Na Umbanda, os Orixás e os Guias foram organizados em 7 linhas principais, que chamamos de “os 7 Orixás Maiores”. Cada linha
possui 7 divisões (vibrações), que chamamos de “Orixás Menores”, e cada Orixá Menor, possui 7 guias subordinados, e assim por diante.
Os Orixás Maiores são espíritos extremamente evoluídos, acredita-se na Umbanda, que não é possível o contato direto com eles.
Por isso cada linha de Orixá, envia para trabalhar na Terra os Guias, que são entidades trabalhadoras, que vem de Aruanda ajudar seus
filhos, nos livrando de demandas e transmitindo bons fluidos.
São eles os Guias, nossos conhecidos Pretos Velhos, Caboclos, Crianças, Baianos, Marinheiros, Boiadeiros, Povo da Água, Povo do
Oriente, etc. Cada entidade trabalha dentro de uma linha especifica, por exemplo, O Sr. Caboclo Cobra Coral, trabalha na vibração de
Oxossi, o Sr. Caboclo Pedra Preta na vibração de Xangô, as Crianças na vibração de Ibeji (Yori), e assim por diante. Cada entidade
trabalha na linha que sua vibração mais se idntifica. Por isso é errado o termo “Linha do Oriente” ou “Linha dos Baianos”, o correto é
“Povo do Oriente” e “Povo da Bahia”.
Os Pretos Velhos trabalham tanto na Linha de Xangô, como na Linha de Obaluaiê (Yorimá), isso dependendo de sua vibração. Quanto ao
Povo da Bahia, podem vibrar em qualquer linha, há registros dessas entidades trabalhando na Linha de Oxalá, por exemplo. Todos eles
são entidades de grande valor.
As entidades não comandam Exus, a não ser que participarem de uma das 7 vibrações de um Orixá, por exemplo, a Linha de
Ogum vibra em 7 Orixás Menores, e cada um deles comanda um Exu especifico. Porém um Caboclo da linha de Ogum está
diretamente subordinado a um Orixá Menor.
Os Orixás Maiores são:
1ª. Linha – Oxalá
2ª. Linha – Iemanjá
3ª. Linha – Ogum
4ª. Linha – Xangô
5ª. Linha – Oxossi
6ª. Linha – Ibeji (Yori ou Erê)
7ª. Linha – Obaluaê (Yorima, nessa linha trabalham também
os nossos queridos Preto-Velhos).
Alguns cultos Umbandista, trabalham com algumas diferenças quanto aos Orixás Maiores, por exemplo, já foi notado nossa
querida Oxum como Orixá Maior, porém Oxum trabalha na linha de Iemanjá, sendo ela então um Orixá Menor, o que não desabona em
nada seu poder ou grandeza. Acredita-se que não existe Orixá mais ou menos importante. Também foi verificado alterações
quanto a ordem dos Orixás nas linhas.
Segundo alguns estudiosos, podemos encontrar ainda uma dupla de Orixás Maiores que comandam as linhas. Assim podemos ter:
Oxalá – par vibracional com Odudua
Iemanjá – par vibracional com Oxumaré
Ogum – par vibracional com Iansã *
Oxóssi – par vibracional com Obá
Xangô – par vibracional com Egunitá
Yori – par vibracional com Oxun *
Yorimá – par vibracional com Nanã *
* estas divindades tambem são representadas como orixás menores sendo Oxun e Nanã da linha de Iemanjá e Iansã da linha de Xangô.
Egunitá que é considerada orixá e pouco conhecida devido a falta de sincretismo com uma santa católica é por vezes confundida com Iansã, embora haja ligação entre elas, isso é uma precipitação. Egunitá é o polo feminino ligado ao fogo e Xangô é o masculino. Iansã por sua vez liga-se aos ventos e aos raios. Mas mesmo assim é comum a sitação Iansã Egunitá definida como a Iansã do Fogo.
Os pontos riscados de Umbanda são um exemplo de influência Jeje. Estes simbolos vem da cultura daomeana dos vevés ou símbolos de Vodún, usados principalmente no Vodu haitiano. Estes simbolos servem para chamar ou simplesmente representar a divindade a qual fazem referencia.
Há também uma divindade conhecida como Mãe Sinda que alguns chamam de Mãe Ondina (para alguns são duas divindades independentes), ligada a Iemanjá, que segundo alguns pesquisadores, seu nome é formado por Sin=água e Da (Dan)=serpente e está ligada à influência jeje.
“Oh Mamãe Sinda como é linda Olha a Sinda mamãe o que é Oh Mamãe Sinda mirongueira Olha a Sinda mamãe o que é”
Outra divindade que muito se discute na Umbanda é Nanã, por vezes chamada de Mãe Santana devido a seu sincretismo com Santa Ana, a avó de Jesus Cristo. Quando esta divindade manifesta-se na lei de Umbanda, vem como uma anciã, uma senhora muito velha e curvada pelo peso das Eras.
Bém, se alguém tiver alguma contribuição fico grato!
Gostaria de saber o que quer dizer “Odé Bocifuó”
Eu gostaria de saber algo sobre Ogum de Ronda, pois é muito difícil encontrar coisas sobre ele. E também queria saber se é possivel existir uma casa onde se cultua umbanda e candomblé juntos.
desde já obrigada
Olá Luciara,
Bem, Ogum de Ronda, entidade de umbanda. Ogum de Ronda como o próprio nome diz, é Ogum responsável pela ronda, pela defesa. É uma espécie de guarda do terreiro. As pessoas recorrem ao Ogum de Ronda para pedirem a proteção, que ele às proteja contra forças malignas e também de pessoas maldosas. É saudado também para proteger as residencias das pessoas contra males espirituais, mas também contra ladrões, etc. É um guarda da umbanda. Um de seus pontos cantados:
“Ogum de Ronda
Salve Ogum de Ronda
Que acaba de Chegar.
Ele é guerreiro é o defensor do nosso congá
Ele é guerreiro, é ordenança de Oxalá”
E sobre casas de umbanda e candomblé juntas, existe sim, muitos cultuam ambos, inclusive aqui no sul, todos os sacerdotes de Batuque tem sempre, ou quase sempre, junto a umbanda
Ègbé,
Hoje é dia de São Jorge! Viva São Jorge o santo guerreiro.
A madrugada é diferente no dia de São Jorge, fogos a noite toda, ineterrúptamente, parece que São Jorge montado em seu cavalo, desfila nas na lua por entre as nuvens. Lá está o santo Guerreiro salvando a mocinha contra o Dragão do mal, lá estão também seus devotos amontoando-se na Igreja de São Jorge na fila para agradecer beijando sua faixa vermelha, quanta fé! São Jorge o imponente aos clarins da Umbanda, marchando na alvorada vem nos defender. Padroeiro da Inglaterra, protetor dos cavaleiros, escoteiros e militares, corajoso e bondoso. Oxóssi na Bahia e Ogun no Rio de janeiro, o sincretismo foi além com São Jorge, está à parte, virou tradição, é feriado, salve São Jorge!
Nos adesivos nos carros na rua, na medalhimha no peito, nos câmbios de marcha dos ônibus, no broche do motorista de praça, da Van e no espelho do trocador, lá está o São Jorge. Na sua imagem mais marcante em cima de seu cavalo branco, com sua lança nos livra e abre nossos caminhos, o grande vencedor de demandas protetor de quem tem fé!
Salve São Jorge!
ola sou do candomble faz pouco tempo ,mas na minha familia todos ja frequentarao. na minha familia anda tendo muita desuniao e e minha mae ja e afasta da minhas irmas elas sao (criadas por mim) para que ela possa morar com outra pessoa mas quando agente tem alguma desculsao ela si entromete disendo que eu nao tenho razao de reprender minhas irmas se as duas morra comigo .gostaria que algum
pai me orientase a essa soituasa
Daiane, creio que o seu problema seja mais de postura do que espiritual. Vc cuida de suas irmãs para que sua mãe possa viver a vida dela. O galo onde canta janta, já dizia dona Zézé, sua mãe não tem o direito de lhe cobrar uma postura, seja ela qual for, pois o pão e circo estão a seu cargo. Tenha uma conversa com sua mãe, muito seria e definitiva, quem pariu tem que embalar, se não quer embalar perde o direito de reclamar, se vc não humilha e não agride as crianças, vc tem todo o direito de direcioná-las na vida, visto que o exemplo matriarcal não é dos melhores.
Paciencia e firmeza, é com atitudes que crescemos e amadurecemos na vida.
Ire o.
Boa tarde gostaria de saber sobre Ogum 7 espadas ,não sei nada sobre esse Ogum, e no candomble ele vem com outro nome? Axé
Karina,
Na Umbanda 7 espadas é um falangeiro da linha de Ogun.Para saber Ogun no CandombléeEntre no post “qualidades de Ogun”.
Axé.
.Minha avó já foi mãe de santo e ele pede para eu frequentar, e um dia, eu fui ver, que foi até na festa de Oxossi e certa hora, a mãe de santo me chamou para eu tocar numa mulher que tipo não estava conseguindo se manifestar, um negocio parecido assim, e eu gostaria de saber, o porque ela pediu para eu tocar na mulher.
Gostaria muito de saber, axé.
Leo ela queria te impressionar.
Isso é mais velho que a caída de uma folha.
Ire o.
Mas pelo que eu soube, me disseram
que era chamando os caboclos.
Mas tudo bem, obrigado 🙂
Axé.
Leo você tem iniciação?
Você é um sacerdote?
Como chamar uma energia simplesmente colocando a mão?
Se não foi maldade é ignorância (por ignorar) de quem lhe pediu para fazer isso.
Não há com o que se preocupar, ok.
Ire o.
ola tem um médium no terreiro que na linha de caboclo de oxossi e de xango recebe marinheiro oque falar pra ele ?
Você deve falar com o Guia Chefe da casa.
Somente ele deveria cuidar destes assuntos, afinal de contas, a responsabilidade final e toda dele.
Ire o.
Boa noite!
Gostaria de mais informações do Cacique Pena Verde / Umbanda.
Leticia eu não sou muito bom de Umbanda, nosso amigo Bizziboy poderá lhe dar uma luz.
Ire o.
Olá Letícia,
Todo Caboclo que tem “Pena! em seu nome tem como uma de suas missões trazer ensinamentos.
A cor verde, na Umbanda, relaciona-se à linha de Caboclos de Oxóssi, os “caçadores de almas”.
Ou seja, Quem carrega esse Caboclo pode aprender com ele a como ter fé e ensina a todos como fazer para manter a fé na vida!
Se esse é o seu Caboclo, saiba que você sempre vai duvidar de tudo e sua fé será facilmente abalada, por isso, ouça sempre seus preciosos ensinamentos.
Isso é o básico. Cada Caboclo é único e tem suas características específicas!
Motumbá!
PS: Sua Benção Baba da Ilha! Nossa, que honra ser lembrado!! Obrigado!!
A Cesar o que eh de Cesar.
Obrigado pelo apoio Bizzy.
Ire o.
O que é Ogum bocifuó ?
Alguém pode responder ao Renato, esta expressão não faz parte de minha família.
Erìnlé ki nba se o.
Ire
Olá Renato,
Essa saudação é rara, por que, que me conste, vem do dialeto Yorubá do povo Haussá.
A grafia seria algo como “Abòkí Fó”, que acabou virando “Abossi Fuó” e, por fim “Bocifuó” Significa algo do tipo “Tal força, amiga (no sentido que é uma força afim daquele que fala), te lave (no sentido de purificar)” pois sempre é precedida pelo nome de uma entidade de Umbanda ou Orixá.
No caso, Ogum Abocifuó seria “Ogum, que é meu amigo, te purifique”
Motumbá
Modùpé Bizzy.
Ire
Srs.nao sou frequentadora de nenhum terreno sempre frequentei e frequento a igreja católica mas tenho tido uns pesadelos muito estranho que tem um exu chamado santana que quer falar comigo,eu estou em um lugar e passa um monte de gente alguem joga uma punhado de pipoca ou soja não sei que cai no meu ouvido ai a pessoa vem e me fala o sr.exu santana quer falar com vc por favor isso pode ser alguma coisa ?
Marilsa não conheço nenhum Esù Santana.
Acredito que você precise se fortalecer em sua preces e pedir as divindades católicas que lhe afastem estes pensamentos.
Com fé e verdade no coração não há energia que possa lhe dar qualquer tipo de susto.
Converse com o padre de sua paróquia, não há de ser nenhuma coisa séria.
Ire
Oiii boa tarde eu sou desevo vente quanto eu. Não vou trabalha eu fico com raiva e sinto freagm nos pés isso e normal ?
Acho tudo complicado e assustadoramente interessante e envolvente
Juliane,
Converse com seu zelador para que ele possa lhe orientar.
Axé.
Gostaria de começar a ir no terreiro de Candomblé, mas um amigo me disse que preciso saber a linha, ou a vibração ou algo nesse sentido…que seja a minha. Não entendi nada, gostaria muito de saber quem são meus Orixás para ler sobre eles e agradecê-los (da forma que deve ser feito) a proteção que eles me concedem. Como faço para saber meus orixás? Como faço para saber se um terreiro é verdadeiro ou se é comandado por um charlatão? Obrigada
Giovanna,
Candomblé se divide em três principais nações: Angola que cultua Inkísses, Jeje que cultua Voduns e Ketu/Efon que cultua Orixás. Toda Casa de candomblé tem uma raiz ou seja uma Casa matriz e dentre as principais estão: Bate Folhas (angola) Ceja Hundê (vodun) e Opo Afonjá, Casa do Oxumare, Gantois, Eng. Velho (Nação Ketu), Olookere (Efan). Essas são as informações básicas e saber que raiz o zelador pertence e se de fato é uma Casa que segue suas raízes.
Axé.
Boa noite!! Gostaria de tirar uma dúvida. Hoje, frequentou o candomblé e através dos búzios, descobri que sou filha de Oxum e Ogum. Bom, de Ogum eu tinha certeza e de Oxum eu desconfiava, pois sempre senti muitas vibrações em cachoeiras. O interessante é que, toda vez que vou em algum lugar que toca só Umbanda, TODOS dizem que sou filha de Iemanjá. Isso pode acontecer? Ser filha de um Orixá na Umbanda e de outro no candomblé? Obrigada.
Ana,
Quando eu frequenta a Umbanda antes de me iniciar no candomblé todos diziam que eu era de Xangô, passei para o candomblé e tempos depois me iniciei para Oxalá.
Axé.
Olá, amei o site estão de parabéns, eu sou filho de Logun Edé (Orixá de cabeça), pesquiso bastante sobre ele, mas nao encontro a falange de caboclos que incorporam em nós filhos de Logun Edé, vocês saberiam me dizer quais caboclos?
Euller,
As falagens dos caciques caçadores.
Axé
Boa noite,
meu nome é Karla meus parabéns pelo seu site ele é muito instrutivo, estou cursando Pedagogia e na próxima sexta-feira devo apresentar um trabalho falando sobre “Entidades Religiosas”, é muito confuso pois não tenho nenhum conhecimento e a internet cada momento encontramos definições diferentes, tenho medo de falar algo errado por falta de informação segura.
Caso não seja incomodo peço que fale um pouco sobre esse assunto para que eu possa me basear, desde já agradeço pela disponibilidade e gentileza!
Karla, pesquise a vontade.
Os Orixás | Candomblé
https://ocandomble.wordpress.com/os-orixas/
Os orixás são deuses africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças.
Axé.
Bom dia gostaria de saber por exemplo posso despachar uma canjica de oxala ao pé de uma árvore dentro do meu quintal, pois moro num sítio e posso colocar ao pé de uma árvore doces, bebidas exu catiço como exu mirim no meu quintal?? A algum problema fazer mnhas oferendas no meu sítio por morar lugar.e deslocação ser complicada não estou frequentando nenhum lugar.
Carla,
Tudo depende da finalidade de cada despacho. Despachos de exú não devem ser feitos dentro de casa, normalmente é feito na rua perto ou na encruzilhada. Doces, balas, etc, devem ser despachados em praça ou jardim, a canjica se for arrida para Oxalá pode ser despachada no seu sítio. Tudo relacionado a ebó não pode ser despachado no seu sítio. Alguns ebós vão para as águas, rios, mato, mar, serra, rua, etc, etc.
Axé.
Tenho imensa dificuldades em encontrar folha de bananeira o que podia usar no lugar para fazer acaça. Obrigada
Carla,
Se você for do Rio de Janeiro, pode comprar no Mercadão de Madureira.
Axé.
Onde moro não tem nada mesmo por isso eu gostaria de saber se é possível substituir e se for possível qual orixa aceita esta substituição. Eu quero fazer para Oxalá. Obrigada. Axé
Carla,
Não conheço outra folha que possa substituir a folha de bananeira, mas, você pode substituir o acaçá por inhame no norte, cozinhe o inhame e faça 16 bolas, afinal não é para Oxalá?
Axé.
Ok boa ideia. quero paz e preciso paz muito obrigada, sua bênção. Axé
Boa tarde.procuro sobre caboclo alvorada, mas encontro bem pouca coisa, quase nada;Vcs tem algo a me falar sobre esse caboclo
Denise,
Eu realmente não conheço,acho até um nome estranho para caboclo pois não trás referência alguma.
Axé.
Boa tarde, alguém já ouviu sobre Caboclo Mata Branca? Me apareceu em sonho certa vez me dando conselhos. Procurei na internet e não achei nada, só que o termo “mata branca” se refere à caatinga nordestina. Será um Caboclo da Sertão Nordestino? =S
Michel,
Eu não conheço, provavelmente seja um caboclo de culto do sertão nordestino.
Axé
Bom Dia
Eu mim chamo 15 anos e desde pequeno que minha vó e minha mãe mim levava pra igreja sou evangrlico até hoje por causa delas mas quando eu erapequeno eu mim lembro que fui na casa de outra vó minha e minha tia nova mim levou no centro de macumba uma fesra linda mim lebro que tava uma roda e uma senhora com um vestido grande girando e batia em mim até que ela parou veio em minha direç ão e mim deu um abraço eu fiquei nervoso não entendi.
Então a um tempo atras eu tive um sonho que eu tava na casa de um amigo meu onde o pai dele é travesti e mãe de santo e nesse sonho o senhora negra incorporava dizendo ser uma preta veia bom mim lembro só até ai.
Uma noite antes do sonho eu pedi que revalessem em sonho que fizessem alguma coisa pra eu poder saber quem são meus guias algu pode mim ajudar por favor???
Adriano,
Seu guia é Oxalá!
Boa sorte, fé e muito estudo!!!
Axé.
Olá !!
Vcs conhecem a Preta Velha Maria Madalena?
Não acho nada sobre ela…só achei um ponto de descarrego com o nome dela….
Lígia,
Existem uma enormidade de nomes próprios ligados as Pretas Velhas, não conheço.
Axé.
Gostaria de saber alguma coisa sobre o Caboclo Flecha de Prata. Alguém poderia me ajudar?
Olá Ligia,
A Preta velha Maria Madalena, segundo a Umbanda, vem na linha de angola e trabalha com Ogum e Exu.
Olá Flávia,
O nome Caboclo Flecha de Prata geralmente é utilizado por cacoclos de Oxossi das linhas de Urubatão ou Guarany e tem como linha d’água Yemanjá.
Motumbá
Queria saber como fazee alguma amarracao para homem
Nicole site errado.
Ire
Pegue uma corda e amarre ele bem amarradinho.
desculpa sou bem leiga no assunto, mas gostaria bastante de aprender ,nunca frequentei o candomblé então tenho uma duvida, em alguma nação de candomblé existe a incorporação de guias iguais os das linhas da umbanda (tipo boiadeiro,caboclo,baiano,etc ) ? peço desculpa pela ignorancia ,desde ja agradeço se alguem puder me esclarecer.
Caroline,
Sim é possível, porém são cultuados em dias específicos ou datas comemorativas.
Axé.
Muito obrigado pelo esclarecimento. Axé
Sou espirita desde que nasci, passei para linha Kardecista más não nego minhas origens pois meu pai é Ogum Beira Mar, esta noite sonhei toda noite que o Pai Xingu solicitou um trabalho bem simples (Acender sete velas num jardim bem bonito, más num candelabro de seis bocas,já a sétima na frente, não sei se é uma pegadinha de um espirito sem luz, pois não encontro a entidade Pai Xingu ou Exu Xingu. O que fazer ? Vou continuar minhas orações ao meu pai Oxalá.
Alexandre,
Não conheço pai Xingu ou Exu Xingu, melhor não fazer nada e se informara melhor.
Axé.
gostei muito do site Parabéns, gostaria que tirasse uma duvida, quando eu tinha 16 anos minha mãe de santo falou que meu guia era Caboclo, agora estou com 31 anos depois de muito tempo voltei a frequentar, e meu pai de santo falou que sou de omolú tem como acontecer isso de mudar entidade
Roberto,
Você pode ser de Omolú e também cuidar de seu caboclo. Converse com seu Pai.
Axé.
Fiquei Encantada com todas as explicação e as estórias muita verdadeiras mo bem explicadas
Olá! Gratidão por essas informações.
Sempre tive meu pé firmado na umbanda, até antes de saber oque era isso. Da adolecencia até os a pouco me afastei da religião. Mas sempre carreguei comigo a fé em meus guias e meus protetores. Quando eu tinha uns 15 anos, sonhei com uma mulher, que vestia roxo num tecido bem leve, e ela vinha e me falava que quem me cuidava era YORIMÁ! Fiquei anos procurando saber oque era Yorimá, e sempre algumas coisas se repetiam na minha vida. Como pessoas do meio, que me davam recados, como coisas do tipo, você tem a vida e a morte contigo, você fuma por causa do seu preto velho… Sem contar que minha vida toda foi com as mãos e pés na terra. E nao tem nada que me acalma mais do que mexer com terra, ervas de poder, plantas de cura… E só hoje eu consegui entender oque é Yorimá. Ja perguntado pra pai de santo, frequentador antigo e fora me explicado de algumas formas diferentes, como energia de vibração, mas nesse post pude entender melhor. Gratidão!! Se tiver mais alguma coisa relacionada a essa linha, poderia me dizer?
Filha de santo porque o keto nao trabalha com a linha de ogum
Suel,
As linhas em geral são de culto exclusivo da Umbanda, o candomblé Ketu cultua os Orixás e Ogun é um Orixá de culto ketu/Nagô.
Axé.