Candomblé de Ketu/Nagô
Ketu é o nome de um antigo reino da África, na região agora ocupada pela República Popular do Benin e pela Nigéria. Seu rei tem o nome de alaketu, de onde vem o sobrenome da conhecida Iyalorixá Olga de Alaketo. Também indica o nome do povo dessa região, que veio como escravo para o Brasil. Em termos de identidade cultural, forma uma subdivisão da cultura iorubana. Em geral, membros de origem ketu são responsáveis por boa parte dos terreiros mais tradicionais da Bahia.
É a maior e mais popular nação do Candomblé, e a diferença das outras nações está no idioma utilizado, no caso o Yorubá, no toque dos seus atabaques, nas cores e símbolos dos Orixás, e nas cantigas; Os fundamentos são passados oralmente por sacerdotes de Orixás que são chamados de Babalorixá (masculino) Yalorixá (feminino). Os rituais mais conhecidos são: Padê, Sacrifício, Oferenda, lavar contas, Ossé, Xirê, Olubajé, Águas de Oxalá, Ipeté de Oxum, fogueira de Airá, Axexê, etc.
Uma outra grande diferença é em relação ao culto dos Eguns; existe um sacerdote preparado para este ritual especifico chamado Ojé ou Baba Ojé, que faz o uso de um ixãn para dominar os Eguns; conforme informações de um antigo sacerdote de Ketu, chamado Balbino de Xangô, quem lida com Orixás não lida com Eguns; Já no Rio Grande do Sul, é o próprio Sacerdote de orixá quem faz os rituais de Eguns.
Os cargos principais na nação Ketu/Nagô são:
– Babalorixá ou Yalorixá: autoridades máximas no Candomblé
– Iyakekerê: mãe pequena
– Babakekerê: pai pequeno
– Yalaxé: mulher que cuida dos objectos ritual.
– Babalaxé: homem que cuida dos objetos ritual.
– Ajibonã ou jíbonan: mãe/pai criadeira (o) supervisiona e ajuda na iniciação.
– Egbomi: pessoa que já cumpriu sete anos de obrigação.
– Iyabassê: mulher responsável pela preparação das comidas de santo.
– Iyawo: filha (o) de santo (que já incorpora Orixá).
– Abian: novato.
– Axogun: responsável pelo sacrifício de animais.
– Alagbê: responsável pelos atabaques e pelos toques.
– Ogan: tocadores de atabaques.
– Ajoiê ou Ekedi: camareira de Orixá.
Os Orixás cultuados na nação Ketu são: Exu, Ogun, Oxossi, Logun Edé, Xangô, Obaluaiyê, Oxumaré, Ossain, Oyá , Oxun, Yemanjá, Nanã, Ewa, Oba, Oxalá, Ibeji, Irôco, Orunmila.
Na nação Ketu, existente principalmente na Bahia, predominam os Orixás de origem Yorubá, e os terreiros mais conhecidos são: a Casa Branca do Engenho Velho, o Ilê Axé Opô Afonjá, o Gantois; o Candomblé de Alaketu e o Ilê Axé Opô Aganjú localizado em Lauro de Freitas; Asé Oxumarê.
O Candomblé de origem ketu já se espalhou por todos os grandes centros urbanos do Brasil e também para o exterior, e nota-se um movimento de recuperação de raízes africanas, que rejeita o sincretismo católico, procurando reaprender o yorubá como língua original e tenta reproduzir os rituais que estavam perdidos ao longo do tempo, há casos em que muitos sacerdotes procuram viajar até África para descobrir mais sobre a cultura dos Orixás.
Existe uma nação chamada cabinda?? é verdade que nela Xangô é o rei dos eguns? eu li num site e achei espantoso pois do pouco que sei, sei que Xangô tem aversão aos eguns…
http://www.xangosol.com/nacoes.htm
foi nesse site que fala do candomblé do Rio Grande so Sul.
abraços
Carolina:
Nesta Nação de origem Bantu, cultua-se kamukà, que na visão de alguns Historiadores seria um Nkisse da Família de Waldemar (fundador da nação no Sul do estado). É muito semelhante ao Sangò Baru, que é a passagem do Rei de Oyó que desaparece sobre a terra e realmente, este ancestral é cultuado dentro do Igbalè (ao fundo) ou no meio do barracão (em um buraco) chamado popular-mente “Xangô do Buraco”. Já outros Historiadores dizem ser Kabinda uma corruptela da palavra Kambinà (descendentes do Rei Okambi) portanto um sob-grupo de Oyó, o que justificaria seus louvores ao Rei. De uma maneira ou de outro é um mistério que talvez nem mesmo o povo desta Nação saiba responder. Este ancestral é tão louvado e respeitado a ponto de que se algum membro de Ilê estiver em obrigação e outro vir a falecer e existir oferendas (animais) a Kamukà, o mesmo não será prejudicado em sua feitura e os iniciados nesta nação não possuem intervenções quanto a entrada/saída em cemitérios, se diz que a Cabinda (Kabinda) inicia onde todas nações do Sul terminam (o campo santo). Para eles Sangò é fundador do culto a Eguns e este ancestral não os teme, apenas se afasta de seus filhos quando Iku se apresenta, pois o mesmo não gosta do frio. Sangò seria na literatura um semi-deus o que justificaria o rei ser assentado na gamela, onde também comem os Eguns.
Eurico Nunes, AXÉ
socorro.
gostaria de saber sou medium em dessnvolvimento fui a uma casa, para conhecer me disseram que não tinha nada aitrapalhando minha vida e que fosse ficando na assistencia caso passasse mal, iriam me ajudar, pois bem me deram banho com cheiro muito ruim me disseram para voltar sempre passava mal sentia vibrações e me puxavam as entidades. Após algumas desavenças em com meu marido, levei bronca das entidades que me falaram que estava recebendo as minhas entidades cruzadas e estou com egum.
Sendo que já sabia disso a muito tempo, porém no jogo de búzios da mãe pequena saiu que não tinha nada me atrapalhando, mais uma vez tomei bronca, parece que virei charcota do terreiro de tão humilhada pelo sr. Veludo (ago meu velho dei maleime).Por gentileza me ajude.
bela Oyá,
Se tudo isso acontece contra você, não vá mais. Peça a Oyá para lhe dar caminho para encontrar uma boa casa e dar continuidade a sua vida religiosa. Pessoasde Oyá não nasceram para ser chacotas de nínguém.
Axé.
obrigado Fernando.
Caríssimo fernando não sou nem iniciado porém frequentos (frequentei) alguns centros mas sinto que a maioria dos babalorixás não me passa informações básicas como proceder em rituais, rezas do keto (nação que mais gostei), em fim sinto que não gostam de ensinar, sou de xangô e não sei sequer rezar pra ele e pra olodumaré…. estou na religião há mais de um ano e nada, isso vai atrapalhar minha contagem nas obrigações?
axé.
Alexandre,
Não gostar de ensinar é uma coisa e querer aprender é outra. Demonstre isso com clareza, com trabalho, com dedicação ao seu zelador que naturalmente as informações vão chegando, também insista, cobre e mostre seu valor. Pesquise, leia, acumule memória nesse sentido para ter sempre boas perguntas. Aprende aquele que ouve bem, observa bem e fala sempre “não sei”, mesmo que saiba, já dizia meu saudoso pai.
Boa sorte,
Babá,
Só uma questão em cima da questão acima. O Alexandre informa que não é iniciado, mas informa que já esta a 1 ano na casa e se isso atrapalharia na contagem da obrigação.
A obrigação só conta após a iniciação da pessoa, correto? E um não iniciado por ter informações sobre rituais e alguns outros pontos?
obrigado.
José,
O tempo de iniciação começa a contar a partir da iniciação, nesse momento a pessoa nasce para seu Orixá.
Tem muito curioso por aí que ouve o galo cantar e não sabe onde, pensa que abiam tem Orixá definido e até qualidade. A informação é passada de acordo com o tempo de obrigação e comprometimento com sua casa, seu axé e seu zelador.
Axé.
Bábá Fernando, ago. Creio que todos os abians deveriam saber que inicar para o òrìsá é re-iniciar a vida. Quando saimos do Ilè Àse sem o kelè, estamos com dias/meses de vida. A única vantagem é estarmos com nossas funções motoras e intelectuais formadas, mas todos são omode, crianças. O senhor com seus 30 anos ainda é um jovem, eu saindo da adolescencia e assim por diante. Os 7 anos tão almejados, não representam nada em conhecimento e tombo ‘pra coisa’. Quando chego em uma casa e vejo pessoas antigas acenderem um simples vela sem saber o por que daquela chama, vejo o quanto temos que caminhar, ouvir, ver e aprender diariamente. Ainda ontem eu estava conversando com meu pai um assunto que ele nos seus 37 anos de inicado não dominava e ele calado me ouvindo.Ao final da conversa me agradeceu e me retribuiu com um ensinamento novo. Esta humildade e tranparencia faz com que n´so tenhamos a certeza que 7, 14, 21, 38, 35 não são nada, pois o caldeirão não tem fundo.
Que todos reflitam sobre estas palavras, pois as responsabilidades só tendem a crescer a cada dia que vc acumula cargo e conhecimento.
Epááá Obatarisá.
Ago ya Da Ilha,
Muitas vezes nos vêem como donos da verdade ou nos acusam de ser donos da verdade, fico feliz sinceramente, e isso só confirma meu compromisso com a própria verdade, a verdade pura que acreditamos, sem rodeios e mestificações, sem trololó e enrolações, de peito aberto e com coragem de responder o que muitos zeladores tem receio de responder ou não sabem dizer “não sei”, ou, vou pesquisar, me informar. A humildade é axé para quem não deve uma conta de seu kelê e o orgulho é a chimba dos k’óri jebós.
Fui abian por mais de 4 anos e aprendia de tudo, sou iniciado a 28 anos, sempre no mesmo axé e na mesma casa, sou Ketu/nagô, sou zelador a 11 anos, e como nós mútuamente já aprendemos…vamos divergir e é ótimo divergir e esgotar conhecimento, procurar atalhos verdadeiros, estimular e movimentar sempre.
Mutunbá omo Irinlé.
Continuo seu fã.
Mo jùbá.
Auwre aikù.
Uma curiosidade, cada naçao tem seu tempo no ronco?
Pois tenho um amigo q vai se recolher e ficara 7 dias no ronco e ele é rodante.
thiago,
Esse tempo pode variar, na maioria das casas Ketu/Nagô são 21 dias na ilê e 7 dias recolhidos no ronkó, independente de ser rodante ou ogan e ekedi.
Axé.
cosdaria de saber cal e afunsao de um yperin lode
Ogan Julio de Akueran,
Este é um cargo ligado ao quarto de Oxóssi, dizem que é também o Ogan que canta e reza para Oxóssi, um verdadeiro guardião.
Axé.
Babakekerê Robert de Airá
Ta acontecendo um caso na casa de meu antigo zelador. E eu queria saber se esta coreto iniciar uma pessoa q nunca tenha feito nada e tira essa pessoa como Babakekerê da casa, isso pode?
Robert,
Não está correto de forma alguma. Entenda que ter o posto é diferente de receber o posto, ou seja, a pessoa pode ter o posto previsto no seu caminho mesmo iniciando, mas, só pode confirmar este posto na obrigação de 7 anos e este awó (segredo) ficará com seu zelador e de quem participou internamente da iniciação e do jogo.
Axé.
Gente Uma dúvida:
Já é fato que sou uma Ekédi,mas queria saber como seria a cerimônia de Uma Ekédi Abiaxé?
Obrigada
Thainá!
Boa noite!
Existe keto nigeriano e ketu cubano? Se sim, qual a diferença entre os dois ou se for um assunto muito extenso, onde eu posso ter acesso a textos explicativos.
Obrigada
Ive,
Não. Não existe. O que existe em Cuba é a Santeria.
Axé.
Olá minha avo apesar de ser sueca era mãe de santo, soube a pouco tempo e nem sei de que nação pq meu avo ficou com raiva pois ela morreu em uma cirurgia, dizem que nem se despediu do congado, desde pequena meu avo mesmo assim me levou a casa de santo disse que era so passes mas, tenho sonhos e premonições e além disso sei sempre o que falar para as pessoas, conselhos! fico fraca as vezes do nada e cachoeira ou mar me faz bem e melhoro fui numa casa disseram que eu era médium nunca estudei a fundo candomblê, mas sinto e sei de coisas mesmo sem me dizerem. Minha avo era parteira e minha tia avo curandeira, desde pequena sinto que curava animais. O que devo fazer
Jana se você sente vontade/atração pela energia dos òrìsà procure uma casa ilibada e de tradição.
Marque uma conversa com o sacerdote e posteriormente um jogo.
Ele com certeza irá orientá-la da melhor forma possível.
Ire o.
ago fernando, motumba. sobre o cargo de babakekerê acho que vc se precipitou. pois o cargo de babakekerê nao se recebe com data e hora marcada, como sabemos babakekerê é dada a pessoa de confiança do pai ou mae de santo e tambem é a marca e reconhecimento ao filho ebomy mais velho que ainda frequenta a casa. motumbá axé ya sigmin são vicente
Ìyà creio que o mais velho sempre terá a preferencia dentro da hierarquia, mas o posto não é e nunca será dele.
Sabemos que Orí é soberano, mas como somos assuntados, sempre consultamos o oráculo.
E a nossa vontade tem que andar lado a lado com a competência, espiritualidade, caráter e etc., do escolhido.
Quanto a data e hora marcada no nosso mundo, sabemos de cor e salteado, que não existe.
Creio que houve apenas um vicio de expressão.
Mo juba.
Èsù onà aláàfia, onà rere, onà ajè, onà ariku.
Olu Tobi, ki nba se o.
Bom dia à todos!
Tenho uma dúvida:
Omolocô… Ja ouvi falar em casas que se denominam omolocô, li um pouco sobre e conversei com algumas pessoas adeptas de casa omolocô.
Eis a minha dúvida: Se tratando da liturgia deles, pode o Omolocô ser considerado uma Nação do candomblé?
Ganin, não é e nunca foi.
Quando Olodumare manda os dezesseis maiores para cuidar do mundo recém criado, ele diz que todos deveriam ir a uma floresta e abrir a casa de Orò, a casa de Egungun, a casa de Èsù a casa dos òrìsà da floresta e etc… Eles deveriam abrir seus Ojugbò (assentamentos coletivos e canal de comunicação com o Cosmos), Omoloko tem?
Mandou que fizéssemos Isese (Tradição), estava mandando não misturar as estações.
Isto está escrito no Odù Òséotúrá.
Omoloko mistura?
Isto não é Candomblé, respeito a energia, mas não é.
Ire o.
Ola Da Ilha, muito boa explicação, obrigado! Mas tenho mais uma dúvida! Fui numa casa de Omoloko, e quando tocaram pro orixá, foi um xirê de orixá (Ketu no caso). La o pessoal dançava como ketu mesmo, os santos viraram e dançaram como se fossem orixá de Ketu, isso é normal em Omoloko? Outra duvida: Pode um iniciado em Ketu, numa ocasião dessas virar de santo e dar run numa casa Omolokô? Aguardo sua resposta. Obrigado mais uma vez!
Muito encantado essa naçao. Eh ai q esta a verdadeira essencia de orixa.
Colofé.
Eu gostaria de saber que ponto de keto simboliza a vitoria e o festejo de ogum depois da guerra?
Ganin Omoloko não pode cultuar Keto, creio que esta frase resume tudo.
Ire o.
Nathalya segue:
Aláàkòró élénun , Aláàkòró élénun o
Ae Ae Ae Aláàkòró élénun o
O senhor do Akorô (capacete) vangloria-se de suas lutas
O senhor do Akorô é aquele que conta bravatas.
Ire o.
olá, me disseram que candomblé de Angola não cultua folhas e sim tronco de árvores , eu não entendi muito bem , mas acho que foi isso… gostaria de saber , o que vocês podem falar a respeito
Lucas clique na foto do Euandilo e procure o post perguntas e respostas, ele fala por Angola aqui no blog.
Ire
Olá, mukuiu
Gostaria de saber se Alaketu, é o mesmo que a nação Ketu? Ou se não qual a diferença?
Axé
Maicon Alaketo é uma dos caminhos de Èsù.
Ele reinou nesta cidade já extinta, reza o itòn.
Ire
EXISTE ALGUMA DIFERENÇA ENTRE ASÉ OXUMARE E ALAKETU ?OU É TUDO A MESMA COISA
Aron tos eles cultuam òrìsà.
ire
Muntumbá tenho uma pergunta a fazer ,a pouco me perguntaram qual era a minha nação e eu respondi Alaketú Opofonjá fui feita e ja tomei obrigação de 1 ano e essa pessoa me perguntou se isso era candonblé e que não reconhece isso como Nação . afinal de contas é Nação ou não? por que sempre acreditei que sim… e meu Orixá respondeu muito bem nela
Eliana,
Essa confusão acontece constantemente. Tem gente que diz que Alaketu é uma outra nação diferente de Ketu, mas Alaketu é um axé, assim como o Gantois, o Opo Afonjá, o Oxumarê… É só você pesquisar sobre a casa Alaketu e a famosa, respeitada e linda mãe Olga de Alaketu.
Axé.
Quais são as seis raizes do Candomblé do Ketu e o que é o zelador e qual sua função?
Ellen,
Ketu/Nagô é uma raiz única que compreende as principais casas matriz da Bahia. O Babalorixá (zelador) é aquele que tem o conhecimento na liturgia do culto aos Orixás no Brasil.
Axé.
Nagô e Ketu são á mesma nação?
Pedro,
Nagô são todos os negros que falam a língua Yorubá ou dialetos da língua Yorubá e Ketu é uma nação Nagô, ou seja, que fala a língua Yorubá.
Axé.
Ketu é uma nação Nagô certo? Quais outras nações são Nagôs?
Neto,
O povo de língua Yorubá é Nagô e dentre várias nações temos: Egbá, Efon, Igbominas.
Axé.