pra mim q o santo de frente é Oxalufan e Ogum e o junto é Oxum e q eu sou yao se vcs poderem me passar algumas informaçoes agradeço muito
ola adoramos o site!abraços a tods!axe
Muito interessante seu site.Mais,tem algumas coisas que tem que ser concertadas. Os toques estao alguns errados.Por exemplo o adarrum nao se toca assim.Sou ogam da casa do Oxumaré,Salvador-Bahia.Para saber mais informaçoes dos toques,procurem em Salvador o Ogam Erenilton Bispo.Sei que no Rio existem algumas modificaçoes dos toques.Mas,é na Bahia que se encontra os verdadeiros toques dos Orixas.O Erenilton tem uma escola que fica no pelourinho que se chama:Coriefan.Por favor espero resposta!Obrigado.
Olá Bergcampos,
É certo que existem algumas diferenças ou nuances nos toques e isso depende da região, do aprendizado feito, da nação, enfim, de um monte de coisas. Outra coisa é afirmar que este é certo e aquele é errado… Eu não teria essa segurança toda para fazer essa afirmação, mas acredito que você esteja confiante que a forma como aprendeu é a correcta. Mas, e se estiverem as duas correctas?
Foi bom ter deixado essa dica sobre essa escola pois aparecem aqui algumas pessoas querendo aprender e perguntam por isso mesmo.
Com todo o prazer aceitamos aqui a partilha de opiniões, e no caso, seria óptimo se pudesse partilhar também connosco algumas musicas para enriquecer o repertório existente.
Axé!
Depois de quase 1 ano que lhe mandei a mensagem acima venho lhe dizer que fui suspenso por Yemonja como seu Ogã Alabe aseo, e agora mais que nunca preciso aprender os toques para poder me dedicar a esta mãe maravilhosa que é Yemonjá e daqui a poucos meses minha feitura será feita e tendo como orixa OGUN SHOROKE, então lhe agradeço a atençao e se vc quizer me add em seu msn ai esta.
luismoicano2@msn.com
Luis Moicano se vc for do Rio eu posso te indicar alguém com o maior prazer. Tomege do Ogum
eu sou neto de uma mãe de santo do
guarujá e eu acho muito interesante
saber mais sobre a origem dos orixás
e os toques ao quais são dedicados
aos orixás eu ñ sabia q tinha isso
presiso de musicas de oxossi e iansã se algem poder min endicar algumas agradeso meu imail e charada _220@hotmail.com e a galer do site tamuito bom e adorei as lendasa viu des de ja agradeso
Felix o mais indicado é que vc procure um ogã e peça essa orientação a ele, mas no site Oriaxé.com tem material a venda, assim como no site candomble ketu. mas acho que o contato pessoal te dará melhores resultados. Tomege do Ogum
Caro irmão, Motumbá
Parabéns, pela belíssima obra publicada, nem preciso falar sobre ela, pois o nº de mais de 1 milhão de acessos diz por si. Me sinto feliz por fazer parte desta religião e conhecer pessoas como vcs que elevam e dignificam a nossa cultura. É lamentável que muitas pessoas usam de forma degradante e de interesse pessoal, mas em tudo na vida existe o lado positivo e o negativo para gerar polêmicas e discursões, sendo assim nossa cultura se mantém viva.
Gostaria do seu esclarecimento sobre roda de OYÈ e XIRÉ.
Qual a diferença e onde posso encontrar cantigas de OYÈ.
desde já. Olorum Madupé.
Retificando meu e-mail.
por favor desculpe.
agô, achei interessante os comentarios e conhecimentos relatados pelos irmaos. sou d efôn e estou sempre aprendendo e buscando o crescimento interior e a exencia do axe dos orixas.
Ola gostaria de baixar toques, cantigas em yorubá Mp3, vcs poderiam me ajudar dizendo um site onde possa encontrar, desde já agradeço, se possivel mandar por e-mail os sitem onde encontro …. Axé !!!!!!!!!
Olá Evelyn
Vc pode buscar o site da Fundação Gregório de Matos,é da Bahia, lá só tem musicas de Iemanja e Iansã e de Caboclos tb.
Espero ter ajudado
Carol,
valeu pela dica adorei o site, alguem saberia me indicar algum saite que eu consiga mais cantigas ouvir e por escritas.
Raphael no site oriaxe.com vc pode comprar cds e acho que tem apostilas tb. Tomege
Olé Tomege, primeiro parabéns pelo site, é muito legal, aprendo muito com as coisas que voc^escreve, na verdade queria mesmeo que você me add no meu msn para podermos conversar melhor…
tai.a.negona@hotmail.com…desde já Olorum Modupé!
parabéns pelo site!!!
ele esta muito bom…!!!!
continue assim…!!!!!
abraços…
Tainã na verdade somos uma equipe de 5 pessoas a cuidar do blog, agradecemos muito sua visita e suas palavras. Mas devido ao volume de comentários diários não há possibilidade de outra forma de comunicação que não seja o blog, espero que nos compreenda. Volte sempre e esteja sempre a vontade aqui. Tomege do Ogum
Ola, Ase a todos estava querendo saber se alguém disponibiliza vídeo-aulas de toques de candomblé(atabaques)? Obrigado! E parabéns pela site.
eu gostoria de me aperfeisuar um pouco+ em dobrar o rum aonde eu posso aprender e quanto ira custor
AXE!!!!!
Carlos eu só conheço aqui no RJ, entre em contato com Mobá Tainã , curso de cantiga e dança, 3332 2180, 86887174. Tomege
vc ta parabens pelo site sou ogan feito ja naçao nago candoble gostaria de saber sobre mais aperfeicoamento gtato
Olá,sou múisco
parabens pelo trabalho, estou fazendo uma pesquisa sobre ritmos do candomblé e gostaria de ter mais referencias
obrigado
R
Roberto eu conheço o site Oriaxé que vende cds de candomblé e tb conheço aqui no RJ o Ogã Tainã, Mobá Tainã , curso de cantiga e dança, 3332 2180, 86887174. O que mais pode ser útil para vc? Tomege
ola,gostaria de saber se tem algum site onde eu encontro cantigas de naçao (angola muxicongo) sou ogan a tres anos e estou começando a pegar no atabaque.ja agradeço dez de ja !! macuiu….
Olá Raphael,
Infelizmente não conheço nenhum, e estou até pesquisando matérias sobre Angola, mas talvez algum irmão aqui possa lhe ajudar, embora eu desconheça a existência de algum com essas matérias.
Axé!
Oi Raphael
Olha só,eu tenho um cd que chama Música sacra do candomblé” que tem músicas nas diversas nações.Mas não sei se é fácil achar…Mas ainda assim,existem variações, as vezes na sau casa toca num ritmo a mesma canção é tocada em outro ritmo em outra casa,mesma nação…O ideal é vc ir treinando o ouvido memso na sua casa para tocar como as pessoas tocam lá,me entende?
No site da fundação Gregório de Matos tem cantigas de Oyá e Yemanjá e tem Angola muxicongo,essa nação é do Bate Folha e lá tem músicas tocadas pelos xicarangomas de lá
Axé
Raphael talves neste endereço vc consiga alguma informação ou material.
Mas segue um bom contato para cds
Binho Barra (maneyro21@yahoo.com.br)
binhobarra2@gmail.com
Tomege.
a sim ,obrigado a todos vcs ,!! continuem assim,o blog ta o amximo d+ mesmo, depois eu volto com mais duvidas rsrsrsrsrs. macuiu
OLÁ QUERIDOS IRMÃO(YE TABURÓ OFÉRÓN);GOSTARIA DE PARTICIPAR DOS COMENTÁRIOS DESTE SITE TÃO INTERESSANTE,E POSTAR TAMBEM ALGUMAS INFORMAÇÕES,QUE CREIO QUE SERÃO DE SUMA IMPORTANCIA PARA TODOS AQUI. GOSTARIA ENTÃO DE SABER COMO PARTICIPAR.
DESDE JÁ AGRADEÇO,PELA ATENÇÃO!!
Olá ODÉ BI OLÁ
Vc pode contribuir escrevendo depoimentos no blog,se for um material escrito podemos entrar em contato com vc via email.
O blog está organizado em categorias,vc pode ir clicando e a depdner doq ue tiver no post,se vc tiver algo a complementar,pode escrever que será lido e quem sabe integrado ao texto original.
Se vc tiver textos prontos pode nos enviar,é só nos contactar aqui por depoimento
Axé
ola , e bom dia a todos. escutei um comentario que fiquei meio que grilado, ouvi falar que o santo de um ogan influencia no seu desenpenho no atabaque…. oque vcs me dizem sobre isso ?? eu particularmente acho que nao tem nada aver, agradeço dez de ja .mucuiu
Olá Raphael, eu já vi por exemplo o Ogã é de Oyá e quando vai tocar para ela ele assume um atabaque ou começa a tirar as cantigas,mas nunca ouvi fala rque o Orixá interferisse no desempenho do ogã…
gostaria de saber pq só filhas de oya pode toka !!!!? asé !!!
Cleiton isso é verdade sim. Mas este assunto está ligado ao axexê, e somente a este ritual, é muito específico, e não significa que uma filha de Oyá possa tocar num candomble, os detalhes só mesmo na sua casa de axé pode ser revelado. Tomege
Boa noite a todos. oque vcs me dizem da personalidade de um ogan de obaluae com oyá agradeço dez de ja . mucuiu
Raphael Souza o candomblé não é igual a horoscopo, que tem como base determinados padrões e combinações. O candomblé diz que o Orixá tem um comportamento, mas o filho pode ser totalmente diferente do seu Orixá, é normal isso. Portanto não há uma regra que diga como é um filho de Omolu com Oyá, ele poderá ser a soma das características dos dois Orixás, mas tb pode ser totalmente diferente ou ter apenas a predominancia de um Deles, que inclusive pode não ser a do primeiro, pode ser do juntó. A minha recomendação é que vc leia sobre os dois e destas pesquisas vc veja no que vc se parece com seus Orixás e no que vc pode melhorar como pessoa. Tomege
olá carol sou ogã luizinho de curitiba , vi sua post sobre vc ter o cd musica sacra do candomblé seria um que vem angola e ketu? pois se for gostaria de ter esse cd procurei muito e nao encontrei , tenho em meu acervo varias cantigas bastante coisa mesmo mas gostaria de ter essse cd pra guradar as cantigas que estao ali sao todas conhecidas porem nao as tenho na voz de edinho se puder me dizer onde comprou ou se pode me enviar uma copia agradeço ,,,,,,obrigado grande abraço.
Olá Ogã luizinho
O cd é duplo,mas eu perdi um deles só tenho o segundo CD,me oriente como enviar para vc, por email é quase impossível porque demora muito de carregar,se vc tiver alguma outra forma posso tentar…
MInha mãe comprou há cerca de oito anos atrás e nem sei em que loja foi.
axé
Mutumbá,Olha os toquens que já participe são otimos o conteúdo do site de vcs são maravilhoso
Gostaria de saber se tem algum site que posso baixa musica de candomblé(orixas), se pode me enviar agradeço.
Suelen o máximo que posso te ajudar sobre isso é te indicar uma pessoa que vende cds. Honestamente eu não sei da qualidade dos discos, mas conheço este contato, Para encomendar algum título, entre em contato pelo e-mail: barabo@bol.com.br ou tel.: (21) 9246-7603. Tomege
olá carol
entao desculpe a demora mas eu tinha perdido o endereço do blog heheh mas achei ,,,entao ele se divide em cantigas de ketu e angola a parte de ketu eu consegui gostaria de saber se vc tem o cd que e so angola se puder me mandar eu pago o sedex o cd sei la se puder te mando um e mail com meu endereço e vc me manda ok muito obrigado aguardo sua resposta .
SOU DE YEMONJA SOBA SOU LOUCA POR NOSSA RELIGIAO ACHO QUE VAI TERT GRANDES PROGREÇOS
OLá Ogã Luizinho
Olha só eu tenho o cd que tem angola,me manda seu email que eu te envio as musicas por email e vc e envia as suas porque eu perdi o cd que vc tem…
meu email é carolpetala@oi.com.br
Marcio de Osanha que OXAlufã abençoe a todos que Oxum traga prosperidade a todos boas condições de vida e que Obaluaê abra todos os nosso caminhos e Ogum com sua espada vai cortando todos mau e nos proteja sempre.
Para todos um forte abraço nos corações de todos
que Oxalá os proteja(cheuêpa babá).
Olá meu nome é Tiago sou ogãn da nação jeji e gostaria de saber se teriam rezas para fazer dowloading desde já agradeço um abraço e um bom axê pra todos …
boa noite, queria saber se vcs conhecem algum site que eu encontro cantigas de (ANGOLA BATE FOLHA) ate + brigaduuuuuu;…..
Raphael o site kambondo.com é dos kambondos do bate folhas RJ, pesquize lá. Tomeje
na iniciaçao de um ogan. o santo e assetado com um bixo de 4 pes,ou e assentado na pena?? e come 4 pes so na obrigaçao de 3 ?? aguardo resposta vlw ….
Olá Raphael acho que isso é um assunto reservado
Busque orientação na sua casa de axé
oque candomble
Gostaria de saber quem hoje no Brasil, representa Angola Muxicongo, onde tem o seu Abassá.
Olá Tata Inguessi
A sua benção Tata!
Angola Muxicongo é uma nação cultuada no terreiro Bate Folha, Salvador. E creio que o Bate Folha do Rio de Janeiro segue a tradição. Foi iniciado seu culto por Bernardino Paixão quando ele cria o Bate Folha num Terreno na Mata Escura em Salvador,recebido em oferta a Bamburussema,seu inkisse.
axé
Bom dia , queria muiiito um cd com cantigas de candomble !
to começando agora sou ogã mais com sou filho da mãe de santo sou muito cobrado !
obg
Olá Pedro, sua benção!
Nós não temos esse tipo de material para enviar. Você pode encontrar CD’s à venda em diversas casas especializadas em materiais do Candomblé tanto em Salvador como no Rio ou em S. Paulo. Existem também diversos sites onde pode comprar ou mesmo fazer o download gratuito, mas vai ter que fazer uma busca. Eu mesma já encontrei muito material dessa forma.
Axé!
oi eu sou omo sexual e no candoble ninguem me asseita olha eu queria saber se uma mulher que e lesbica pode ser raspada em ogã
oi quero saber se uma mulher que e lesbica pode ser raspada com ogã
Michelle eu já soube de Transexual maculino que foi confirmada Ekedji e transexual feminino que foi confirmado ogã, mas isso podemos dizer que é o cúmulo da falta de conhecimento sobre a religião, é marmotagem mesmo. Acho muito dificil que no candomblé vc não seja aceita por sua opção sexual, o candomblé agrega uma grande comunidade homossexual, o candomblé aceita todos sem distinção, vc estád e fato no candomblé? Mas sobre ser confirmada Ogã isso é impossível numa casa de candomblé que tenha respeito pela religião.
“https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
muito obrigada pelo esclarecimento fiquei muito satisfeita eu n quero ter nenhun cargo no candoble eu posso simplemente cuida do meu orixa sem ser algo mair na religião eu viro somente num orixa que tranca rua e gostaria de saber o que eu posso fazer pra não reseber mas cuidar sem receber
Michelle, tranca ruas não é Orixá e não faz parte do candomblé, Ele é uma entidade de umbanda, então o seu comentário anterior me leva a crer que vc está ou estava numa casa misturada e isso pode explicar o motivo da rejeição, porque no candomblé tradicional, sem misturas, não há confusões nem misturas de pensamentos religiosos, portanto há uma aceitação de todos, afinal o candomble´não discrimina seus filhos. Sobre só virar de tranca ruas isso não é bom, o correto seja na umbanda ou candomblé qé que vc vire com seu Orixá em primeiro lugar e só receba suas entidade se o Orixá ja estiver “firme” na sua cabeça e der autorização apra a entidade se manifestar. Minha recomendação é que vc procure uma roça de candomblé de tradição, procure informação se lá é de fato candomblé e a que segmento pertence se ketu, angola, jeje etc e vá se consultar, procure saber seu Orixá, estude sobre Ele, vá frequentando como abiã, e vá avaliando a sua vontade de ficar ou não naquela roça, faça isso acho que será bom para vc. Eu não vejo como boa opção esta situaçãod e cuidar em casa e por conta própria, vc precisa de orientação e conhecimento que só será passado numa roça. Veja se não ha em vc o desejo de frequentar o candomblé e que este desejo ficou escondido pelas decepções.
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religião. Tomeje
Boa tarde!
Eu queria tirar uma duvida!..
Queria saber se pode ser de familia!…
Pois tenho tios e tias, e minha avó virava!…
Eu queria saberse também posso virar!…
Obrigada!..
Mariana, boa noite. Como o Candomblé é uma religião ligada a continuidade, a herança, a ancestralidade. É muito viável que sempre tenhamos na nossa família um próximo que vire com o orixá.
Assim como você tem probabilidade de virar, também tem probabilidade de não virar e isso não dá pra ficar sabendo através de árvore genealógica. Só com o convívio numa casa e com os búzios do zelador dá para ter conhecimento dessa informação.
Axé!
oi eu gostaria que vc me falasse mas sobre a religião como que ela é se tem algo que vc possa me mandar sobre a religião e eu sou filha de ogum com oxum
quero me aprofundar na religião e gostaria que vc me mandasse algo sobre isso n quero ser abiã
eu gostari de ser mas estudada sobre areligião se puder me manda algo desde ja sou muito grata .
quero aprender os ensinamentos do clandomble por favor me ajuda,obrigada
michelle,
leia o post ORIXÁS, que encontrarás muitas respostas.
axé,
oi cmo disse sou do ogum xoroque com oxum pandá e gostaria de saber mais sobre eles lendas roupas como cuidar como assentar comidas agradeço desde ja
Outra duvida!!..
Quando eu me minha irmã estamos em alguem terreiro,sempre sentimos calafrios…isso pode ser um sinal?..
Obrigada novamente!
Mariana é sinal que vcs tem uma ligação com a religião e que gostam dela, mas todos sentem independentes de serem rodantes ou ekedjis ou ogãs, todos tem essas sensações. Observe a evolução destes calafrios, se se tornarem muito fortes, peça orientação ao responsável pelo terreiro. Bem vindas rsrsrsrsrs.
“https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
Bom…queria saber de uma coisa se é verdade!..
Dizem que todos que creem na religião tem um guia!,e é só desenvolver!…
Isso é realmente verdade?…
Mais uma vez muito obrigada!
Mariana,
No candomble Ketu chamamos esse guia de Orixá e se realmente você tiver uma afinidade com a religião dos Orixás, poderá realmente se desenvolver e se estruturar dentro de uma casa.
axé,
Fernando D’Osogiyan
Mutumbá e sua benção meu irmão Nelson,
Gostaria de postar aqui com sua permissão, o endereço de um site que tem cds de cantigas de candomblé.
É de grande ajuda à todos os nossos irmãos que procuram o blog.
http://www.4shared.com/u/vzvmqtm/f436ab1/DoVieira.html
Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Axé
gostaria de saber quem é meu oxum, na verdade eu nunca frequentei o candoble mais mesmo assim gosto muito, pois aqui em minha cidade nao tem/pois moro no acre, isso eu acho né. eu já fis 8 anos de capoeira e sempre fui apaixonada pelo toque do berimbal e os cantigos ,entao uma ves quando ouvi o do candoble adorei , e tambem gostaria de saber se no terreiro fazem revelaçoes….
obrigada e fico aguardando eposta…pois sou muito nova no assunto.
Simone antes de qualquer movimento para saber o que vc deseja, vc deve estudar, ler o máximo possível. Veja bem, não sei por erro de digitação ou erro mesmo, vc diz que saber quem é “meu oxum” Oxum é um Orixá feminino e creioque vc esteja se referindo a exú, e creio que esteja se referindo a Exú Orixá, observe que sempre escrevo usando letras maiúsculas no início de Orixá, Oxum e Exú e no em momento uso exu sem maiuscula, isso quer dizer que este exú é uma entidade (pombagira e outros exús) que não do candomblé são de umbanda. Por isso minha sigestão de que vc estude mais o assunto. Temos diversos posts aqui, clique na foto da Manuela e vc vai encontrar textos que diferenciam umbanda e candomble, Exú Orixa e exús entidades, e muita informação que pode ser útil para vc entender melhor a religião, não somos donos da verdade, não é isso, mas achoque se vc dedicar um pouco de tempo a leitura de textos vc vai ficar mais bem informada. Simone depois das leituras, o principal é vc conhecer seu Orixa, isso é fundamental, isso vem antes de conhecer exú, é pelo Orixá que tudo começa. Boas leituras e volte mais vezes. Tomeje
Estou muito satisfeito e desde já lhes dou parabéns pelo exelente trabalho de educação cultural fazendo assim que as pessoas tenham uma visão totalmente positiva da nossa religião.
Gostaria de saber o que é Yalorixás???
Obrigada Ana
O que é Yalorixás?
Ana Paula o termo Yalorixá se refere a mulher que cuida dos filhos dos Orixá, é tb conhecida por mãe de santo. Tomeje
Estou escrevendo um artigos sobre ritmos do candomble no site Obaterista.com
gostaria de mostrar para voces
abrazos
R
Roberto vou entrar em contato via email para vc me mandar o material e depois encaminharei aos demais colaboradores. Obrigado,Tomeje
queria saber se o senhor conheçe um barracao
de confiança para eu poder tomar
minhas obricasao
e como eu faço para baixar cantigas de senta
desde ja muito obrigado
dofono do ogun ja
filho de alexandre de logun ede
neto de marcos de oxun
bisneto de falecido paulo da pavuna
Ivan,
procure o Pai Kill de Oxóssi que sucedeu Pai Paulo da pavuna, herdou a casa de Oyá Nikè. Okè Arò!
Axé,
Carol,
Vi sua postagem sobre o CD de Angola e por me interessar, gostaria de saber se podes enviar-me também via e-mail cópia de algumas senão todas as canções de Angola de que possui.
asdr.direito@gmail.com
Grato.
http://www.4shared.com/file/242775420/44024181/15_KALENDE_KUNA_JAMINAJ_-_Xika.html
Olá Tata
Busque no site da Fundação Gregório de matos temos la musica spra oyá e yemanjá,meu c foi formatad e erdi tudo,ai demora rum pouco para recuerar minhas musicas
axé
Ola Meu nome como vcs ja sabem éh Maite tenho 12 e sou de candomblé sou de yemanjá e vou dar um conselho pra vcs não fiquem colocando suas diginas na boca do povo da rua..
ok?
Obrigado pela Atenção!!
Grata Maite!!
Maite a digina depois de divulgada na sala vira seu nome, vc passa a ser conhecida somente por este nome, seja na roça ou fora dela quando em contato com outras pessoas da religião, há diginas tão “fortes” no sentido de ter prestígio que as pessoas,os nomes civis, deixam de ser reconhecidos, as pessoas só são conhecidas pela digina, não acho apropriado citar nomes/diginas pra exemplificar mas vc deve conhecer diversas pessoas assim. Não estou te repreendendo minha irmã, estou só te esclarecendo que não há mau algum em divulgar sua digina (nome dado pelo orixa na sala). Algumas casas fazem uma distinção entre digina e orunkó, este sim não deve ser divulgado fora da roça. Tomeje
Olá irmãos a bença,
Meu velho Tomeje,
Eu aprendi que em situações específicas e muito raras uma mulher sendo iniciada no orixá oya poderia tocar os atabaques,estou certa?
Sendo assim,uma pessoa que parte do pre suposto de um bom jogo,e confirmado o orixá oya,mesmo antes da iniciação,sendo esta a palavra final.
Enfim uma abion pode ou não fazer algum curso?
hehehe
Nanci, num toque de Oya vc pode ver que em determinado momento Elas dançam com as palmas das mãos pra baixo, vc deve ter visto isso no toque que vc foi recentemente. É um movimento forte como se Elas estivessem empurrando algo pra baixo, isso se passa numa cantiga específica e que tem ligação com o axexê. Há duas interpretações para este movimento, o primeiro é empurrar os eguns pra baixo. O segundo entendimento está ligado ao fato de OYÁ, no axexê, poder tocar um certo instrumento de percussão usado nesta cerimonia, mas isso se refere a OYÁ e somente Ela, e não se aplica a suas filhas. Uma Oyá que seja antiga na casa e principalmente que tenha ligação com esta cerimonia pode tocar o tal instrumento sim, mas isso só pode ser pelo orixa e nunca por uma mulher de Oyá. Tomeje
Hummm entendi.
Puxa vida então a minha carreira de “ogan”,foi tudo por água abaixo.
Brincadeiras á parte…obrigada pela informação meu velho,eu entendi e sempre me perguntei o porque deste movimento de Oya dançar em algum momento do rum como se estivesse “empurrando”. Mas eu sou abion e essas coisas eu ainda não poderia saber agora e tal……o senhor sabe né.
Obrigada meu velho.
Ah! imagino que deve ser por isso que Oya é uma presença indispensável nesta cerimônia.
bom vejo que alguns toques estão com nomes que sai dos meu conhecimentos e outros que são meio equivocado de acordo com meu conhecimento, tipo esse huntó conheço como sirwm, e esse aguere pra yansã eu conheço como daró ou ilu, gostaria de saber a procedencia dessas informaçoes pra que eu possa me aproundar, não to criticando, só quero conhecer mais, eas gravaçoes a sonoridade ta muito boa abra e aguardo resposta asé!
Eddy eu não sei onde a Manuela retirou estes toques,mas as diferenças entre nomenclaturas pode ser devido a diferenças entre segemntos, por ex, o nome do toque no Jeje é diferente do nome em Ketu. Vamos esperar a manuela retornar pra ver onde ela conseguiu este material. Aqui no RJ no cetrab.org, vc pode encontrar informações sobre toques. Tomeje
Gostei Muito desse video aula muito bom para aqueles que querem aprender nomes e toques do candomblé
quero encontar louvaçoes antigas de nago
Olá Alane
O que seriam louvações?
Cantigas?O que sempre recomendamos é que vc busque pessoas mais antigas na religião casas mais tradicionas onde vc possa obter esse tipo de informação.Mas o termo nagô é um pouco geral, se vc puder se rum pouco mais específica vai ajduar na sua busca.
Axé
Oi Carol, Motunbá adorei seus comenterios gostaria de trocar ideias com vc.
Sou ebomi recebir cargo á dois anos.
Estou no axé a 12 anos.
nossa adoro os orixas é nosso jogo de sintura
ola irmao e irmas … sou ogã alabê cenza curumin da naçao de angola muxicongo gostaria de saber quem é da mesma naçao angola muxicongo add no msn dvp6969@hotmail.com
mukuiu,mutumba colofé e mavango.
Diego sua benção, busque tb os sites kambondo.com, ritos de angola e o site do tata anangue, são sites especializados em angola e muito bons. Tomeje
Asé meu irmao obrigado!!!
voce é de que naçao???
e de onde mora???
abraço.
Bom meu irmao tomeje nao precisa nem dizer voce é do rio e é da naçao keto né, asé mutumba meu irmao…
eai como anda as coisas ai no rio esta melhor??
tenho um amigo babaguian que disse que nao estava muito bom ainda nao…
eu tenho um pouco de keto e um pouco de angola tbm sou neto de estela do oxossi opo afonja e sou bisneto de jaozinho da gomeia. tenho 22 anos de idade e tenho 21 anos de santo pois fui feito junto a minha mae carnal sou filho de ogum com oxumare e é isso!!!
asé.
Diego aqui está um pouco melhor mas achoq ue o camiho é esse mesmo,o enfrentamento e a cumplicidade da população, assim termos algum bom resultado. Eu sou neto do Sr Balbino (Opo Aganjú) e tb neto de sr Joãozinho da Gomea, 23 anos de iniciado e de Ogum, axé meu irmão. Tomeje
Boa noite e axe irma Carol e irmão nelson bom me chamo Marcelo sou ogân em um terreiro de umbanda,mas a 3 meses atraz descobri que sou filho de ogum xoroque com Iansâ pois minha mae de santo em reservado mefalou.
Descobri também que meus orixas são de candomble mas eu não viro no santo,depois desta descoberta eu venho tendo uma vontade imensa de aprender a tocar KETO pois desde pequeno sempre fui apaixonado pelo candomble seus toques e danças dos orixas.
Irmâ Carol e Irmão Nelson eu gostaria de saber se esta vontade tenha algo haver com meus orixas que estão me encinando os toques em ketu pois treino em casa e do nada aprendi alguns toques só de ouvir eu consigo tocar,e ssa vontade almenta a cada dia a mais pois ultimamente eu só penso em tocar keto no candomble e no mau pai e minha mãe .
Uma ultima pergunta eu me nomei com Marcelo di ogum,será que posso me apresentar assim com esse psenonimo.
Também no terreiro onde eu toco vão algumas visitas de terreiros de condomble e todas as vezes que eles vão seus orixas me comprimentam sou muito grato a deus e aos orixas .
Marcelo o correto é que somente os que forma “iniciados” se denominem filhos de um orixa específico. Coloquei entre aspas porque na umbanda não há uma iniciação como a do candomblé, mas existe uma iniciação e que devemos respeitar sempre. MasQuando vc fala de Xoroque isso já denota uma mistura na sua casa, pois Xoroque, nas casas onde há este culto, esta ligado a candomblé e não a umbanda. Acho que seria importante vc ler sobre este tema “xoroque”, nos posts ligados ao orixa Ogum tem informações nos comentários. Porque há uma grande polemica sobre este assunto. Marcelo provavelmente esta vontade são seus orixas te indicando o caminho sim. Aqui no RJ por exemplo existem diversos cursos de toques, em SP Tb tem, talvez seja um bom caminho pra vc. Axé, Tomeje
Irmão nelson boa noite quero em primeiro lugar parabeniza-los pelo site pois ele abre novas portas do conhecimento e aproveito para agradece-los axe muito axe e que deus e os orixas estejam com todos .
Marcelo ficamos muito felizes com seu comentário, sinceramente. Obrigado meu irmão e que Ogum abra teus caminhos. Tomeje
Motumbá meus queridos,
Primeiramente queria parabenizá-los pelo conteúdo do blog e conseqüentemente a assistência prestada por vcs.
sou Ogan de Iansã confirmado a pouquíssimo tempo, porém, como estou a trabalho e longe do meu Ilê, por recomendação do meu Pai, que está longe, quero fazer um curso de Toques de Candomblé (Nação Ketu) no Rio de Janeiro. Gostaria de pedir recomendações aos meus digníssimos irmãos ,assim como telefones, se possível.
Desde já fico muito agradecido pela atenção e fico no aguardo.
Asè
Boa tarde,
gostaria de participar do blog.
O que devo fazer?
Obrigado!!!
Bira,
Na medida em que a demanda de perguntas vai aumentando, a direção do blog analisa a possibilidade de participação de novos membros, como também procuramos alinhar novos segmentos, nações, etc. Já temos selecionados alguns novos participantes. Anotaremos seu email para um futuro contato e análise.
Mo Júbà,
Axé.
Rodrigo,
Existem cursos de toque e cantigas de candomblé com professores Ogans, verei com o Tomeje e amigos os endreços para lhe passar.
Axé,
Fernando,
Ficarei muito agradecido!
Fico no Aguardo.
Axé
Aos Alagbes, xicarongomas runtos e todo o povo de santo!
Nao ha nada mais prazeroso do que escutar os diversos ritmos dos tambores. Existem neles algo de magico de maravilhoso que nos levam a um profundo encontro com o belo de nosso interior. Quando se executa um avamunha chamando as dinvindades para festa a mesma retribuir com suas dancas, seu encanto e seu axe. Quando se toca um hunto a osumare ou um baravento a um inksi estes nos abencoa e nos agradece por estarmos ali os festejando, os saudando, vivendo e aprendendo na sua danca, na sua cantiga e na sua fe, trazendo os passos lentos de osala com o igbin, recordando as bravas lutas de ogum com o andarrum, apreciando os movimentos de um cacador com o aguere. tudo isso e muito mais nos faz sorrir, nos faz sentir o que ha de profundo, que so quem ja viveu possa dizer quando se estar ao ritmo do atabaque na presenca das dinvindades em um dia de xire.
Ogans toquem com o coracao. Sentem a batida do couro no fundo d`alma e deixem o fluido das cantigas e das dancas o levarem como a limpida agua que percorre seu caminho nos bracos belos de um rio e agradecam as dinvidades por nos deixar tocar pra elas. Um grande abraco sandercandomble.
OLÁ GOSTARIA DE SABER APARTIR DE QUE IDADE SE DAR O BORI,
E FAZ COMFIRMAÇÃO.
É káa lé (Boa Noite) Edilson!
O bori (comida a cabeça) eu creio que qualquer pessoa mesmo não sendo iniciada pode receber, desde que, seja pedido pelo seu sacerdote, pois ele saberá quando for necessário. Caso ñ frequente algum ilé (casa) procure um búzio para te orientar. Quanto a quaisquer confirmação o convivio com o culto vai te revelar.
Motumba.
Edilson, qualquer ser humano pode e deve fazer um Ebó Ori (bori), independente de ser iniciado ou não e isto não cria vinculo com a casa ou zelador, quando nossa energia está desalinhada ou temos essa informação dentro de um jogo, Ifá nos recomenda dar-mos uma oferenda ao Nosso Primeiro e mais importante Òrìsá, ele, o Ori, determina o que quer: comidas, bichos e etc…
Um recem-nascido pode tomar um Bori se necessário for.
Não tenha qualquer receio, pois o computo final será muito benéfico a esta pessoa.
Ire o.
OBIRGADO PELA RESPOSTA.
TBM QUERIA SABER QUANTOS DIAS FICO NO TERREIRO APOS O BORI ?
Edilson, vc pode ficar de um para o outro como, pode ficar 3 dias, depende da casa e dos designos de Òrúnmìla.
Aqui em casa, fazemos o Bori, o suplicante dorme e de manhã o liberamos se não houver ordem contrária.
Existe todo um processo social com almoço e agradecimento por quem trabalhou por vc e etc…
Algo que nos torna mais conhecidos e familiarizados.
Porém se vc não quizer pode ir para sua casa normalmente e fazer seu resguardo se assim for determinado.
Ire o.
OBRIGADO POR MIM INFORMAR.
SÓ MAIS UM INCOMODO :
QUERO SABER TAMBÉM QUANTOS DIAS FICO NO TERREIRO APÓS A CONFIRMAÇÃO ?
Edilson, não se confirma bori, vc faz e pronto.
Ou tem resguardo ou não tem, vc vive sua vida normalmente, apenas cumprindo os preceitos necessários, tipo certos horários na rua, bebidas, sexo, cor e aliemntos.
Asè.
Edilson, colaborando com o Da Ilha. Vc precisa entender que o termo “confirmação” se refere a uma etapa muito importante da vida dos ogã e ekedjis, e só eles tem confirmação, assim como só os rodantes são iniciados. As vezes o uso de um termo equivocado pode gerar respostas e entendimentos confusos. Bori não é iniciação e nem confirmação, bori é outro assunto. Axé, Tomeje.
mpsa
Ola, meu futuro pai de santo jogou e deu como sendo para min ,ogun meje,exu bara igelu,xango como erança e iemanja, e que sou ogan , qual sera meu cargo e qual linha de aprendizado devo seguir ou procurar.ainda foi feito um assentamento de exu orixa a pedido do jogo antes de ogun por favor me expliquem esta sequencia,nao que não tenha sido explicado no ato mas gostaria de mais uma opinião.
Olá mpsa!
O ogan tem um caminho mt bonito no culto ele pode tocar pra as dinvindades (alagbe), pode cantar (sala), pode cortar para as dinvindades (asogun), pode jogar búzios depois de raspado ou confirmado. Ele estará acordado, atento e bem preparado para que tudo ocorra bem durante o transe do sacerdote e/ou yaôs com os orixas. Em suma o ogan tem um legado precioso dentro do culto. Eu creio que todo o sacerdote quer ter um ogan e uma ekeji ao teu lado. Quanto aos orixas que caiu no seu jogo eu creio que o interessante é preocupar primeiro com o que rege sua cabeça.
Motumba.
boa noite axé pra tdos meu e robson frequento uma casa ñ sou feito mais procuro sempre mim aprofundar na nssa cultura e adorei os comentarios de tomeje perfeito seus exclarecimentos .sou filho d´ogum que meu pai ti abençoe .motumbá
Olá, boa tarde.
Gostaria de saber a que Orishá é atribuído o toque Acacáumbó.
Obrigado!
Alessandro.
alemonaco@hotmail.com
Alessandro,
O toque se chama Igbí e a cantiga é de meu pai Osogiyan. Ele gira sobre sí mesmo e com uma das mãos enlaça o mundo, o Senhor da Guerra pela paz.
Épà BágBà!
Obrigado pela resposta!
É apenas uma variação de nome para o mesmo toque, isso ?
Em paz irmão.
Axé.
Alessandro,
Não é isso, ( acacaunbó) é o ato de girar em torno de si e enlaçar o mundo, não é um toque, é uma cantiga que Osogiyan dança. O nome desse toque é Igbí, é um batida pausada onde o run marca o toque.
Axé.
Boa noite a todos
de vez em quando eu procuro na internet vídeos de candomblé para ouvir algumas cantigas, ver certos orixas dançando, etc. Então notei que certos vídeos se chamam “run(ou rum) de oxala” ou “run de ogum” entre outros, ai que vem a pergunta, o que vem a ser o rum? Mas se rum é o nome do atabaque maior porque o mesmo nome é utilizado para esses momentos ?
Desde já obrigado.
Thiago, os atabaque ou batá como chamamos em África, tem cada qual o seu significado e serve para determinado toque.
Nós usamos os tres, Ohum, Ohum Pi e Lé.
Sendo a palavra Ohum, traduzida por entender, então este atabaque maior faz através de certas batidas o entendimento entre o Òrìsá e os atabaques.
Clikando em minha foto vc verá um texto sobre Oriki onde no final do texto o autor fala de vários tipos de tambores é bem esclarecedor.
Este termo que vc usa ‘run’ é usado quando chamos o òrìsá para dançar e demostrar todo o seu potencial, dentro de sua caracteristicas, Osunmarè demonstra uma cobra, Yemonjá um peixe, Odè caçando, Ògúm guerreando e etc…
Procure observa mais os Ogons tocando e converse com eles a respeito vc saberá muito mais desta parte liturgica de nossa cultura.
Ire o.
Olá, boa noite.a todos.
Tenho algumas dúvidas em relação à toques que estou estudando…
Agabí
Ginká
Oyê
Modumbí
Qual o significado dos nomes, se for ritmo, à qual orixá é atribuido, ou o momento em que aparece no rito?
Obrigado, um abraço.
Axé a todos.
Alessandro, dentro de minhas limitações ai vai.
Agabi, toque de guerra, em homenagem a Ògúm, Odé, Logun Edé, Òyà, se tiver mais algum me ajudem.
Ginká, não conheço como ritmo.
Oyè, toca-se em ritmo Batá, cantigas em homenagem a quem tem cargo no culto, uma roda muito bonita.
Modumbi, tbm não conheço.
Indico a vc o site do Sr. Altair T’Ògúm, para maiores esclarecimentos, pois ele e seu filho Mario T’Ògúm, são mestres nesta área.
Ire o.
Boa Noite, ao Sr. da Ilha e o Sr. Fernando.
Não sei se é o post correto, mas gostaria de passar esse video que achei bastante lindo sobre a Dança de Oxum.
Se possivel qual o toque que está sendo utilizado?
Obrigado
Thiago, obrigado pela sua contribuição, esse toque chama-se Ijesá onde vários òrìsás tem seus orins neste ritmo, toque pertence ao território Ilesá, noroeste nigeriano, onde encontramos Erinlè e Logun Edé tbm.
Ire o.
Gente, o toque no Jeje se chama dorozan, no Ketu se chama Xirê e no Angola? Como se chama o toque na Nação Angola? Tenho pouco conhecimento sobre essa nação e gostaria de saber qual é o nome que designa a festa (dorozan/xirê) dos bantos/congos.
Olá Carol e ogã Luizinho
sou axogun de um ilê em São paulo e gostaria muito de obter esse cd duplo musica sacra do candomblé, se vcs puderem me enviar de alguma fora eu ficaria muito grato, pois adoro aprender cantigas novas, e o que diz respeito ao orixa; bem como se vcs quiserem me mandar outras coisas ou cantigas inerentes ao orixá agradeceria muito.
obrigado pela atenção e motumbá a todos.
Boa noite, alguem pode me informar o site do Sr. Altair T’Ògúm ?
Ainda tenho dúvidas a respeito dos toques Modumbí e Ginká.
Obrigado, muita paz!
Alessandro,
Entre no google e digite “toques de candomblé Altair T’Ogun” ou da editora Pallas.
Axé.
boa tarde me disero que sou de ogun com osun e osossi gosta ria de sabe qual seria este tipo de qualidade que calidade seria este ogun
raquel,
Somente através do jogo de búzios poderemos obter um parecer de qual seja seu Orixá e, a qualidade se vê quando a pessoa está no caminho para sua iniciação, antes disso é muito prematuro dizer com certeza.
Axé.
ola me chamo christian e tenho 17 queria ver como eu fasso pra mim amara uma menina pra mim quero que da serto mesmo eu quero ela pramim nao pra mim judia dela mais sim cuida dela da amor quando ela quizer quero ser felis com ela decho serviso bom moro so queria ela pramim cara
christian,
O método mais honesto é a conquista, não existe nada mais excitante para um garoto na sua idade. Ninguém é dono de ninguém, esqueça essas bobagens de amarração, tente conquistá-la pelo que você tem dentro do seu coração, com seu caráter e com dignidade de sujeito homem.
Boa sorte.
a cara no lado de mulher pra mim ta dficil quero uma mulher e eu so filho de ogum com odé mais nao quero pedi pra minha ma de santo
christian,
aqui também não é o local, se você não tem capacidade para conquistar uma mulher, a culpa não é de Ogun que é um verdadeiro guerreiro. Aconselhe-se com sua zeladora e tenha mais juízo.
valeu fernando D´. Osogiyan. pela resposta eu acho que filho de odé e asimmesmo quer as coisas muito rapido né eu tenho ogum em primero lugar mais so quero uma menina pra susega cara tem muitos ai que nao da valor na sua mulher eu penso se eles fose so como eunao seria asim mais vo espera avntade de deus né
ai fnando quem falo que e to colokano cupa no arixa vc deve ter entendio erado decha quto nao quero dscuti nao mulher aki tem muitas quereno fikar comigo nao euquero um amor verdadero capito
Boa tarde,se tem muitas mulheres querendo ficar contigo parabéns.Não acho q o Baba Fernando acha q vc colocou culpa no Orixá.vc colocou ser filho de Ogun,depois q Odé é assim mesmo.acho vc jovem,se não se sente a vontade de falar c sua mãe de santo,fale c um amigo,viva bem essa fase da sua idade.Orixá Ogun é guerreiro,se for de Ogun aproveite as características positivas,vá a luta por essa ou outra pessoa,lute por tudo de bom q há na vida.Vc sita q Odé é assim mesmo quer tudo rápido,mas use essa rapidez numa busca de coisas positivas e boas.Se esse amor n está dando certo outro virá.Repito use características positivas dos Orixás e se espelhe em pessoas q se deram bem na vida e na sociedade sejam do orixá que for.Muita sorte!
Aninha, mo jùbá.
roberto
gostaria de parabenizar a todos do blog,ele é muito bom, aproveito para pedir uma ajuda para encontrar musicas de fon (jeje), preciso aumentar meu conhecimento para que futuramente me torne um bom ogan.
Okolofé!
roberto,
pesquise no Google, certamente encontrará.
Axé.
olá, estou fazendo um trabalho sobre o Candomblé e gostaria de saber se vcs tem algum livro sagrado que devem seguir,a exemplo da bíblia que é utilizada no cristianismo. Pelo que já pesquisei e li sobre o candomblé, a doutrina é passada oralmente há séculos pelos membros. Mas ainda tenho dúvidas se os candomblecistas seguem ou não a um livro sagrado.
Desde já agradeço.
Thássia
Tassia o que temos são livros escritos por alguns abnegados. Não temos nossa “Biblia”, nossos ensinamentos estão dentro da memória de nossos anciãos, memoria esta reconhecida como Museu Histórico da Humanidade, pela ONU.
Ire o.
oi tudo be eu estou começando agora na relegiao
e estou apaxonado
sou ogan quero muito apreder conto com vc
me enterresei pelo curso como eu fazo
fico muito feliz d poder compartilhar desse blog estou começando a +ou- 2 anos no camdomble e tenho muito a aprender tunho certeza q me seram d gravde ajuda matumba assè
Gostaria de saber onde no Rio, Niterói ou São Gonçalo existe aula de toque de candomblé: Endereço, Valor, Horário e demais informações que se fizerem necessárias.
Wellington,
Procure o INCAPRA, pesquise no google. Tem um Ogan da antiga que ministra cursos de cantigas e toques de candomblé.
Axé.
sou de Sorocaba Estado de São Paulo fui indicado mas não fui feito Ogã ainda por motivo de meus Trabalho Minha Mae de Santo e Terezinha de OYA ela e Babalorixa com mais de 40 anos de Santo ela e do Rio de Janeiro fico feliz de Saber o quanto as pessoas que segue a nossa Religão com seriedade e com afinco so vem a valorizar os Orixas e uma religão muito perceguida mas nos serios estamos colocando aonde ela de estar e com respeito so uma resalva fui indicado ogã pela minha Mãe Yansa axe pratodos e mutumba aos pai de Santo eos Ogã. Meu Nome Oscar
Olá tenho uma pergunta. Qual o verdadeiro elemento do inkisi angorô eu estou muito confuso por que meu tata diz que é fogo mas em todos os lugares que eu pesquisei ums dizem que é ar e aguá uotros dizem que é aguá e terra em fim, todos elementos menos fogo e eu estou presisando da opinião de vcs eu quero ter a certeza para poder conversar com meu tata se ñ ele pode pensar q estou dizendo que ele esta errado e eu ñ quero que isso acontessa. Obrigado ass:BRUNO DE LEMBARAGANGA. MUKUIU A TODOS
bruno,
Clique no post do Euandilu (perguntas e respostas) e refaça a pergunta a ele que é de Angola.
Axé.
uma pergunta q ñ necesariamente tem a ver com o conteúdo dos posts acima:
o que pode ser motivo pra pessoas que viram no orixá, simplesmente ñ virarem num dado momento? por exemplo num dia em que se tca em sua própria roça. agradeço se responderem.
Meu irmão ou minha irmã, não tinha vocativo menor não? rsrs
Orixá tem vontade própria e pode aparecer a qualquer momento ou simplesmente não aparecer. É normal ele estar presente nos toques da roça, mas se um dia ou outro ele não aparece não há nada demais, a não ser que ele para e fique muito tempo sem se manifestar no elegun, aí sim cabe ao zelador averiguar o que acontece com o Ori e o orixá.
Axé.
Por favor.
Òrìsá não é empregado e nem propriedade de ninguém, sua soberania é do tamanho do Universo.
Não é por que houve um toque ou mesmo um Oro que ele é obrigado a responder.
Fazemos as conexões necessárias, porém, a possessão pertence a ele e ao seu Orí.
Fora isto, não vejo por que alguém tem que ter uma voz ativa sobre esta energia.
Ire o.
POR FAVOR, ALGUÉM PODERIA ME DIZER QUEM SÃO OS LÍDERES RELIGOSOS DO CANDOMBLÉ? POR FAVOR…
Lili,
No candomblé ketu/Nagô as grandes lideranças estão nas casas tradicionais: Engenho Velho, Opo Afonjá, Alaketu, Casa de Oxumare e Gantois, dentre as principais. Algumas Casas com mais de 200 anos de fundação com seus dogmas, suas liturgias, os rituais e seus preceitos religiosos. Teremos ainda as lideranças da nação Jeje e da Nação Angola. Entre no Google e pesquise cada uma dessas casas e a importância de cada uma de suas sacerdotizas no contexto nacional.
Axé.
quero saber do começo dos filhos que entrão para dar as primeira obigasão lile orixa águas de emanja :
sou feita no oxosi gostaria de ver muito o santo dançando
Maria sua pergunta não está clara.
O que você precisa saber sobre as obrigações depois de sua iniciação, quem pode lhe responder é o seu sacerdote.
Ire o.
Maria basta ir a um Ilè àse ou buscar videos na internet, existem vários e para todos os gostos.
Ire o.
Olha eu aqui de novo, agora estou pesquisando sobre Alagbê/Ogã, mas queria saber se no candomblé, pode se ter um tabaqueiro (quando não se tem Alagbê ou Ogã presente) ou apenas para se começar um culto é preciso de no mínimo Ogã aos atabaques!?
Carlos as pessoas que tocam os atabaques passam por uma iniciação, são consagrados Ogan (Òyè) e tem permissão para acessar a energia de um òrìsà chamado Ayon. Mesmo que ele não saiba, esta divindade está presente e sua conexão com ele é fundamental, pois é Ayon quem leva o som do atabaque a dimensão do òrìsà. Se uma pessoa que não está preparada para tal cargo tocar o atabaque ele não sabe que divindade/espirito está se apossando das pessoas no salão e isto é muito perigoso. Esta é uma das funções dos que tocam e cantam para o òrìsà.
Portanto, ‘curioso’ não pode tocar atabaque.
Ire o.
Obrigado pela resposta!
Olá bom dia!! Tem como vcs me enviarem um numero para contato pois meu pai vai ser conçagrado a Ogã sendo q tem um grande obstaculo ele nao sabe mt bem tocar atabaque tem como vcs me ajudar. Mt grata
Juliana, 99% do Ogan não sabiam tocar.
Eles aprendem com os mais velhos, na lida, no dia dia, observando, errando e acima de tudo tentando com muita humildade.
O trabalho de um Ogan está muito além de apenas tocar, eles devem aprender a ser tocado pelo orisa que está chegando na casa, este é o grande segredo de um Ogan conectado com a energia.
A única forma dele apender mais rápido é fazendo um curso, se for no Rio nós indicamos.
Ire o.
Boa tarde! Gostaria de saber se no Rio de Janeiro possui lugar que de curso de Atabaque (candomblé)?
Já procurei e todos que liguei disseram que estão com as aulas encerradas.
Desde Já agradeço.
Tercio o filho de Altair T’Ogun, Ogan Mário de Ogun, tem um curso muito bom perto de Madureira.
Eu não tenho os contatos dele.
Ire
Olá!!! Bom…na roça em que fui adoxada tem uma irmã abian que tem 17 anos e tem pais evangélicos que não aceitam ela na religião e nem sabem que ela vai, .Quando ela resolveu contar ,os pais dela não aceitaram ela ir na roça nem como vizitante.E lá na roça em dia de festa é bolou raspou ,e por isso ela não dança o adarrum com medo de bolar e os pais delas não aceitarem a feitura.
Oque ela poderia fazer a respeito?
Camila eu esperaria ficar mais velho, 18 anos, e seguir a religião se for o caso.
Resolver suas pendengas em família e etc…
Ela sendo menor de idade, pode causar problemas legais para o sacerdote da casa.
Ire
Li sobre o assunto… Procuro por sire em Efon e em cada site o Iorubá está cada vez mais complicado, pois muitos escrevem o Iorubá misturado com a pronuncia das palavras. Acho que aqui poderei obter “em Iorubá” um sire (Efon) e de Ògún). Fico grato com toda a orientação dada.
J.E Prado
procure no site da Casa Olokere na Bahia nação Efan (Efon), talvez o mais correto sire ijexá.
Axé
Oláaa …motumba irmãos!!
Sou iniciada ..filha de Osun Kare…e tenho uma duvida…na casa onde frequento tem uma Osun com Oxalufan ..ou seja, Osun Fun fun …e observando o jeito como dança a Osun dela dança muito rápido com gestos muitos bruscos por ser uma osun branca…isso tem alguma coisa a ver? ou a qualidade nao interfere na forma de dançar?
Obrigada á todos!
Tami,
Normalmente as Oxuns chamadas guerreiras ou caçadoras é que dançam assim, e não tem Oxalufon como segundo Orixá, porém, esta Oxun por ser assim pode ter fundamento com outro Orixá guerreiro ou caçador e ter Oxalufon como enredo. Temos que ter muito cuidado quanto aos segundo santo (juntó) muitas vezes ele apenas faz parte do enredo, ele aparece como segundo apenas para compor o enredo.
Mutunbaxé.
Existe alguma cantiga para Iemanjá no ritmo alujá?
André,
Tem o rum de Yemanjá somente no alujá com várias cantigas.
Axé.
[…] https://ocandomble.wordpress.com/2008/08/20/os-toques-no-candomble/ […]
Li um comentário de alguém perguntando qual era o toque sagrado de Yemonjá. Trata-se do Jiká. Algumas pessoas falam Jinká. É um toque muito bonito, altivo, cerimonioso. Não é tão lento quanto o Igbin de Obatalá, mas é um toque tranquila, inspira muito respeito.
Gostaria de comprar CDS Nação Adjeje. Muito de difícil de encontrar.
Evanildo,
Pesquise na Internet que tem muitos Cd’s da Nação Jeje. Aqui no Rio de Janeiro, no mercadão de madureira tem muita loja que vende Cd’s de todas as nações.
Axé.
gostaria de saber se alguém daqui conhece em Curitiba algum terreiro de candomblé sem mistura , para me indicar ?
Dailson não conheço, quem sabe algum amigo do Blog possa lhe ajudar.
Ire
Dailson,
na Região Sul do Brasil tradicionalmente prepondera o Batuque, tradição religiosa afro – brasileira tão importante como o Candomblé.
Contudo com sua liturgia e doutrina próprias, que infelizmente, tal qual vem ocorrendo com outras ramificações de matriz africana, vem sofrendo e adotando fortes influências e práticas do Candomblé. Perdendo assim, suas próprias identidades culturais, o que é simplesmente lamentável.
Não sei qual o seu problema com o Batuque, mas posso lhe garantir que muito do legado ancestral africano encontra-se nele preservado.
Inclusive é preciso dizer, que no passado foram feitos diversos contatos dos sacerdotes do Batuque, com as Casas Matrizes de Candomblé da Bahia.
E nem por isso foram feitos remanejamentos, muito pelo contrário. Houve uma valorização, reconhecimento e legitimação das tradições religiosas preservadas pelo Batuque.
Não sou eu quem estou dizendo isso, são fatos históricos. O memorável Alagbê e Griô Mestre Borel de Xangô, em seus memoráveis relatos históricos nos relata claramente isso.
Sobre o presente tema apresentado pelo blog, gostaria de tecer comentários aos integrantes da orquestra ritual.
Apesar de muito pouco ser dito sobre aqueles que dão vida aos instrumentos sonoros e ao vasto repertório musical, suas histórias estão intimamente relacionadas a perpetuação das tradições e vitalidade dos templos religiosos.
Ao contrário dos músicos mundanos, os componentes da orquestra ritual são apontados (pela Divindade), consagrados (pelo Sumo Sacerdote) e confirmados (diretamente pela Divindade, ou através do pronunciamento desta através do oráculo). Sendo em algumas tradições religiosas, submetidos aos ritos iniciáticos.
Em verdade, esses músicos, são sacerdotes. Que através do seu magnetismo pessoal, terão a capacidade de invocar a presença das Divindades. As quais quando chegam, quando baixam, irão saudá-los. Evidenciando desta forma, suas importâncias.
Outrora, na Casa Grande das Minas, havia uma celebração de enaltecimento e agradecimento aos huntós, era a Festa de Pagamento. Onde a mando de Zomadonu, patrono espiritual deste templo religioso, e de todos os outros Voduns, eram-lhes oferecidos diversos presentes e dinheiro.
Mesmo nos Candomblés, algumas Divindades em determinas cerimônias públicas, arrecadam dinheiro de todos os presentes, para o distribuir entre todos os ogãns.
Além dos atabaques, do gã (agogô) e ocasionalmente do xequeré, instrumentos que constituem a orquestra ritual. Cargos de grande relevância serão delegados a esses músicos. A tão ponto que alguns ficarão incumbidos de preservarem as tradições de um templo religioso, após o falecimento de seu zelador, e seu sucessor estar devidamente apto a sucede-lo.
Incontáveis histórias existes nos anais do Candomblé e em todas as outras tradições de matriz africana no Brasil, da fidelidade dos Ogãns, Huntós e Xicarangomas para com seu templo religioso e sobretudo para com seu zelador.
Denunciando uma mãe de santo com aplique tic tac 70 cm de cumprimento,com programa em emissoras de TV,Youtube e páginas no Facebook que, fez um boneco para tentar se consultar comigo e aplicou o golpe de estelionato.Fui investigar no Banco e cheguei até Porto Alegre,bem ao lado da rua onde ela faz as treta dela.
Denúncia: http://cynthiadomingues.blogspot.com.br/
Ola boa noite, eu sou Ogãn eu toco lê e rumpi nas varetas, eu só não consigo dobrar o rum, quero aprender mais ta muito difícil
Eu pensava que o rum poderia se tocar fazendo as mesmas levadas das varetas
Mais eu vi que não
Eu ja vi varios vídeos de toques , mais mesmo assim eu não capitei, pôs entam eu pergunto aos mais esperientes os mestres, oque é dobrar Rum,? Como é que se dobrar o Rum?
Qual é a dica que vcs poderia me passar?
Eu sou direito, qual não cai primeiro no couro
A que estar com a vareta? Ou a que não estar
Eu preciso que alguem me ajude a aprender
Porque eu axo muito lindo quem dobrar um Rum bem
Eu não tenho quandiçoes de fazer uma aula
Eu estou desempregado no momento
Se tiver alguem que possa fazer um video e me enviar eu agradeço
Axé……
Luiz Henrique o maior troféu de um Ogan acredito que seja tocar majestosamente o Rum, porém, isso fica reservado ao mais velhos, aos que tem ouvido apurado, pois, é esse tambor quem vai conversar com o òrìsà, é ele quem vai direcionar o òrìsà para vários fundamentos que acontecem dentro de uma roda, não se apresse, não pense que apenas tocar é o suficiente, primeiro devemso entender o que cada cantiga quer dizer dentro da roda, o que cada virada do Rum está dizendo ao òrísà e etc. Converse com seus mais velhos, eles vão lhe indicar oi caminho do aprendizado, não atropele a ordem natural das coisas.
O Youtube está repleto de aulas sobre como tocar Ohum.
Mo juba Ogan, ire alaafia
[…] Guerreira e astuta, Oya é a mais bela dos Orixás e seus filhos são conhecidos pelo aspecto intenso e impulsivos nas relações, sempre determinados a lutar pelos seus sonhos e leais a quem está ao seu lado. Saiba mais sobre os cânticos do Candomblé e da orixá Oya. […]